St. James’ International School – Bilingual Education
Av. Gil de Abreu e Souza, 1850
Bairro:  Royal Park Residence CEP: 86058-100
Fone: 43.33343-3535 

Diretora:  Márcia Kobayashi
E-mail coordanosiniciais@stjames.com.br

Texto 
Pietra Viotto Prandini Pereira
Idade:7 anos –  Série: 2º ano – anos iniciais

Oi, me chamo Pietra, tenho 7 anos, estudo no St. James.
Morei em Santo Domingo, na República Dominicana, Quito, no Equador; em Lima, no Peru; e em Beirute, no Líbano.
Mas, vim nascer em Londrina, então sou PÉ VERMELHO.

Ano passado voltamos correndo para o Brasil, por causa do coronavírus. Fomos morar na casa da vovó. Ela é a vovó da Paz. Não gosta de briga e de criança triste ou chorando. Lá tem o DADO DA PAZ. Aprendi a jogar lixo no lixo e a reciclar, guardar tampinhas, latinhas, papel.

Em 2040, quero que Londrina continue sendo a cidade da Paz, a cidade que mais recicla no Brasil. E que tudo seja muito bom e todo mundo faça a coisa certa.
FIM

Desenho 
Pietra Viotto Prandini Pereira
Idade:7 anos –  Série: 2º ano – anos iniciais

Maria Aparecida Prandini Pereira
Presidente do COMPAZ – Gestão 2021-2025

2040 – LONDRINA CIDADE DA PAZ

Por que acreditar?
O Movimento pela Paz e Não-violência Ativa em Londrina existe há 21 anos.
Iniciou com a OSCIP Londrina Pazeando, incrementado depois com a criação do COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz.  Juntos trabalhamos na promulgação de várias leis municipais, todas mencionadas no início deste livro.
Consolidado e atuante, participa de diversos grupos, tais como o Forum Desenvolve Londrina, Núcleo Rede do 3° Setor da ACIL dentro do Programa Empreender, Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher,  Comitê da Justiça Restaurativa, Comitê da Economia Criativa, Comitê de Combate à Violência Contra a Mulher do GMDB, Mídia de Paz Paraná etc. e tal.

O desalento inicial gerado pela pandemia do coronavírus foi rapidamente substituído pelos benefícios gerados com a flexibilização das reuniões virtuais, gerando contato com diversas autoridades e pensadores sobre Paz, e maior participação de nossos próprios conselheiros. 

Graças ao grande intercâmbio, a adesão das universidades locais através do NEP (Núcleo de Estudos para a Paz) foi um importante passo para a produção de conhecimento sobre Cultura de Paz.  Nosso Curso Virtual sobre Cultura de Paz também surpreendeu pelo número de inscrições.

Por que não inovarmos?
Acompanhem a proposta expressa na proposta número 43 da Agenda de Haia de 1999!
“Desmilitarizar a Economia Global pela redução dos Orçamentos Militares e redistribuir os recursos para os Programas de Segurança Humana”.

A Paz do Século XXI exige que os recursos que durante o Século XX se destinaram a gastos militares sejam reorientados para programas civis de proteção da segurança humana.  O controle de armas e munições deveria  redundar em drásticas reduções das armas e das forças e orçamentos militares.
A desmilitarização exigiria uma transformação da economia militar em uma economia de paz através da alocação de recursos e programas que garantam o bem-estar dos cidadãos do mundo – que permita exercer os direitos humanos elementares ao alimento,  à educação, ao trabalho, à saúde, à segurança e à paz.
Exigiria a adesão mundial à Carta das Nações Unidas e ao desenvolvimento de estruturas de segurança não-militares para a construção da paz.
Um primeiro passo nesta direção de maior controle de armas e munições e em direção à desmilitarização, seria o endosso pelo Apelo de Haia pela Paz à PETIÇÃO DAS MULHERES PELA PAZ, que insta à “redução anual de 5% nos gastos militares durante 5 anos e à reorientação destes recursos substanciais para os programas de segurança humana e educação para a paz”.

Finalizando, vivenciaríamos o novo conceito sobre Paz, não mais a romântica pombinha branca, não mais a máxima de que ‘’Paz é a ausência de guerras”, mas sim, que Paz é a PRESENÇA de Políticas Públicas adequadas que propiciem condições plenas dos direitos sociais, estabelecidos em nossa Constituição.