Instituto de Ensino Superior de Londrina – INESUL
Av. Duque de Caxias, 1290. CEP 86015.000. Jardim Londres – Londrina/Pr.
Diretor Acadêmico: Profº. Glauber Lopes Araujo
Diretora da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão à Comunidade:
Profª Ednalva de Oliveira Miranda Guizi
Fone: 43 3379 2068  E-mail: diretoria.extensao@inesul.edu.br 

Texto Docente Valdir de Oliveira
Professor Especialista – Graduação em Pedagogia                                                                        

Prognóstico de uma pandemia de Paz à Londrina

     As condições adversas atuais agravadas pela crise sanitária de 2020, interferiram diretamente em nosso dia a dia e nos trouxeram perspectivas nada promissoras, realçando desigualdades sociais e violências, evidenciando nossas impotências e nos deixando em diferentes graus de vulnerabilidade. Esta condição nos convoca a revisitar nossos valores e agir com urgência visando ao bem-estar físico, intelectual e social da coletividade e da recuperação do nosso planeta, isto é, rumo a uma cultura de paz pautada no cuidado ético e no respeito a integralidade.

     Sabemos que a busca pela paz não significa uma postura passiva diante do mundo ou a ausência de conflitos inerentes às relações humanas surgidos pelo encontro com a diversidade, mas sim a gratidão pela existência do outro, que mutualmente oportuniza um olhar mais ampliado para os fatos,  e para a existência a partir da mescla entre o que existe de melhor em cada ser,  levando-nos a exercer ativamente o acolhimento e a solidariedade, a desenvolver habilidades empáticas com vistas a minimizar intolerâncias e sofrimentos,  e ofertar um cenário propício e sustentável à vida das novas gerações.

     Possuímos uma herança cultural de violências que precisa ser ressignificada, sendo inquestionável a adoção de uma razão sensível e includente para prevenir danos futuros, efetivada pela busca constante por atitudes éticas pautadas no respeito ilimitado a todos os seres, na compaixão,  na (co)responsabilidade social, na postura de acolhida, na escuta de si e do outro, na abertura ao diálogo e na irrepetição de práticas que desrespeitem e degradam a natureza, as culturas e as pessoas.

      Esta ação intencional de busca por práticas benéficas e transformadoras enraizada no respeito à diversidade, na responsabilidade compartilhada e na gestão restaurativa de conflitos, pode nos levar a vislumbrar um prognóstico de esperança,  fruto de uma consciência maior em relação ao uso de recursos, visando não estritamente ao lucro econômico, mas ao lucro social instaurando uma incontrolável e desejada pandemia de paz para a Londrina que queremos.

Texto da Acadêmica: Kelen Aparecida Ramos                                                          
Curso de Graduação em Enfermagem – Turma 440121
Docente Orientador: Profª Ednalva de Oliveira Miranda Guizi

A PROCURA DA PAZ

Nos últimos anos tem-se vivido muitas coisas se pensar a paz. Todos procurando, mas nem todos conseguem achar. Doentes intermináveis, miséria, fome, falta de amor e humanismo, falta de bom senso, de caráter, de respeito, falta de empatia.
Em pleno século XXI, fica aquela pergunta, o que virá daqui alguns anos? Será que as doenças vão acabar? Será que a fome vai continuar? Será que a economia vai melhorar? Será que o ser humano vai mudar? Será que o aquecimento global vai cessar?
Em 2040, daqui 19 anos,  queremos um mundo melhor. A Londrina que queremos da harmonia, do respeito, da união e do amor ao próximo.
A paz que queremos é a que aceita, contribui, ajuda, busca ajuda,  compartilha ideias, faz  junto,  constrói e reconstrói. A paz que procuramos está na igualdade e na justiça. 
Vamos pensar em qualidade de vida da população incentivando o exercício físico, na melhoria do meio ambiente plantando arvores, revitalizando os espaços públicos, na segurança, educação e saúde. Ao implementar mais serviços na saúde, através de uma análise para acompanhar caso a caso,  os pacientes em situações de urgência que são prioridade e estão na fila de espera,  teremos com certeza um serviço mais eficiente.
Portanto, seja educado com o próximo, ajude o necessitado, ao que tem fome, ao que tem frio, seja um vizinho solidário. O exemplo vale mais do que mil palavras.