Rosane Fontoura – socióloga,  coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, voluntária dos ODS

Não a todos os tipos de violência. 

A Agenda 2030, criada por meio da Organização das Nações Unidas – ONU é uma ferramenta para você jovem ajudar na construção da Cultura de Paz. Nessa agenda foram elencados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem a missão de melhorar as condições de vidas das pessoas, por meio da prosperidade, de parcerias, sempre cuidando do nosso planeta em prol da paz. Esta agenda é compartilhada por mais de 191 países, estados, municípios como Londrina, que sempre  debateu este tema e tem várias iniciativas em prol do alcance dos ODS, como o projeto Pazeando.

Infelizmente, existem vários tipos de violência e agora na pandemia algumas são mais evidentes: das pessoas que vivem na extrema pobreza e passam fome, das pessoas que estão doentes e morrem, àquelas que não tem acesso à educação nem presencial nem à distância, da violência psicológica contra as mulheres e das pessoas que são diferentes, a violência moral das pessoas que não tem água, luz, moradia e emprego digno,  da violência psíquica, espiritual e ambiental  como as queimadas e a extinção das espécies e da violência física que mata milhares de jovens todos os anos.

Você professor, pedagogo, pai, mãe, acadêmico, jovem e crianças, venham juntos nesse movimento, cada um pode fazer uma ação em prol dos ODS.  Existem soluções complexas, mas também existem ações simples que podemos inserir no nosso cotidiano como: poupar o dinheiro(ODS1), não desperdiçar alimentos(ODS2); usar a máscara(ODS3); tirar melhores notas(ODS4), respeitar as mulheres(ODS5), fechar a torneira(ODS6); apagar a luz (ODS7);colaborar nas atividades domésticas(ODS8); criar/inovar(ODS9), respeitar os outros (ODS10); cuidar da cidade onde mora(ODS11);separar o lixo na nossa casa ou escola(ODS12), evitar queimadas(ODS13); cuidar dos nossos mares e rios(ODS14); cuidar dos nossos bichos e plantas (ODS15);  não brigar no mundo físico e nem no virtual (ODS16) e ser voluntário (ODS17).

Diga sim a Paz, o Amor e aos ODS.