Equipe da gerência de formação continuada da SME
Secretaria Municipal de Educação
Viviane Barbosa Perez.

A Educação que sonhamos para Londrina!

Se perguntares a um educador, “o que sonhas para tua cidade nos próximos 20 anos?” é bom se preparar, pois não lhe faltará inumeráveis páginas para sonhar! Para simplificar, vou apenas tudo listar. E em 2040, para minha cidade, vamos com garra lutar para tudo isso assegurar…

  • Vagas para todas as crianças, sem critério colocar!
  • Espaços de Educação Infantil com parques, gramados, solários, hortas e outros para nossos pequenos alegrar!
  • Escolas com boa estrutura e muitos equipamentos para nela se desejar estar!
  • Laboratórios, quadras cobertas, salas multimídias e de leitura para todo jovem, seu talento demonstrar!
  • Professores bem formados, que gostem de ensinar!
  • Famílias que assumam de fato, o seu papel de educar, amar e cuidar!
  • Participação dentro da escola, para a educação democratizar!
  • Aprendizagem de qualidade para o aluno uma base ganhar!
  • Escolas promotoras de paz, com o PROGRAMA V.I.D.A. a inspirar!

Mas isso tudo não vem por acaso, cada uma precisa se comprometer!
Para uma educação de qualidade, um pacto é preciso estabelecer!
Que nunca falte dos governantes, interesse em promover
Uma educação para todos, com qualidade a exercer
Que nunca falte aos educadores, o sentido de combater
A falta de conhecimento que às vezes insiste em ascender
Que nunca falte à Londrina, o sonho e desejo de ser
A cidade que no Brasil, mais educação faz acontecer!

1-) PORTAL DA PREFEITURA https://portal.londrina.pr.gov.br/educacao-e-a-covid-19

2-) REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2020
https://portal.londrina.pr.gov.br/educacao-e-a-covid-19/replanejamento-pedagogico

3-)TODAS AS AULAS E ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA VIDA
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1u_tfmGQgkmWsBFxPi_QQEPfXGerwVo5s

4-) REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2021
https://docs.google.com/document/d/144X5-jf3qACmeL_0h6GtTiQNy8Rh6sMEIF16pJ6yKL8/edit

Assista a Professora Carla Cordeiro mostrando ao COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz com o Programa V.I.D.A. foi estruturado e como funciona  https://www.youtube.com/watch?v=Q-ImiwH7TZc

São mais de 43.000 alunos de quase 5.000 professores envolvidos. Pautado na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o programa agrega com preceitos da Justiça Restaurativa, que foi implementada na rede municipal por meio da Lei Municipal nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016.

Você que é aluno já viu o “Vidinha”, Kiko ou a Serena. Eles ajudam a Professora Carla e Andrea da Equipe do Programa V.I.D.A. a levar as informações do dia a dia sobre Valores – Inclusão – Desenvolvimento Humano e Afetividade. São vídeo aulas semanais que chegam à casa dos alunos através do link postado pela escola. As aulas envolvem os alunos em situações que deverão pensar em suas emoções e sentimentos, contando com apoio de pessoas da família ou mais próximas a eles, nesses momentos de isolamento social impostos pela Pandemia. O Programa também conta com círculos de diálogo no retorno as aulas presenciais sobre os temas desenvolvidos nos vídeos.

VEJA MATÉRIA DO BLOG DA PREFEITURA  https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=91145

Programa V.I.D.A. garante acolhimento a alunos da rede municipal

Iniciativa lançada no ano passado prossegue em 2021, levando inclusão, desenvolvimento humano e afetividade a alunos, servidores e comunidade em geral

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá continuidade, neste ano, ao Programa V.I.D.A., implantado pela Rede Municipal de Educação no início de 2020. A iniciativa surgiu da necessidade de trabalhar com acolhimento e se atentar aos cuidados com os alunos, servidores e comunidade em geral. Com a pandemia, o programa se fez ainda mais presente, se adaptando a círculos de diálogos virtuais e vídeoaulas para alunos, com a possível participação das famílias.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que a iniciativa foi implantada para trabalhar, com os alunos, seus sentimentos, além de valores como respeito ao próximo. “Agora, com a pandemia, o programa faz ainda mais sentido, porque as pessoas começaram a viver um isolamento que antes não viviam, por isso foi muito importante, neste momento, trabalhar com o Programa, porque ele nos aproximou dos alunos e seus familiares, dando um espaço para que eles pudessem falar sobre isso”, enfatizou.

O Programa V.I.D.A. – cujo nome significa Valores; Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade – foi retomado nesta semana, com vídeoaulas voltadas para alunos das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. O primeiro vídeo, com o tema “Celebração de Volta às Aulas”, já contabiliza 12 mil visualizações. Nele foi feita uma apresentação da equipe e uma explicação sobre como o programa se dará durante o ano.

A responsável pelos Projetos Pedagógicos e Eventos da SME, Carla Cordeiro, contou que, atualmente, o programa está disponibilizando uma vídeoaula por semana. Os vídeos são produzidos por professores da SME e estão disponíveis na página da Educação no portal da Prefeitura de Londrina. “Quando voltarmos com ensino combinado ou presencial, continuaremos com os vídeos para os alunos assistirem em casa sempre com uma atividade envolvendo a família. Na escola serão realizados círculos de diálogos com o professor regente, onde a criança terá oportunidade de expressar seus sentimentos e como lidar com eles”, explicou.

Dentre as ações do programa estão: Círculos de Diálogos (relacionamentos, estreitamento de vínculos) para professores, servidores da SME e comunidade; Círculos de Diálogos para resolução de conflito em qualquer situação presente nas unidades escolares; Formação de Professores para trabalhar com práticas restaurativas; Círculos de Diálogos e Vídeosaulas para os alunos, com objetivo de acolher, conhecer e como fazer com as emoções presentes no dia a dia.

O programa também elabora atividades impressas para alunos que não têm conectividade, enviadas nos kits escolares. E, para este ano, está programada a veiculação de caderno sobre o programa, voltado ao professor. Em 2020, foram realizados, por meio da iniciativa, 50 círculos de diálogos com servidores e famílias, 15 círculos de diálogos virtuais com alunos de diferentes unidades escolares; 35 vídeoaulas e sete lives de acolhimento a professores e familiares, com diferentes convidados, as quais registraram uma média de 5 mil visualizações, via transmissão pelo YouTube.

A iniciativa é baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do Direito de Aprendizagem (Competências), da Justiça Restaurativa, Amor Exigente e Projeto de Professores Mediadores que também atuam nas unidades escolares com círculos de diálogos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a responsável pelos Projetos Pedagógicos e Eventos da SME, Carla Cordeiro. Telefone disponível no N.com, no 3372-4611. Matéria em N com de Dayane Albuquerque