Contribuições das práticas restaurativas no ambiente escolar
Práticas e Justiça Restaurativa

As práticas restaurativas são fundamentais para as relações humanas. A expressão “Restaurar” nos remete a “recuperar, consertar, pôr em bom estado”.

Assim como em qualquer instância social, o ambiente escolar não está livre de tais conflitos. Muitas vezes, os conflitos (por motivos banais) são gerados devido ao senso de (in) justiça e essa sensação causa descontentamento. Diante disso, é imprescindível a prática do diálogo, onde oportuniza-se o relato do fato ocorrido e gera-se justiça, pois garante-se a ambas as partes envolvidas o “lugar de fala”, ou seja, oportuniza-se compreender os motivos das ações de ambos. Essa prática é oportunizada pelas   práticas restaurativas, que “recuperam” as relações.

Cabe a cada facilitador (no caso os educadores) mediar as situações coerentemente (de maneira imparcial). Dessa maneira, é possível resgatar valores nitidamente escassos nas relações humanas causadores de comportamentos geradores de conflitos. Comportamentos esses frutos da nossa saúde emocional, a qual é constantemente atacada por sentimentos negativos como: tristeza, ira, revolta, frustração… produzidos cotidianamente, através de experiências que muitas vezes nos remetem  a reproduzir atitudes negativas (as quais condenamos nas pessoas) que nos tiram a paz de espírito, tão necessária à convivência harmoniosa e,  consequentemente geram conflitos.

Toda ação gera uma reação: violência gera violência, gentileza gera gentileza (…) precisamos repensar nossas atitudes, melhorar nossa conduta a fim de pacificar nossas relações. Para isso, precisamos ser restaurados. Quanto às crianças, seguem exemplos, daí a importância de conviverem num ambiente dotado de bons exemplos, pois são reprodutoras de comportamentos, receptoras, carismáticas…. através delas, alcançaremos o mundo! Um mundo: “restaurado, recuperado, consertado, em bom estado”, como todo ser humano merece!

Implantação do Projeto “JUSTIÇA RESTAURATIVA”

 Em 2018, iniciou-se a implantação do Projeto “Justiça Restaurativa na Escola Municipal “Eugênio Brugin”. Na ocasião, foi desenvolvido um “Círculo Restaurativo” com os professores para refletir acerca do ano letivo. Desde então, tem-se desenvolvido as práticas restaurativas com as crianças e os professores. As atividades propostas tem oportunizado a mediação de conflitos e, consequentemente, favorecido a convivência harmoniosa do grupo e, o mais importante, oportunizando relações saudáveis.

TEXTO: Professora Janaina Neves (Escola Municipal “Eugênio Brugin).

ATIVIDADE: “Trilha da Paz” – material fornecido pelo COMPAZ e PAZEANDO.
ATIVIDADE: Círculo Restaurativo com as crianças – Tema: Respeito”.
ATIVIDADE: Círculo Restaurativo com os professores.