Universidade Estadual de Londrina – UEL
Prof Dra Mara  Solange Gomes Dellaroza
Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL

A Extensão Universitária como caminho de Construção da Paz

As universidades são muito conhecidas por suas pesquisas e ensino, mas o triple que compõe o eixo de ação das Instituições de Ensino Superior inclui também a Extensão. Resumidamente  Extensão são ações (projetos, cursos  e eventos) voltados para a comunidade com o objetivo de realizar uma experiência dialógica, interdisciplinar de troca e criação de novos saberes que transformarão a realidade social com foco no bem comum.

Participar da Extensão era uma livre opção de alunos que mais se interessavam por este tipo de atividades. A partir de dezembro de 2018, a Extensão passará a ser obrigatória nos cursos de graduação, onde 10% da carga horária terá que ser cumprida em atividades de Extensão. Esta mudança é denominada Creditação da Extensão.  

Acreditamos que as atividades de Extensão levarão nossos alunos e docentes a uma maior proximidade com a realidade da comunidade.  Ações realizadas em diferentes contextos e locais, e, voltadas ao atendimento de pessoas vulneráveis  e de diversas realidades sociais, nos ajudarão a formar profissionais mais sensíveis e empáticos as necessidades e condições de vida do outro.

Esperamos  que a Extensão favorecerá um aprendizado interdisciplinar, por meio do qual futuros profissionais procurarão construir em equipe, e,  em conjunto com a comunidade, novas soluções para os problemas, exercitando assim efetivamente um trabalho que agrega conhecimento científico, diálogo e solidariedade verdadeira.

Nossa esperança é que possamos assim, formar profissionais competentes que poderão realizar-se econômica e profissionalmente, e, aptos também a oferecer um retorno efetivo ao coletivo da sociedade onde viverão,  contribuindo por uma paz, consolidada na escuta, respeito e diálogo com o outro para efetivação de um bem comum.