O Centro Universitário Filadélfia – UniFil e Ações para uma Cultura de Paz

Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães

O engajamento em projetos e ações que favoreçam uma cultura voltada para a paz vem sendo uma prioridade do Centro Universitário Filadélfia – UniFil desde sua criação, em 1972, na época como CESULON – Centro de Estudos Superiores de Londrina. Neste sentido, vem estimulando ações de Responsabilidade Social e de Extensão Universitária. Estas ações estão respaldadas na ideia de que é possível que o mundo seja pensado de forma diferente, e que que as relações devem ser éticas, transparentes e com vistas ao bem comum. Há, por parte da instituição, uma efetiva preocupação em legar um planeta saudável para as gerações futuras, em que estejam garantidos pelo menos os recursos herdados da geração anterior.

Neste sentido, possui uma série de estruturas visando o atendimento a comunidade, como Clínicas na Área de Saúde (Fisioterapia, Podologia, Estética e Cosmética, Enfermagem, Psicologia e outras), Hospital Veterinário, Núcleo de Práticas Jurídicas, dentre outros. Realiza ainda cursos e eventos voltados para a comunidade, como os Cursos de Férias e oferta de cursos livres gratuitos. A UniFil vem atuando fortemente em ações voltadas para a inovação e tecnologia, estimulando a participação de seus alunos e professores em Hackatons, que tem o papel de buscar soluções para problemas reais apresentados pela sociedade, em diversos setores, e possui um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, em parceria como SEBRAE.

Tem apoiado as atléticas dos seus cursos na organização do Hug day o dia do abraço, uma ação relacionada ao setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio, é um momento de alerta, para lembrar que todos devem se envolver, apoiar e ajudar, trata-se de uma manifestação pela vida”.

Estimula ainda a participação de professores e corpo técnico administrativo em conselhos municipais e entidades, visando a contribuição para a busca de uma cidade saudável, sustentável, inovadora e voltada para a paz. Exemplo é a participação em conselhos municipais e estaduais, da participação efetiva em entidades como o Fórum Desenvolve Londrina e o envolvimento com o Masterplan – Londrina.

Ou seja, há um comprometimento efetivo da UniFil com a cidade, com a inovação, a tecnologia e, por consequência, com uma cultura voltada para a paz.