A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizará no domingo (24/julho) a segunda edição do evento “Um dia no Parque”, no Parque Arthur Thomas. A ação, que integra o movimento nacional de incentivo à visitação aos parques, contará com a parceria do Conselho Municipal de Cultura e Paz (COMPAZ), do Londrina Pazeando, que realizarão as 16 horas o 2° Abraço no Parque pela Paz no – Um dia no Parque

VEJA AS FOTOS NO ALBUM
https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/albums/72177720300799887

VEJA MATÉRIA – BOLG da Prefeitura de Londrina
https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=133651
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Segunda edição do evento “Um dia no Parque” será domingo (28) no Arthur Thomas

Ação integra movimento nacional de incentivo à visitação de parques, para conscientização ambiental da população; evento é gratuito

Com o slogan “De volta ao lar!”, o Parque Municipal Arthur Thomas volta a receber neste domingo (24), das 14h às 18h, a segunda edição do evento “Um dia no Parque”. Após dois anos de realização on-line por causa da pandemia, a ação volta a ser realizada de forma 100% presencial. O Parque Municipal Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, zona sul; e a entrada é gratuita.

O “Um dia no Parque” é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) em parceria com a Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Conselho Municipal de Cultura e Paz (Compaz), Departamento de Agronomia – Orquidário da UEL, Tiro de Guerra e Clube Aventureiros do Amanhecer.

Segundo a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Paula Crude Martinez, que integra a organização, o evento integra um movimento nacional de incentivo à visitação de parques e tem como maior objetivo criar um sentimento de pertencimento na população. “O ‘Um dia no Parque’ é importante para nos lembrar que somos parte da natureza. O período da pandemia foi essencial para que o reforço a respeito do cuidado e de uma melhor relação com o meio ambiente fosse gerado nas pessoas e esperamos que este retorno presencial seja visto como uma oportunidade de se reconectar e aproveitar a natureza”, ressaltou.

A Coordenação do Parque Arthur Thomas programou uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo de toda a tarde para públicos de todas as idades. “Todos estão convidados. O ‘Um dia no Parque’ é para toda a família e ideal para escoteiros, observadores de aves, atletas, corredores e fotógrafos”, ressaltou Martinez.

A programação conta com duas sessões de uma caminhada na trilha ecológica do parque, que será guiada pelo gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, o biólogo Jonas Pugina, com a parada final na cachoeira. Haverá ainda uma oficina de cultivo de orquídeas, ministrada pelo professor Ricardo Tadeu de Faria, responsável pelo orquidário da UEL; e atividades recreativas para as crianças com brincadeiras da FEL e do Tiro de Guerra.

Considerado a maior ação de mobilização das Unidades Conservadoras da Natureza do Brasil, sendo esta a quinta edição do evento – e a segunda participação de Londrina – a expectativa da Sema e da coordenação do Parque Arthur Thomas é receber cerca de 3 mil pessoas no domingo. “Nosso objetivo é estimular a visitação dos nossos parques, apresentando todas as atividades que podem ser desenvolvidas aqui em nossas áreas para que as pessoas gostem do ambiente e queiram retornar ao nosso parque, levando também conscientização sobre a importância da existência e preservação da biodiversidade dos nossos biomas”, frisou Martinez.

O Compaz e o Londrina Pazeando também é parceiro da Sema neste evento e realizará o 2º Abraço no Parque pela Paz, a partir das 16h. “Participamos da primeira edição e seguimos como parceiros, pois acreditamos que cuidar do planeta faz parte de uma cultura de paz. Domingo será um dia para parar tudo e voltar para a natureza. É nisso que está a importância desse dia, afinal a terra é o nosso lar e temos o dever de preservar e cuidar da nossa casa”, disse o membro do Compaz, Luis Claudio Galhardi.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Paula Crude Martinez, no telefone 3372-4769.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina