Escola Máxima – Ensino Fundamental
Rua Maria de Oliveira Melo, 280
Jardim San Izidro CEP 86.040-500
43.3321-6252
Diretora – Clauseli Gava Cavalari E-mail escolamaxima280@gmail.com

Professor coordenador dos trabalhos:
Roselene Medeiros Ferro

Membros da comissão julgadora:
Francis Mary da Silva Salviano – Disciplina que leciona: 4º ano
Christine Alexandra Steffan – Disciplina que leciona: 3º ano
Izabel Vieira dos Santos – Disciplina que leciona: 1º ano

Desenho
Matheus Cabral Ascencio
Idade: 6 anos série: 1º ano
Professor orientador da equipe: Izabel Vieira dos Santos

Texto
Tomas Okuno
Idade: 8 anos série: 4º ao Ensino Fundamental
Professor orientador: Francis Mary da Silva Salviano

“Em 2040, a Londrina que queremos é – LONDRINA CIDADE DAZ PAZ.” Como estou contribuindo para isto?

Não ter mais violência contra as pessoas, não ter mais racismo, não ter mais machismo e feminismo, acabar com a violência contra as crianças e filhos, tratar as crianças com carinho, amor e elogios, ter mais igrejas em Londrina, acabar com as pessoas que humilham os pobres, acabar com os bandidos, ter pessoas mais humildes, não ter pessoas desumanas, não ter mais assassinatos, não ter mais tragédias, acabar com as pessoas que cometem assédios com as crianças e com adultos, não ter mais abandono de animais e para nós contribuirmos a Paz, nós podemos ser otimista, nós podemos respeitar as diferenças, temos que exercer o perdão, aprender se amar, promover a Paz, ter gentileza com as pessoas e ajudar o próximo.

Texto de Professor
Claudinéia Morais dos Santos – Disciplina que leciona: 5º ano

“Em 2040, a Londrina que querem é – LONDRINA CIDADE DAZ PAZ.” Como estou contribuindo para isto?

Londrina que quero para 2040: Cheia de paz com muitas árvores e flores para colorir nossa vida; muitos rios bem cuidados para manter a vida dos peixes e animais que deles precisam; Dá água sendo usada com consciência para que não falte no futuro; Das pessoas que se amem mais e amem o seu próximo, dando-lhes o respeito necessário e ajudando de forma carinhosa. Um pouco do bem que fazemos hoje, pode resultar em um amanhã melhor.

Texto de Pai (ou responsável)
Odair Junior Bergamo
Nível de escolaridade: Superior Completo

“Em 2040, a Londrina que querem é – LONDRINA CIDADE DAZ PAZ.” Como estou contribuindo para isto?

Nunca estivemos tão conectados como agora. Muito se fala em Smart City que tem a função de facilitar a vida das pessoas e proporcionar com isso mais conforto e agilidade no dia a dia. Nunca antes na história, tivemos pessoas ao mesmo tempo tão conectadas, mas tão distantes. As relações sociais passam a ser deixadas de lado em troca de muitos no smarthphone, com a necessidade de se manter atualizado gerando até prazer nas pessoas. Mas temos também o outro lado dessa conexão solitária que é uma falsa sensação de impunidade. A comunicação entre as pessoas, principalmente nos períodos de isolamento social, trouxe uma sensação de que tudo é possível sem se preocupar com o que o próximo possa entender. É comum atualmente, notarmos ataques com palavras entre desconhecidos, gerando um ambiente hostil de comunicação onde deveríamos compartilhar experiências em um ambiente saudável de conhecimento, aprendizado e crescimento. Cada um deve ter consciência, respeito com o próximo e principalmente resiliência de se colocar no lugar do outro e prezar pela paz e harmonia na comunicação da mesma forma que gostaria de ser respeitado e reconhecido. Com respeito, colaboração e paz nas relações sociais digitais, temos tudo o que necessitamos para ser uma cidade alegre, positiva, próspera e feliz.

Relato de experiência
Professora relatora: coordenadora pedagógica Janice Gesuatto
Nível de escolaridade: Superior Completo

“Em 2040, a Londrina que querem é – LONDRINA CIDADE DAZ PAZ.” Como estou contribuindo para isto?

Este ano, trabalhar este tema foi bastante reflexivo, tanto para nós adultos como para nossos alunos do Ensino Fundamental, o momento foi de muita interação, reflexão, questionamentos e uma visão bastante otimista quanto ao que almejamos para Londrina em 2040 e como estamos contribuindo para que isto aconteça? Respeitando a natureza, respeitando o nosso semelhante, respeitando as diferenças a forma de ser e pensar de cada um, estarmos abertos as mudanças do meio em que vivemos, cuidar e respeitar a fauna e a flora da nossa cidade, colaborar para a transformação de Londrina nos próximos anos, que nossa cidade possa abrir novos horizontes para seus moradores investindo muito em educação, saúde e tecnologias para que seus moradores tenham oportunidades de ajudar Londrina ser uma cidade muito próspera em 2040, neste momento contribuindo com minha profissão orientando e possibilitando que nossos alunos contribuíram para uma cidade melhor, sem violência, uma cidade de igualdade e direitos justos aos seus moradores. O futuro de nossa cidade dependerá do que estamos fazendo agora no presente. Que em 2040 os moradores de Londrina sintam orgulho do que nós fizemos no passado onde preparamos com muito entusiasmo e consciência uma Londrina de Paz e prosperidade para todos os seus moradores.