Entrega do 11° Selo Arma Não é Brinquedo 2022
Entrega do 11° Selo Arma Não é Brinquedo 2022 pela Câmara Municipal de Londrina e a Prefeitura
DATA: 22 novembro de 2022
HORA: 14h45
LOCAL: Câmara Municipal
1-) Cada lojista poderá ir presencialmente receber o seu SELO, no plenário.
2-) Se tiver acompanhante e ou algum convidado poderá ir e ficar nas galerias da Câmara.
3-) O cerimonial da Câmara está entrando em contato por fone com as lojas que solicitaram o SELO, e estão habilitadas para receber este selo.
4-) Nós do Londrina Pazeando e do COMPAZ estamos ajudando na divulgação para a comunidade de Londrina do evento. Devido a pandemia não pode acontecer nos 2 últimos anos em novembro de 2020 e novembro de 2021. Em março/2022 parte das Lojas receberam a renovação, e agora outras lojas poderão renovar seus Selos Arma Não é Brinquedo.
VOCÊ QUE VEM NA SOLENIDADE no dia 22/novembro/2022 se inscreva no link da Câmara Municipal. Se for autoridade ou for representar alguma instituição favor marcar https://bit.ly/evento-arma-nao-e-brinquedo
Veja mais no site da câmara municipal https://www.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml
MATERIA SOBRE EVENTO 22/nov/2022
https://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/noticiadetalha.xhtml?origem=0&idnoticia=2842
FOTOS 22/nov/2022 https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/albums/72177720303915692
SELO “ARMA NÃO É BRINQUEDO”
Em parceria com Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina inspiramos a criação da mesma Lei em outros Estados e em trâmite no Congresso para criação de uma Lei Federal. http://londrinapazeando.org.br/arma-nao-e-brinquedo/
Fiscalização nas lojas para “Certificação”.
A cada ano é entregue o SELO “Arma não é Brinquedo.” Para novas lojas e as lojas que fazem o pedido de renovação para o SELO, que tem validade por 2 anos.
Membros do COMPAZ- Conselho Municipal de Cultura de Paz, da ONG Londrina Pazeando, da Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura vão visitar lojas da cidade que vendem brinquedo. O grupo se reúne na ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina que é parceira da campanha desde o início, e de lá segue um roteiro de visitas preestabelecido.
O objetivo é constatar que as lojas não estão vendendo armas de brinquedo, e reafirmarem a sua parceria com a campanha “ARMA NÃO É BRINQUEDO”.
A Campanha “Arma não é brinquedo” – Lei Municipal 9.188/2003
O Movimento pela Paz e não-violência Londrina Pazeando (2000), e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz (2008), empenhados em Educar para Paz, e não cooperar com a violência, em 2010 propõe aos lojistas, com apoio da ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina, da Câmara, e da Prefeitura através de sua Secretaria de Fazenda (fiscalização) fazer valer a Lei Municipal 9.188/2003, que dispõe que as lojas que não vendem armas de brinquedo recebam um SELO. Em 2011, a Lei é aprimorada e é definido que arma de brinquedo é o brinquedo que imite uma arma de fogo (cano, gatilho) e que dispare água, luzinha, barulhinho, espuminha e chicletinho. Recebem um selo, as lojas que cumprem a Lei e que “solicitem” (através de requerimento) para Prefeitura e Câmara este SELO. A Lei “reflexiva e educativa” tem hoje mais de 120 lojas com SELO que já está em seu 11º ano. Temos desde pequenos bazares em bairros e redes nacionais e internacionais, são praticamente todas que vendem brinquedos na cidade. Tem o apoio dos veículos de comunicação Programa “QUEM SE IMPORTA” de mídia gratuita, de professores, educadores, pais, ou seja, uma grande adesão (veja no facebook www.facebook.com/ArmaNaoEBrinquedo )
O COMPAZ quer que LONDRINA seja referência nacional, e que possamos discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil: 1- a fabricação, 2- a importação e 3- a venda de armas de brinquedo.
Já inspiramos uma Lei semelhante no Distrito Federal (20/set/13), no Estado de São Paulo (jan./14) e Rio de Janeiro (junho/2015) e temos no Congresso Nacional a PL 2413/2015 em trâmite pelo Dep. Marcelo Belinati, assinado junto com a Dep. Erika Kokay, e também com o apoio do CONASP-Conselho Nacional de Segurança Pública (dez/14) e o trâmite no Paraná através de proposta do Dep. Tercílio Turini. Além do aspecto educacional da Lei, temos também o fato de que segundo Pesquisa Científica do Instituto Sou da Paz (2012) 41% das armas utilizadas em crimes no Estado de São Paulo foram de “brinquedos”.
VEJA VIDEO ORIGINAL NO CANAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA NA 78° SESSÃO ORDINÁRIA 2022 https://www.youtube.com/watch?v=5Mjne0HOyu4