Escola Municipal Eugênio Brugin
Endereço: Jorge Ribeiro 163
Bairro: São Lorenço CEP :86043510 Telefone: 33750131
Nome do Diretor(a) Renata Helena Favoretto
E-mail da Escola : eugenio.brugin@londrina.pr.gov.br

Desenho – Equipe

Nayane Leite Mauro 10 anos série 4º ano B
Maria Eduarda da Silva Teixeira 09 anos série 4º ano B
Henzo Miguel Correia 10 anos série 4º ano B
Kauan Gabriel Ito da Silva 09 anos série 4º ano B
Professor orientador: Janaina Neves

Texto de Professor
Evelise Aparecida de Souza Spolom
Disciplina que leciona: Atua no 4° ano do ensino Fundamental

Educar para pazear

Vivemos num mundo onde  a paz tornou-se artigo de luxo e realidade de poucos.
E como resolver esta situação?
Muitos falam em olho por olho, dente por dente: se o bandido tem arma, eu também vou adquirir uma arma para me defender; se o colega me xinga ou me bate eu o tratarei da mesma forma, assim ele vai mudar de atitude; se meus alunos não querem aprender ou se são agressivos, melhor eu nem me meter, deixem que façam o que quiserem, assim eu me protejo e não me complico com o sistema.
Mas e aí? Será que assim eu terei paz? Me omitindo, faltando com o meu compromisso de educadora, eu serei mais feliz, mais tranquila?
Eu penso que todos nós temos o compromisso de pazear em qualquer lugar do mundo, mas na escola este compromisso é ainda maior, pois como educadores trabalhamos com o objetivo de formar cidadãos que venham a contribuir com uma sociedade mais justa, onde a arma para resolver os conflitos sejam o diálogo e a educação; assim como na família também.
Nós pais e educadores devemos conduzir nossos filhos e alunos a um caminho onde a cultura de paz impera.
E sabe como ?
Com muita paixão pela educação…

Relato de Experiência

Professor Relator: Janaina Neves Turma: 4º Ano “B”

Círculo Restaurativo

O Círculo Restaurativo foi realizado com a turma do 4º ano “B” da Escola Municipal “Eugênio Brugin”. O tema abordado foi o valor “Respeito” bem como as consequências da falta desse valor nas relações humanas.  Para refletir sobre o tema, ouvimos a música “Paz” do grupo Roupa Nova. Em seguida, iniciou-se uma conversa sobre a importância do valor “Respeito”, bem como as consequências de sua ausência nas relações humanas.

Logo após a discussão referente ao tema, entreguei um espelho pequeno no qual cada um olhou-se, então conversamos sobre semelhanças e diferenças entre todos. Depois, apresentei às crianças algumas imagens representando atitudes negativas: situações de Bullyng. No decorrer da atividade, além do relato de vivências, as crianças também se colocaram no lugar do outro, expressando diversos sentimentos e dialogando sobre a consequência dos nossos atos. Ao final, cada criança pintou uma borboleta com as quais confeccionamos um belo cartaz, o qual foi observado por toda a turma e percebeu-se que cada figura possui semelhanças e diferenças.

São semelhantes em sua essência, porém cada uma tem suas particularidades, o que não nos torna superior nem inferior a ninguém, assim como nós: os seres humanos. As crianças compreenderam que precisamos nos respeitar apesar das nossas diferenças!