O que são as Empresas Amigas da Cultura de Paz?

Desde 2005 as empresas Móveis Brasília, Rondopar, SESI/FIEP, Sagipeças, Sinamed, Sicoob, Pennacchi, SS Indústria de Plásticos, e posteriormente a Sena Construtora, Vale Verde, Midiograf, Sindimetal, Sindicato Rural Patronal, Colégio Universitário, Malui Ilha do Sol e Sicredi, vendo a importância de se Educar para Paz, para a Sustentabilidade, para Cidadania Global, compreendeu que o Movimento Pela Paz e Não-Violência é um movimento positivo, inspirador, inovador que aglutina pessoas, grupos, empresas e faz conexões com governo municipal, estadual e federal em ações em prol de uma Cultura de Paz. Faz isto de forma muito espontânea, mas ao mesmo tempo, formalizado,  um “modelo municipal” de atuação proativa em favor dos ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (os oito jeitos de mudar o mundo) e ensina como se pode “aprender a educar para a paz”.
Nós acreditamos na força da cooperação e do comunitário, estamos juntos neste esforço para construir um mundo melhor, com esperança com paz e harmonia.

Você empresário e empreendedor JUNTE-SE A NÓS!

 Você sabia que o Londrina Pazeando é referência Nacional?

O Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando completa em 2015 quinze anos de trabalho. Nesta história de sucesso já uma referencia nacional em Educar para Paz, conforme preconiza a ONU em 1999 onde Proclama solenemente a “Declaração sobre uma Cultura de Paz”, com o objetivo que os Governos, as organizações internacionais e a sociedade civil possam orientar suas atividades por suas sugestões, a fim de promover e fortalecer uma Cultura de Paz no novo milênio… E a UNESCO que propõe a década de 2000-2010 como década para superação da violência para as crianças do mundo. Neste contexto mundial o movimento tem se orientado.

Você sabia que Londrina é a única cidade não-capital a receber por varias vezes a caravana do desarmamento?

Como um dos membros fundadores da Rede Desarma Brasil, a ONG Londrina Pazeando, se destacou na primeira campanha de desarmamento proposta pelo governo federal (hoje uma política pública permanente do Governo Federal /MJ) onde recebeu 25% das amas entregues no Estado do Paraná, criando o Comitê Londrinense pelo Desarmamento. Hoje junto com a Rede Desarma Brasil colabora com o Ministério da Justiça nas campanhas oficiais.

Você sabia que Londrina Pazeando ajudou a fundar o COMPAZ?

O COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz (2008) é o sexto neste formato criado no Brasil e hoje o único entre os 5.565 municípios do país que já está em sua terceira gestão. O conselho é formado por 12 representantes do governo e 12 da sociedade civil.

Você sabia que já organizamos 15 Semanas Municipais da Paz?

É a única cidade do Brasil que tem este feito. A cada ano publicamos um livro “Londrina Pazeando” com textos e desenhos de alunos (agora de professores e pais), cartões telefônicos comemorativos, outdoors, mural móvel (para cartão postal), gibis com orientações sobre cultura de paz e desarmamento (e também em versão virtual e PDF), noites de cultura de Paz (no saldoso teatro ouro verde), caminhadas pela paz, abraços grátis, abraços nas escolas, jogos de paz (cards) e o famoso “abraço no lago”.

Nossa cidade é a única que tem uma política pública para não comercialização de “armas de brinquedo”!

A Lei 9.188/2003 proíbe a venda de “armas de brinquedo”. Os fiscais da Secretaria Municipal da Fazendo fiscalizam e o movimento pela paz e não-violência – Londrina Pazeando, o COMPAZ e suas várias instituições fazem campanha educacional. Somos a única cidade que tem um SELO para o lojista que não comercializa as armas de brinquedo e quer participar da campanha. Inovação e liderança na reflexão de temas globais nos coloca em evidencia e nos enche de responsabilidades. O tema social da Copa de 2014 é: “Por um Mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”. Os Londrinenses querem poder dizer ao Mundo, no Brasil já não temos mais “armas de brinquedo”. Inspirado na experiência de Londrina em set/2013 o Distrito Federal criou a Lei lá, e em janeiro de 2014 o Estado de São Paulo também aprovou a Lei Estadual. De uma experiência municipal hoje temos estados brasileiros com a Lei. Queremos uma Lei Federal para TODOS os estados.

