Colégio Interativa Londrina
Endereço Rua Ivaí, 317
Bairro Vila Nova   CEP 86025-440
Fone: 43.3376-8500
Diretora Rosângela Braz
E-mail da escola contatori@interativalondrina.com.br

Professor coordenador dos trabalhos
Bruna Carolini Barbosa  

O Caminho da Paz

A paz tem sido deixada de lado por muitas pessoas, mas esse caminho não está longe de ser alcançado.  Basta termos atos e gestos inspirados na paz para o mundo de hoje. O Londrina Pazeando tem ajudado a não deixarmos a paz esquecida, incentivando ações sociais solidárias e que promovem esse sentimento tão importante.
A paz deve ser vivida desde o começo da vida, quando ainda somos crianças, pois precisamos ter experiências positivas para exercer uma boa atitude no futuro. Uma experiência que pude viver com a minha família: o jogo “Trilhas da paz”, em que pude viver algumas situações que me fizeram aprender e sentir empatia pelas pessoas.
O caminho da paz pode ser feliz e divertido, podendo nos ajudar a diminuir a violência através de simples ações, como ajudar ao próximo, contribuir com o meio ambiente, respeitar a vida, ser generoso, ouvir para compreender e rejeitar a violência. Para o caminho da paz não tem regras:  basta ser solidário e generoso.
Isadora Roncarati
10 anos 5º ano Colégio Interativa

Cultivar a paz

Sentir paz é muito bom, ela nos inspira a ter bons pensamentos e a ter mais empatia. Aliás, você sabe o que é a paz? A paz pode ser um sentimento de alívio, amor e tranquilidade. Com ela realizamos bons atos, temos bons pensamentos e sentimos prazer ao ajudar o nosso próximo, por isso é tão importante que sempre tenhamos paz em nosso coração.
A cidade de Londrina realiza um evento há 20 anos, o qual chamamos de “Londrina Pazeando”. Poucos sabem da importância desta data. Nela, relembramos alguns dos requisitos mais importantes para mantermos a paz na sociedade, como “arma não é brinquedo”, “diga não à violência”, entre outros. Com este evento, também são realizadas doações, campanhas, entre muitas outras coisas, dando continuidade a essa corrente.
Neste ano, a prefeitura veio com um projeto inovador para o Londrina Pazeando: um jogo, conhecido como “Trilha da Paz”. Neste jogo, aprendemos alguns dos atos que devemos manter para cuidar de nossa cidade e dos moradores também. É muito importante que as pessoas conheçam e joguem esse jogo, para poderem aprender mais sobre como contribuir com o nosso município.
No momento atual, teremos de dar um abraço virtual e expressar nossa paz, mesmo que distantes de algumas pessoas, mas aí fica o desafio! Podemos transmitir a paz virtualmente? Com certeza é possível, através de mensagens de carinho, presentes por correio, promovendo a paz sem limites!
Ana Luiza Garai de Andrade
12 anos 7º ano EF- séries finais Colégio Interativa

Como começar a pazear o mundo

O jogo Trilha da Paz traz reflexões sobre as diversas formas de como podemos ser pacíficos e contribuirmos para, primeiramente, uma cidade pacificadora.
Me senti bastante sensibilizada com as situações apresentadas ao longo do percurso do jogo. É nítida atribuição de conhecimento acerca dos manifestos e movimentos que promovem a paz e buscam um lugar mais harmônico para as pessoas conviverem.
Acredito que a essência do jogo tenha sido encontrar formas de se conscientizar ludicamente sobre a importância da conversa sobre a paz, e mais do que isso, de que maneira queremos e podemos melhorar nossa sociedade através dessa relação de inclusão e igualdade entre os indivíduos. Qualidades como respeito, tolerância, paciência, bondade e solidariedade estão diretamente ligados à ideia de paz, e estavam presentes em Trilha da Paz, reforçando a relevância desse tema.
Londrina Pazear desempenha um papel fundamental entre crianças e jovens de nossa cidade há 20 anos, convidando-os a ponderar quanto suas próprias ações e demonstrando, por meio da educação, outros modos de se aperfeiçoar, a fim de promover a paz enquanto gerações que levarão esperança ao futuro através do bom exemplo, tratando as pessoas como seres humanos e estabelecendo boa convivência uns com os outros.
Como referenciado no jogo, e muito bem colocado pelo líder pacífico Abraham Johannes: “Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho.”
Julia Garai de Andrade
16 anos série 2° ano EM Colégio Interativa