Escola Municipal Eugênio Brugin
Diretora Renata Helena Favoretto.

Professora coordenadora dos trabalhos:
Janaina Neves.

Membros da comissão julgadora:
Fabiana Rodrigues dos Santos
Katiana Vaz
Dayse Melo

Desenho
Loren de Lima Santos.
Idade:10 anos. Série: 4º ano.  
Professora orientadora Janaina Neves.

Texto
Marjorie Cristine dos Santos Rodrigues Caetano.
Idade: 9 anos. Série: 4º ano  
Professora orientadora Janaina Neves

A importância do respeito com todos

O respeito com todos é muito bonito, com nossos colegas, nossos professores e professoras e também com a moça da limpeza. É importante deixar tudo organizado e limpo para um ambiente mais bonito sem deixar nada no chão e deixar os materiais limpos e bem cuidados. E se você esbarrar em alguém, peça desculpas e é importante também não faltar às aulas e respeitar a ordem na fila, respeitar o material dos amigos e respeitar os professores. No final da aula é divertido brincar e construir brinquedos coloridos e divertidos. E é legal também participar da aula de educação física, ouvir histórias na Biblioteca e brincar com a turma.

          A escola é muito legal e divertida porque a gente aprende muitas coisas divertidas e emocionantes e fazemos amizades novas, conhecemos professores, professoras, o diretor e a diretora e na entrada para a escola recebemos “Bom dia”, e também falamos “Bom dia” para a professora na entrada da sala de aula e para os amigos. Minha professora é inteligente e também educada, gentil com os alunos e com os pais e também comigo; a diretora é muito legal e as coordenadoras são maravilhosas e também gostam de ajudar as professoras.

          Eu queria que minha escola fosse maior e que aumentasse também a quadra. Eu acho que na minha escola precisa de harmonia e educação. Eu acho que a gente precisa de respeito por todas as pessoas.

Texto de Professor
Janaina Neves

Educação de qualidade

O termo educação refere-se ao “ato ou processo de educar ou educar-se”; já o termo qualidade (analisado do ponto de vista da filosofia) refere-se a “categoria fundamental do pensamento que determina as propriedades ou características de uma realidade”.

          Refletindo sobre o tema Educação de Qualidade, é possível identificar a importância de um processo educativo que considere a realidade local, afinal, vivemos coletivamente, mas cada grupo possui individualidades. Sendo assim, a utilização de recursos físicos e materiais é fundamental para uma Educação de qualidade.  Um espaço físico bem estruturado, organizado pedagogicamente favorece o aprendizado, mas para isso, o ambiente educativo deve ser atrativo a fim de incentivar a comunidade interna e externa a frequentar e usufruir de tal espaço para desenvolver-se. Um ambiente atrativo é um ambiente no qual as relações interpessoais são baseadas em valores, onde pratica-se atitudes baseadas em princípios como: justiça, honestidade, amorosidade, comprometimento, empatia… dentre tantos outros que favorecem um ambiente pacífico, portanto harmonioso, liberto de opressão. Afinal nosso comportamento reflete significativamente no ambiente em que estamos e nossas atitudes afetam nossas relações: possibilitando aproximar ou afastar as pessoas, motivá-las a seguir em frente ou desistirem.

          Como tão sabiamente um dia afirmou Mahatma Gandhi “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, então, façamos a nossa parte! Se cada um de nós executar a ação que nos cabe, alcançaremos o objetivo de uma Educação de qualidade.