Escola Máxima
Endereço: Rua Maria de Oliveira Melo, 280
Bairro: Jardim San Izidro CEP: 86040-500 Londrina
Fone: 3321-6252

Nome do Diretor(a): Clauseli Gava Cavalari
E-mail da Escola: escolamaxima280@gmail.com
Professor coordenador dos trabalhos Janice Gesuatto

Membros da comissão julgadora
Ariana Santos Lopes Moreno  Disciplina que leciona: Professora 2º ano
Claudinéia Morais dos Santos Disciplina que leciona: Professora 4º ano
Kerlly Fernandes Tasselli Disciplina que leciona: Professora 3º ano  

Desenho Equipe
Adryan Emanuel Rocha Tomé 06 anos série 1º ano
Davi Locatelli de Souza 06 anos série 2º ano
Kauan Willian de Oliveira 06 anos série 1º ano
Michelly Oslick do Prado 08 anos série 3º ano

Professor orientador: Marcely Silvério de Souza

Texto Equipe
Gustavo Sanches Baggio 08 anos série 3º ano
Larissa Bueno Martins 06 anos série 2º ano
Laura Mariano Dias 07 anos série 3º ano
Yasmin Steffan Oliveira 06 anos série 2º ano

Professor orientador: Ariana Santos Lopes Moreno

A PAZ

“A paz para nós significa união, amor, harmonia, alegria e estar junto com a nossa família. Ter paz começa dentro de nós, para depois ajudar o próximo. Não machucar nem um ser vivo respeitando o direito de cada um. Cuidar do planeta, não jogando lixo no mar, ou em qualquer lugar.
Se cada um ajudar e fazer a sua parte, teremos um mundo melhor e lutar pelo bem de todos, vivemos sempre juntos sem guerras.
Para todos viverem em paz precisamos tomar atitudes boas, compartilhar o que temos com pessoas que não tem nada.
Só assim teremos a verdadeira paz!”

Texto de Professor
Ariana Santos Lopes Moreno Disciplina que leciona: Professora do 2º ano

“Vivemos em uma época muito turbulenta, com rumores de guerra, fome, catástrofes naturais e muitas tragédias já anunciadas. Em todos esses acontecimentos podemos perceber o quanto a humanidade pode mudar e evoluir, penso que a maior evolução do homem é o amor e respeito ao seu semelhante.
Em tempos de evolução tecnológica, os homens cada vez mais interagindo em todos os lugares da terra através da mídia e internet, parece cada vez mais distantes e isolados em busca de paz.
A paz com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo é que todos procuram, por isso precisamos mais do que nunca amar mais, respeitar mais e nos ajudarmos esquecendo nossas diferenças sociais, econômicas e culturais.
Só assim viveremos a paz que todos procuram, teremos menos violência contra a mulher, menos bullying, catástrofes naturais e tragédias nas escolas. Somente o amor e a paz podem mudar o mundo em um lugar melhor para nós e nossa geração futura.”

Texto de Pai (ou responsável)
Laiz Gonçalves Parra Morandi Nível de escolaridade: Graduada

Embarque para a Paz

A paz é mesmo um trem almejado, desgovernado, descarrilado.
Quanto mais perseguimos a paz, mais nos dirigimos ao ódio e a discórdia, pois a paz individual é por vezes conflituosa ao bem-estar de outras pessoas.
A paz mundial é utópica?
A paz é o alimento para o faminto, a justiça para o agredido, a saúde para o doente.
Para que alcancemos a paz em nível geral, é importante pensarmos na necessidade de todos, é imprescindível que
respeitemos a trajetória, os ideais e interesses de cada um, que amemos uns aos outros e que sejamos solidários.
Rogo a todos que embarquem nesse trem desgovernado e que o dirijam a um mundo onde a paz se faz possível e duradoura e onde a tolerância e o respeito são leis a serem seguidas.

Texto de relato de experiência
Professor relator: Janice Gesuatto Nível de escolaridade: Pós-graduada

PAZ

Alcançar a verdadeira paz começa dentro de nós.
Devemos estar em paz e harmonia conosco para compartilharmos com o nosso próximo. Começamos o ano letivo de 2019 abordando Escola e Família o tema “A importância do círculo de construção da Paz.”, houve bastante envolvimento da família, troca de experiências para que os alunos realmente fossem conscientizados, praticassem o verdadeiro sentido da paz e assumissem o compromisso de compartilhar com outras pessoas tudo que aprenderam.
Foi muito gratificante a interação entre os alunos de idades e turmas diferentes pois juntos construíram vários textos, desenhos e compartilharam vivências no dia-a-dia, assistiram vídeos, apresentaram teatro uns para os outros
compartilhando, alertando e conscientizando sobre o verdadeiro sentido da paz, os pais colaboraram bastante para que os objetivos fossem alcançados, produziram junto com os alunos e individualmente textos que foram lidos e interpretados pela escola e alunos. Nós, seres humanos, precisamos de momentos como esse para refletirmos sobre o que estamos individualmente fazendo para promover a paz dentro de nós, na nossa família, no nosso trabalho e em todo ambiente que frequentamos.
Poder fazer parte deste aprendizado com os nossos alunos e família é sempre muito valioso e gratificante, pois é na escola que aprendemos tudo que levaremos de lição para nossas vidas.