Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Diretor Claudecir Almeida da Silva 

Texto
Ana Julia dos Santos Camacho
Idade: 16 anos    Ano: 1º B  
Professor orientador: Valquiria da Silva Nascimento
Clube Aventureiros do Amanhecer

Em busca de um futuro melhor

Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – são um pacto global firmado em 2015 para que todos tenham a mesma oportunidade de uma melhor qualidade de vida. Esse pacto busca erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todas as pessoas. Para atingir cada uma das 169 metas, contempladas por esses objetivos, é preciso uma ação mundial coordenada entre governos, empresas, academia e sociedade civil. Seu lema central, ninguém deixado para trás, baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 Ps). Apesar de não serem legalmente vinculantes, isto é, não serem uma obrigação legal, eles são um compromisso assumido por cada um dos 193 países-membros da ONU que voluntariamente se comprometeram com a Agenda 2030 que visa tornar a sociedade mais inclusiva e sustentável. Se paramos para pensar, temos menos de uma década para cumprir essa agenda, por isso devemos trabalhar em conjunto para atingirmos o desenvolvimento sustentável.

Mas afinal, o que é desenvolvimento sustentável? De acordo com o site Toda Materia ‘’é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.’’ Para alcançarmos esse objetivo, temos que ter planejamento e reconhecer que os recursos naturais são finitos e que devemos priorizar qualidade ao invés de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas, produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Utilização consciente dos recursos naturais. Preservação de bens naturais e da dignidade humana, mudança ou diminuição nos padrões de consumo, conscientização da população por meio de programas e ações socioambientais, políticas eficazes voltadas para o desenvolvimento sustentável, são mais alguns exemplos de atitudes que podemos tomar até chegarmos no desenvolvimento sustentável.

O segredo para alcançarmos nossa meta é CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE PARA O trabalho em equipe, mesmo sendo uma ação assumida pelo governo, se todos fizermos a nossa parte em poucos anos teremos um mundo mais sustentável e mais preservado, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida para todos nós. Todos os dias eu tento fazer um pouco mais para o nosso planeta, e você, o que faz pela sustentabilidade do planeta?

Texto
Luiz Gustavo Brito Marchioli
Idade: 10 anos Ano: 6°MB
Professora orientadora: Ana Maria Martins Rodrigues
Clube Aventureiros do Amanhecer

Água e saneamento: Um bem a ser cuidado

Uma água potável é excelente para a vida de um ser humano, por isso foram criados os ODS- Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

O ODS 6, por exemplo, tem o objetivo de garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água. Assim sendo, temos que preservar a água e descartar os lixos de maneira adequada, colocando-os nas lixeiras corretas de acordo com a classificação dos resíduos. E não jogar os lixos nas ruas, pois todos nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos.

Caso esse lixo não seja descartado de forma correta ele pode trazer grandes malefícios para a saúde.

Ahh!! Então, muita atenção ao descartar seu lixo pois, segundo as pesquisas, 97% de água salgada estão nos mares.

Sendo que 3% são de água doce e desses 3% temos que 2%, estão nas geleiras e menos de 1% é água potável que é boa para o consumo humano.