VEJA O LIVRO LONDRINA PAZEANDO 2019 (clique aqui)

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17° Coletânea – Livro Pazeando 2019

Publicado 22/janeiro/2019

17°COLETÂNEA
LONDRINA PAZEANDO 2019

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Ficha de Inscrição no Word do Livro 2019

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Regulamento completo para impressão em PDF

19° Semana Municipal da Paz de Londrina.

“Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar”
(Práticas e Justiça Restaurativa /ODS 16)

Significado do verbo Pazear: Estabelecer paz ou harmonia

1-APRESENTAÇÃO

Seguindo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a publicação do Livro Londrina Pazeando tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância da Construção de uma Cultura de Paz e promover ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim, uma nova geração de cidadãos pacifistas.

          O livro composto por uma coletânea de textos e desenhos é sistematizado anualmente e contempla alunos da Educação Básica da rede pública municipal e estadual e da rede privada de ensino, bem como, professores e pais ou responsáveis pelos educandos.

           Pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2032 e na Lei Municipal nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016, que cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas no município de Londrina, no ano de 2019 trabalharemos com o tema:

“Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar” (Práticas e Justiça Restaurativa).

2– REGULAMENTO DO LIVRO LONDRINA PAZEANDO

2.1-Tema: “Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar”.

2.2– Formatos dos Livros: LIVRO PAZEANDO VIRTUAL e LIVRO PAZEANDO IMPRESSO

2.3– Composição do Livro Pazeando: O Livro Pazeando será composto por 95 trabalhos, sendo:

– 30 melhores TEXTOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)

– 30 melhores DESENHOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)

– 5 melhores DESENHOS DE ALUNOS Centros de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos Municipais

– 15 melhores TEXTOS DE PAIS (5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares),

– 15 melhores TEXTOS DE PROFESSORES (5 estaduais, 5 municipais e  5 particulares)

– +10 melhores RELATOS DE EXPERIÊNCIA.

2.4– Quantidade de Trabalhos por Escola: cada escola poderá encaminhar, dentre os trabalhos realizados e selecionados, somente:

– 01 texto de alunos de Ensino Fundamental ou Médio

– 01 desenho de alunos de Ensino Fundamental ou Médio

– 01 texto de professor

– 01 texto de pai ou responsável

– 01 texto relato de desenvolvimento da proposta

2.4.1– A escola NÃO poderá entregar um texto e um desenho do mesmo aluno em duas equipes. Ou seja, um aluno não poderá participar em duas equipes, no caso, uma de texto e uma de desenho.

2.5– Produção do trabalho: como primeira etapa do trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema e posteriormente a produção de desenhos e de textos que apontem alternativas às três dimensões da Paz: Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior. É muito importante que os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Planeta Terra com metas até 2032 propostos pela ONU sejam apresentados aos alunos. Sugere-se trabalhar em sala de aula com a temática desde o início do ano, sistematizando as atividades de acordo com os critérios de cada escola. Para facilitar esta abordagem, segue texto de fundamentação com informações no final deste regulamento.

2.6-Textos e Desenhos de Alunos: os textos e os desenhos dos alunos deverão ser desenvolvidos em EQUIPE formada por quatro alunos.  Para tanto, deverão pesquisar sobre a Lei Municipal nº 12.467 e os ODS da ONU e refletir sobre: “Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar”. Em seguida, fazer uma ou mais propostas de ação, individuais e ou coletivas, para serem implantadas na escola.

2.6.1- Os desenhos deverão ser produzidos em tamanho A4 e construídos à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado do material e técnica empregada. Poderão ser coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outra técnica. Deverão ser identificados na ficha de inscrição anexada a este regulamento contendo: escola, nome completo do aluno, idade, série e nome completo do professor orientador do trabalho. Os desenhos deverão ser digitalizados. Não serão aceitos desenhos produzidos por computadores.  

2.6.2– Os textos, com título, deverão ser digitados no Word (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas, ou ainda, conter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres.

2.6.3 – Os textos devem estar devidamente identificados na ficha de inscrição em anexo (escola, nome completo do aluno, idade do aluno, série e nome completo do professor orientador do trabalho).

2.7-Textos de Professores e de Pais e ou Responsáveis: seguindo a mesma proposta apresentada aos alunos, os textos de professores e de pais e ou responsáveis serão realizados individualmente. Os textos devem estar identificados na ficha de inscrição com os seguintes dados: nome da escola, nome completo do professor/pai e ou responsável, nível de escolaridade e categoria.

