O Londrina Pazeando recebeu cerca de 40 armas de brinquedo da “Campanha do Brinquedo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, RPC e Instituto GRPCOM”. Veja abaixo, nesta matéria como foi a campanha deste ano do Paraná.

Em Londrina o SESC fez a triagem dos brinquedos doados e os que estavam “inapropriados” para o uso e doação para crianças, foram descartados e ou reciclados.

Dentre destes critérios estavam todas estas 40 “armas de brinquedo” (inapropriados) , porque arma não é brinquedo, e assim não deve ser entregue para crianças. As armas foram doadas a OSC Londrina Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina, que realiza anualmente a destruição destes “brinquedos” em praça pública de forma pedagógica, visando desincentivar a utilização destes objetos por crianças.  Educar para Paz, este é o nosso jeito de mudar o Mundo afirmou Luis Galhardi ao receber do Rodrigo do SESC os objetos.

 SELO “ARMA NÃO É BRINQUEDO”

A Campanha “Arma não é brinquedo” – Lei Municipal 9.188/2003

O Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando (2000), e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz (2008), empenhados em Educar para Paz, e não cooperar com a violência, em 2010 propõe aos lojistas com apoio da ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina, da Câmara, e da Prefeitura através de sua Secretaria de Fazenda (fiscalização) fazer valer a Lei Municipal 9.188/2003, que reconhece que as lojas que não vendem armas de brinquedo, recebam um SELO. Em 2011, a Lei é aprimorada e é definido que “arma de brinquedo” é o brinquedo que imite uma arma de fogo (cano, gatilho) e que dispare água, luzinha, barulhinho, espuminha e chicletinho. Também é criado um SELO para as lojas que cumprem a Lei, não vendendo armas de brinquedo, e que “solicitem” (através de requerimento) para Prefeitura e Câmara este SELO. A Lei “reflexiva e educativa” tem hoje mais de 120 lojas com SELO, e que já está em seu 10º ano (2020). Temos desde pequenos bazares em bairros e redes nacionais e internacionais, são praticamente todas as lojas que vendem brinquedos na cidade. Tem o apoio dos veículos de comunicação – o Programa “QUEM SE IMPORTA” de mídia gratuita, de professores, de educadores, de pais, ou seja, uma grande adesão, veja mais em http://londrinapazeando.org.br/arma-nao-e-brinquedo/

O COMPAZ quer que LONDRINA seja referência nacional, e que possamos discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil: 1- a fabricação, 2- a importação e 3- a venda de armas de brinquedo.

Já inspiramos uma Lei semelhante no Distrito Federal (20/set/13), no Estado de São Paulo (jan./14) e Rio de Janeiro (junho/2015) e temos no Congresso Nacional a PL 2413/2015 em tramite pelo Dep. Marcelo Belinati, assinado junto com a Dep. Erika Kokay, e também com o apoio do CONASP-Conselho Nacional de Segurança Pública (dez/14) o trâmite no Paraná através de proposta do Dep. Tercílio Turini. Além do aspecto educacional da Lei, temos também o fato de que segundo Pesquisa Científica do Instituto Sou da Paz (2012) 41% das armas utilizadas em crimes no Estado de São Paulo foram de “brinquedos”.

AÇÃO SOCIAL: CAMPANHA DO BRINQUEDO

FONTE SITE SESC https://www.sescpr.com.br/2020/12/campanha-do-brinquedo-ultrapassa-edicao-anterior-e-arrecada-mais-de-127-mil-brinquedos-em-todo-o-estado/

Campanha do Brinquedo ultrapassa edição anterior e arrecada mais de 127 mil brinquedos em todo o estado
23/12/2020

Com a solidariedade do paranaense, a Campanha do Brinquedo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, RPC e Instituto GRPCOM bateu os números da edição anterior, ao arrecadar 127.132 brinquedos em todo o Paraná, beneficiando 51.952 crianças até o momento. Em 2019, 102.795 brinquedos foram doados e repassados a 306 instituições sociais.

A gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barboza de Nardi, frisa que esses números ainda são parciais, pois há ainda brinquedos em quarentena nas unidades do Sesc PR. “Atualizaremos o número final até o dia 30 de dezembro, mas estamos muito satisfeitos com os resultados desta Campanha. Conseguimos atingir um grande número de instituições e beneficiar milhares de crianças”, pontuou.

Uma das instituições recentemente beneficiadas pela Campanha do Brinquedo foi o Move Vidas, localizado no Caximba, em Curitiba. Ao todo, 200 presentes foram doados para as crianças assistidas pelo Projeto, coordenado por Luiza Helena de Andrade Cruz, conhecida na comunidade como mestranda Gaivota. “Esse ano de 2020 foi aparentemente mais difícil, porém para nós do projeto foi um ano muito abençoado, pois conseguimos atender diversas famílias da nossa comunidade, com cestas básicas, materiais de higiene, álcool em gel, máscaras, entre outros itens. Isso tudo com a parceria dos nossos apoiadores, como o Sesc, que nos beneficiou com doações das Campanhas do Agasalho e do Brinquedo, nos ajudando a manter essa organização e as famílias mais vulneráveis”, pontuou.

Uma das crianças que levou presentes para casa foi Carlos Kaique, 12 anos. Um dos itens escolhidos foi uma pipa. “Eu gosto das aulas de capoeira da mestranda Gaivota. Aqui aprendo sobre amizade, amor, compaixão e a cuidar da natureza. Espero que a vacina da Covid-19 chegue logo e tudo melhore”, espera o garoto.

A Campanha do Brinquedo foi finalizada no dia 16 de dezembro. A iniciativa contou com a parceria do Exército Brasileiro, dos Sindicatos Empresariais do Comércio filiados à Fecomércio PR, das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do estado, do Secovi-PR e seus condomínios associados, de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, além de veículos do Grupo Paranaense de Comunicação.