Quantos prêmios e reconhecimentos?

09/dezembro/2004 Selo da Cidadania premiou sexta-feira à noite, durante sessão solene do Legislativo, dez empresas de Londrina. Criado pela Câmara Municipal de Londrina em 2001, o Prêmio Balanço Social é conferido anualmente às empresas que desenvolvem programas de responsabilidade social.

30/agosto/2006 Diploma de Reconhecimento Público para o Londrina Pazeando, pela Câmara Municipal.

27/novembro/2009: o Senac lançou em São Paulo a Cartilha “Cultura de Paz: Redes de Convivência”, escrita pela Profa. Lia Diskin, fundadora da Associação Palas Athena A experiência de Londrina foi uma das 10 selecionadas para dar um panorama do movimento Nacional de cultura de paz no Brasil.

22/dez/2009 passou por Londrina a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência e várias atividades ocorreram, incluindo uma Grande Carreata pela Paz. Foram 100 cidades no Mundo sendo no Brasil 10 capitais e Londrina.

15, 16 e 17 de março/2010 Movimento pela Paz e Não-Violência apresenta experiência Londrinense no IV Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em São Paulo. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, instituição que promove o intercâmbio de conhecimento e boas práticas entre trabalhadores, gestores e pesquisadores da área de segurança pública, irá publicar em parceria com o Instituto Ethos e a CPFL Energia, uma seleção de experiências inovadoras e multiplicadoras de parcerias entre instituições públicas e privadas que objetivam reduzir a criminalidade e a violência com responsabilidade e compromisso social. Foi publicado  material impresso: –   “O que o empresário pode fazer pela Segurança Pública”.

23/março/2010 O Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando, recebeu o Prêmio da Categoria Especial. A entrega do 14º Prêmio Destaque Tecnológico  – INTEGRA, tem como objetivo premiar pessoas, instituições ou empresa que, nos últimos 05 anos, tenham desenvolvido um conjunto de obras e/ou projetos relevantes para o processo de inovação e desenvolvimento sustentável do Paraná, a partir de ações de COOPERAÇÃO E/OU TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA entre agentes do setor de pesquisa e desenvolvimento e empresas ofertantes de produtos e serviços.

28/abril/2010 Palestra Rosa Alegria – Mídia para Paz Neste momento o site Mídia de Paz Paraná inicia sua atividades na cidade de Londrina. Com o propósito de ser um grande banco de releases, inspirador para imprensa local e espaço onde todas ao “boas noticias da cidade” estejam postadas o site tem a intenção de criar o hábito em nossa cidade de divulgar “boas práticas”.  www.midiadepazparana.org.br O site Mídia de Paz Paraná é fruto de um trabalho coletivo e integrado de várias instituições de Londrina interessadas em dar visibilidade a todas as “boas práticas” e  iniciativas de cidadãos, ONGs, universidades, faculdades, programas governamentais, programas de responsabilidade social de organizações empresariais,  que contribuam para construção de uma Cultura de Paz e Não-Violência em nossa sociedade. Pretende-se que o site, ao longo do tempo, se torne um portal compondo um grande banco de releases para os diversos veículos de comunicação locais e regionais. É objetivo do projeto servir de inspiração para as pautas para a imprensa de forma geral.