 2.8– Relato de Desenvolvimento: cada escola encaminhará somente um relato sobre a produção escolar em suas categorias.

2.9– Comissão Julgadora: cada escola deverá nomear uma comissão julgadora, incluindo professores de Língua Portuguesa e de Arte, que apontarão os 04 melhores trabalhos e 01 relato sobre o desenvolvimento da atividade.

3–INSCRIÇÃO

Os trabalhos deverão ser inscritos pelo professor coordenador do trabalho na escola através da FICHA DE INSCRIÇÃO que, juntamente com os trabalhos, deverá ser encaminhada à diagramação do livro para identificação dos respectivos autores até 30/MAIO/2019 através do e-mail londrinapazeando@gmail.com

3.1– As escolas que se inscreverem antes desta data, terão seus trabalhos (textos e desenho) publicados no site do Londrina Pazeando  www.londrinapazeando.org.br, o que permitirá compartilhar nas Redes Sociais.

3.2– Para maiores esclarecimentos ou dúvidas, entrar em contato com a Comissão Organizadora responsável pela seleção dos textos e desenhos que comporão o LIVRO PAZEANDO IMPRESSO.

– Escolas Públicas da Rede Estadual – NRE de Londrina – fone 3371-1300

– Escolas Públicas da Rede Municipal – Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Pedagógica/Gerência de Ensino Fundamental – fone 3375-0113

– Escolas da Rede Particular – SINEPE – fone 3342-1990

– Londrina Pazeando – Luis Claudio (43) 99996-1283

3.3– Os textos e desenhos produzidos que não forem selecionados pela respectiva comissão na escola, deverão ser guardados, pois se constituem em material para exposição durante a 19ª Semana da Paz em setembro/2019, na própria escola ou em outras instituições.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1– A Comissão julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atende os objetivos ou requisitos desta seleção.
4.2– A Comissão Organizadora poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte, através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
4.3– Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para a OSC Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.

4.4– Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

5-SOLENIDADES

5.1- ENTREGA DO LIVRO IMPRESSO: cada autor, membro da equipe, (no caso de alunos) será presenteado com o seu livro em Ato Cívico realizado no dia 23 de setembro de 2019 (segunda-feira) das 14 às 16 horas em local AINDA A SER DIVULGADO posteriormente.

5.2– NOITE DE AUTÓGRAFOS: de posse do seu livro impresso, os autores irão participar da Noite de Autógrafos que acontecerá na Livraria Curitiba no Shopping Catuai no dia 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) das 19 às 21 horas.

FICHA DE INSCRIÇÃO

COLETÂNEA 2019 LONDRINA PAZEANDO

Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar
Práticas e Justiça Restaurativa e Paz – ODS 16”.

Escola:____________________________________________________________________

Endereço:_____________________________________________________________

Bairro _______________________________   CEP _______________________________

Telefone:________________________ WhatsApp _______________________________

Nome do Diretor(a) _________________________________________________________
E-Mail da Escola ___________________________________________________________

Professor coordenador dos trabalhos

Nome____________________________________________

Fone WhatsApp___________________________    E-Mail ___________________________

Membros da comissão julgadora

1- Nome: ___________________________________disciplina que leciona:_______________
Fone WhatsApp___________________________    E-Mail ____________________________

2-Nome:_________________________________ disciplina que leciona:_________________

Fone WhatsApp___________________________    E-Mail ____________________________

3-Nome:________________________________disciplina que leciona:___________________                                                   

Fone WhatsApp___________________________    E-Mail ____________________________

1-Desenho- Equipe de quatro alunos

Nome do aluno 1º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 2º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 3º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 4º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Professor orientador da equipe

Nome _____________________________________________________________

e-mail _________________________________Fone WhatsApp:__________________

2-Texto – Equipe de quatro alunos

Nome do aluno 1º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 2º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 3º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Nome do aluno 4º aluno:_________________________________________________

Idade:_____________________Série:____________________________________

Professor orientador da equipe:____________________________________________

e-mail _________________________________Fone WhatsApp:__________________

3-Texto de Professor

Nome do Professor:_______________________________________________________
Disciplina que leciona:______________________________________________________

E-Mail _________________________________Fone WhatsApp:____________________

4-Texto de Pai (ou responsável)

Nome:_____________________________________________________________

Nível de escolaridade:__________________________________________________
E-Mail ___________________________Fone WhatsApp :_____________________

5-Texto de relato de experiência

Nome do professor relator:_____________________________________________

Nível de escolaridade:__________________________________________________
E-Mail ___________________________Fone WhatsApp :_____________________

ROTEIRO PARA O RELATO DA EXPERIÊNCIA

COLETÂNEA 2019 LONDRINA PAZEANDO


Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escola Práticas e Justiça Restaurativa e Paz – ODS 16”.


