Escola Ativa
Endereço: Av. Paul Harris, 573
Bairro Aeroporto CEP 86039-280 Fone: (43) 3337 3468
Nome do Diretor(a) Neuza Clara Marafigo
E-mail da Escola ativalondrina@hotmail.com

Professor coordenador dos trabalhos
Maria Regina Bockhorny do Prado

Membros da comissão julgadora
Neuza Clara Marafigo cargo Diretora
Janise Soraya cargo Secretária
Maria Regina Bockhorny do Prado cargo Auxiliar de Coord. Pedagógica

Desenho Equipe

Ana Laura Gobo 06 anos série 1º ano
Davi Lucas da Silva Teixeira 06 anos série 1º ano
Helena Bonini Vieira 06 anos série 1º ano
Rafael Fratoni MeloIdade 06 anos série 1º ano

Professor orientador:
Beatriz Francielle de Souza Sanz

Texto de Pai (ou responsável)
Carla Cristina Cirico Ensino superior completo

Pazeando

No mundo moderno e atual em que vivemos, onde crianças são estimuladas desde cedo ao consumismo desenfreado, aprendem a expor suas opiniões muitas vezes sem um filtro moderador, é complicado pensarmos em uma vida justa e de paz.
Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar.
A escola em seu papel social tem como objetivo formar indivíduos críticos, “seres pensantes”, autores de sua própria história, porém também é necessário pensar sobre o viés da humanidade, da solidariedade, da igualdade. Devemos manter nossos olhos e corações abertos para a necessidade de “ser” humano, que atualmente está tão relegada.
Os valores humanos, morais e éticos devem ser trabalhado em comunhão entre família e escola, para criarmos indivíduos que possam fazer do nosso mundo, um mundo melhor.
A solidariedade, por exemplo, é um valor relativo da não violência, que deve ser desenvolvida no âmbito escolar e aparecer nas mais simples formas, nos diálogos desde as classes de educação infantil até as turmas mais adiantadas.
Através da solidariedade o sujeito percebe que pode trocar experiência com o outro, aprende a respeitar as limitações dos seus companheiros bem como as suas próprias dificuldades, mas também identifica que pode contar com o apoio de alguém, caso necessite.
Atividades em que sejam estimulados os valores de empatia, solidariedade, amor ao próximo, devem ser adotadas por todas as escolas. Quando a criança recebe esses estímulos desde pequenas, como de uma grande “força tarefa”, a possibilidade desses valores serem realmente absorvidos por essa criança é maior. Quando em atividades diárias as crianças percebem o quanto é bom fazer o bem e viver em paz, ela ansiará por essa sensação para sempre, e também terá vontade de passar adiante esses valores, como uma infindável “corrente do bem”.

Relato de Experiência

Professor Relator: Maria Regina Bockhorny do Prado
Ensino Superior Completo

O tema foi apresentado para alunos, pais e professores, com o intuito de discutirmos ideias para disseminar a paz no ambiente escolar e na vida cotidiana.
Foi perceptível o interesse imediato dos envolvidos, visto que todos concordam que vivemos em um mundo de muita hostilidade e desigualdade.
As turmas de 1º a 2º anos realizaram os desenhos em equipes de três e quatro alunos. As professoras retomaram o tema com os alunos para que eles refletissem em suas obras. Todos se divertiram muito, e pudemos perceber nos desenhos que todos compreendem que um mundo de paz só é possível através da união de pessoas, comunidades, cidades, estados, países, enfim uma comunhão mundial.
As turmas de 3º, 4º e 5º anos optaram por fazer seus textos individualmente. O tema foi bastante discutido por eles e com as professoras, o que levou a vários questionamentos e ideias para pazear na comunidade escolar.
É sempre uma experiência especial e gratificante participar do Livro Pazeando!