 25/nov/2010 Fórum Desenvolve lançou Manual de Indicadores 2010 e o estudo sobre Terceiro Setor de Londrina para a imprensa e comunidade. http://www.forumdesenvolvelondrina.org/v2/index.php. O Fórum Desenvolve Londrina (Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina) apresentou o trabalho realizado pela instituição no ano de 2010, que é formada por representantes de 36 entidades. Os cadernos: Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina – com dados estatísticos atualizados anualmente – e também o estudo específico, que este ano foi realizado sobre o Terceiro Setor: “A participação da Sociedade Organizada na Formulação, Implementação e Acompanhamento de Políticas Públicas”.  São 14 tópicos abordado no capitulo PRINCIPAIS SOLUÇÕES RELACIONADAS AO TERCEIRO SETOR EM LONDRINA pag 14, no tópico 14° temos: 14.Movimento Pela Paz -Promover a cultura de paz, de forma a estar presente permanentemente nas instituições de ensino em todos os níveis. – Incentivar as entidades sociais e empresariais de Londrina para apoiarem o movimento de cultura de paz. – Envolver grandes patrocinadores nos movimentos pela paz para deixarem de investir nos veículos de comunicação que privilegiam as notícias de violência, incentivando a mídia a divulgar ações de cultura de paz e ações solidárias de interesse coletivo.
http://www.forumdesenvolvelondrina.org/v2/download/estudo_2010.pdf

29/outubro/2010  O Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina foi convidado para receber o Título do  – Conselho Mundial de Cidadania Planetária 2010

27/abril/2011 Apresentação da experiência no Encontro Internacional “En pie de paz” – Cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural.

15/julho/2011 Apresentação da experiência ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências – NEP/UEPG – Ponta Grossa/PR

17/setembro/2011 Palestra Mídia de Paz: A contribuição da imprensa na construção do mundo sustentável, com jornalista André Trigueiro. O jornalista veio ministrar palestras e participar doabraço no lagoPosteriormente ele publicou no programa Cidades e Soluções da Globo News uma matéria de 22 minutos sobre o movimento com o titulo “Pacifistas de Londrina”. No programa tem a participação especial do Dalai Lama que fala sobre a construção de uma Cultura de Paz no Planeta. “Londrina tangibilizou a paz, não há mundo sustentável sem paz”  afirmou o jornalista quando visitou nossa cidade.

16/outubro/2011 Apresentação de trabalho no 4° Congresso Nós Podemos Paraná em Curitiba. Com a municipalização do Movimento Nós Podemos Paraná, movimento de Paz que propõe a colaborar com os ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/ 2000, programa da ONU que estabelece 8 grandes eixos de desenvolvimento sustentável em uma agenda global positiva, com metas claras e indicadores de acompanhamento, traz para Londrina uma condição inédita, os Movimento Nós Podemos Paraná e Movimento pela Paz e Não-Violência criam sinergia e atuam em muitos momentos de foram integrada. Foram realizadas 10 reuniões do Núcleo Nós Podemos Londrina (www.nospodemoslondrina.org.br ), sendo que vários integrantes do Núcleo são integrantes do COMPAZ.

17/julho/2012 COMPAZ recebe o SELO ODM. Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina – COMPAZ e o Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep, trabalha desde 2006 para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em sua segunda edição do Selo ODM (2012-2013), que visa reconhecer e divulgar trabalhos realizados por entidades públicas municipais e estaduais, privadas e do terceiro setor no Estado do Paraná, para o alcance dos ODM, certificou o Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando. O Movimento Nós Podemos Paraná declara que a certificação Selo ODM foi realizada através da instituição “COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz” e tem validade de 1 (um) ano a partir da entrega do Selo.

30/maio/2012 Diploma de Reconhecimento Público para o Coordenador do Londrina Pazeando Luis Claudio Galhardi, pela Câmara Municipal.

27 e 28/novembro/2014 Experiência de Londrina em Cultura de Paz será apresentada em Encontro Paranaense. “A Cultura de Paz em Londrina” será apresentada no 1º Encontro Paranaense de Práticas Restaurativas a ser realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2014 – Ponta Grossa no Paraná, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Comissão Estadual de Práticas Restaurativas e CEJUSC – veja depoimento do Juiz Leoberto Brancher (clique aqui

10/dezembro/2014 CONASP publica Moção de apoio ao Projeto de Lei 5057/2013, que proibirá venda de armas de brinquedo no Brasil (veja mais)

25/abril/2015 Audiência Pública – Justiça Restaurativa e Cultura de Paz Trabalho do Núcleo de Articulação para Implementar a Justiça Restaurativa em Londrina ( TJPR, OAB Londrina, Compaz, ONG Pazeando)