A comissão organizadora selecionará os 10 melhores relatos que serão publicados na versão impressa do livro de 2019.

Cada relato deverá conter 20 linhas (no máximo) e ou, 3.800 caracteres  (no máximo) e 1.500 (no mínimo) descrevendo como o trabalho foi realizado. Para tanto, segue abaixo algumas perguntas que auxiliam/orientam descrever o relato. Não precisa respondê-las. Somente as utilize para relatar o desenvolvimento do trabalho realizado na escola.

Como os alunos, pais e professores foram convidados para participarem das produções?

Como trabalhou o tema para desenvolverem o texto e o desenho (aula, oficina, orientando pesquisa bibliográfica, reunião de pais, reunião de professores etc.)?

Como foi a participação e o envolvimento dos alunos, pais e professores?

Como foi realizada a seleção dos trabalhos?

Que critérios utilizou para a seleção dos trabalhos?

Quais os resultados imediatos e a longo prazo desta ação?

Já participou desta atividade em outros anos?

O que você acha deste projeto? Tem contribuído?

Você já participou da entrega do livro na Prefeitura? Foi só o autor ou toda a turma? O que você achou? O que poderia melhorar neste evento?

Você participou da Noite de Autógrafos no Shopping Catuai? Foi só o autor ou toda a turma? O que achou? O que poderia melhorar neste evento?

Qual sua sugestão para o aprimoramento geral do projeto?

Outros comentários: 

FUNDAMENTAÇÃO – Cultura de Paz/ONU

O que é Cultura de Paz e qual sua relação com os ODM Objetivo de Desenvolvimento do Milênio e agora a partir de 2016 com os ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

               O ano de 1999 foi proposto pela ONU como Ano Internacional da Cultura de Paz e 2000-2010 a década para a superação da violência para as crianças do mundo, pela UNESCO. A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira:

            “Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:

  • No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
  • No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;
  • No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
  • No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
  • Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futura;
  • No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;
  • No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
  • No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
  • Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”

ANO DE 2000

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logo dos ODM

Também em 2000 propõe-se então um documento histórico para o novo século que reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países -os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são:

1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome

2 – Educação Básica de qualidade para todos

3 – Promover igualdade de gênero e dar poder às mulheres

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Melhorar a saúde das gestantes

6 – Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças

7 – Assegurar sustentabilidade ambiental

8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sustentável (menos armas e mais investimentos nos ODM)

ANO DE 2016 os ODS

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ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio mostram que metas funcionam. Eles ajudaram a acabar com a pobreza, mas não completamente.

As Nações Unidas estão agora em um progresso de definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos ODMs e não deixar ninguém para trás.

Essa agenda, que foi lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições, com uma agenda para 2030.

Essa agenda, que foi lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições, com uma agenda para 2030.

O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil. A agenda refletiu sobre os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil.

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Bibliografia Justiça Restaurativa

Material disponível sobre Movimento pela Paz e Não-Violência em Londrina

Internet site  www.londrinapazeando.org.br

Palestras no You Tube https://www.youtube.com/channel/UCdqbjLL7EN8opar4rp1EuVA/videos?view=0

-Palestra Profª Lia Diskin “Redes de Convivência” (2010)

-Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina

(UNOPAR 2009/2010/2011/2012 UEL 2013 e SENAI 2014 e 2015/2016)

– Palestra com Sociólogo Rangel Bandeira da Rede Desarma Brasil e ONG Viva Rio (2011)

– Palestra com Prof. Nei Salles do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências – NEP/UEPG durante a Conferência Municipal (2012 e 2014).

– Programa Cidades e Soluções da Globo News 2011 – Documentário de 22 minutos

– Documentário de entrega do 1ª Selo para as Lojas de Londrina que não vendem armas de brinquedo

– Inúmeras Reportagens sobre a campanha “Está provado por A+B arma não é brinquedo.”

Bibliografias Sobre Cultura de Paz

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. SP: Saraiva, 2002. Palestra (2004) https://www.youtube.com/watch?v=P9eKvzhwvPA&t=11s
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um Novo Mundo é possível. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2004.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a Paz – sentidos e dilemas. Caxias do Sul RS: Ed. da Universidade de Caixas do Sul, 2005.
MAGALHÃES, Dulce (org). A Paz como Caminho, São Cristóvão: RJ, Editora Qualitymark, 2006.
VON, Cristina. Cultura de Paz – o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. Ed. Fundação Peiropólis, 2006.

Sites

www.londrinapazeando.org.br – ONG Londrina Pazeando. Muitas as reportagens das televisões de Londrina, que tratam de assuntos do movimento pela paz e não-violência desde 2002 estão publicadas.

https://www.siteantigolondrinapazeando.org.br/index.php/programa-embaixadores/1128  PESQUISAR DOSSIÊ DO EMBAIXADOR DA PAZ: É um documento de compromisso do ALUNO e da ESCOLA em que está inserido, de participarem das atividades distribuídas ao longo do ano, propostas pelo Movimento Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz.

https://www.siteantigolondrinapazeando.org.br/index.php/gibis GIBI em PDF história da J.R. em Londrina
www.midiadepazparana.org.br– Mídia de Paz – banco de release de boas práticas
www.nospodemoslondrina.org.br – Nós Podemos Londrina/  Nós Podemos Paraná
www.comitepaz.org.br – Comitê Paulista para a Década da Cultura da Paz muitas palestras em áudio e vídeo sobre cultura de paz publicadas.
www.educapaz.org.br – ONG Educadores para a Paz
www.unesco.org.br – UNESCO
www.unipaz.org.br – UNIPAZ
www.soudapaz.org.br – SOU DA PAZ
www.vivario.org.br – Viva Rio
www.agenciaculturadepaz.com.br – Agência Cultura de Paz
www.gentequefazapaz.org.br – Gente que faz Paz
www.ive.org.br  IVE imagens e vozes de esperança
www.ipaz.org – Mídia para a Paz
www.jovemdapaz.com.br – Prêmio Jovem da Paz
www.participacaopolitica.ning.com   Rede Desenvolvimento Local SESI/FIEP
www.deolhonoestatuto.org.br Rede Desarma Brasil
https://g1.globo.com/platb/globo-news-cidades-e-solucoes  Programa Cidades e Soluções (out/2011)
https://nacoesunidas.org/pos2015/ site da ONU no Brasil
https://www.youtube.com/user/unicrio vídeos da ONU no You Tube
https://www.facebook.com/ONUBrasil/videos facebook da ONU

A Comissão Organizadora da Coletânea Londrina Pazeando é composta pelos seguintes membros/instituições:

  • Londrina Pazeando

Gestor: Luis Claudio Galhardi

 paz@londrinapazeando.org.br

  • COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz

 Representante Presidente Maria Aparecida Prandini Pereira

cidinhaprandinipereira@gmail.com  

Eliana Cristina Scheuer 

eliana_srl@hotmail.com

  • Secretaria Municipal de Educação

Secretária  Maria Tereza Paschoal de Moraes

edu.projetos@londrina.pr.gov.br

Representante: Carla Fernanda Paiva Cordeiro

carlafpcordeiro@gmail.com

  • Secretaria Municipal de Cultura

Secretário: Caio Júlio Cesaro
Representante: Charleston Luiz da Silva

mestrediz@hotmail.com

  • Núcleo Regional de Educação de Londrina

Chefia: Profª. Luzia Maria de Jesus Alves
Representante: Maria Elena Melchiades Salvadego de Souza Lima

 mariaelena@seed.pr.gov.br

  • SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina

Presidente: Maria Antônia Fantaussi

Representante: Sinepe

sinepe.eventos@sercomtel.com.br

A ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ desde já enviam saudações a todos aqueles que estarão inscrevendo seus trabalhos para a Coletânea Londrina Pazeando 2019.

Significado de Pazear
verbo transitivo direto
Estabelecer paz ou harmonia: Pazear os Espíritos
Etimologia (origem da palavra pazear) Paz + ear

Definição de Pazear
Classe gramatical: verbo intransitivo
Tipo do verbo pazear: regular
Separação silábica: pa-ze-arTabParágrafo

CONJUGAÇÃO DO VERBO PAZEAR
Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: pazear
Gerúndio: pazeando
Particípio Passado: pazeado

Presente do Indicativo

eu pazeio
tu pazeias
ele pazeia
nós pazeamos
vós pazeais
eles pazeiam