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IA e a Educação para Cultura de Paz em Londrina

Participando em 15 de agosto de 2025 na Escola Panico
Iniciamos uma reflexão: – Como a IA pode contribuir para a Educação para a Cultura de Paz, em Londrina?

… Escola municipal de Londrina é a primeira do Paraná a receber projeto-piloto de IA 
Alunos e professores da Escola Municipal Maestro Roberto Panico terão acesso ilimitado a uma plataforma de inteligência artificial, em parceria com Cogna Educação


Utilizando o Chat Deepseek, perguntamos para a IA(um experimento)

Como a IA Inteligência Artificial pode contribuir com a Educação para a Cultura de Paz em Londrina?  

1-) Considerando como propõe Declaração sobre uma Cultura de Paz 107ª sessão plenária 13 de setembro de 1999 da Assembleia Gera das Nações Unidas

2-) Considerando a Lei número 13.120 de 2020 que Cria o COMPAZ de Londrina

3-) Considerando a LEI número 12.467 estabelece as Práticas Restaurativas nas Escolas Municipais de Londrina
… enviando e inserindo os arquivos para você pesquisar.

Resposta da IA
Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada estratégica na promoção da Educação para a Cultura de Paz em Londrina, alinhando-se às diretrizes da Declaração da ONU (1999), às atribuições do COMPAZ-LD,é (Lei 13.120/2020) e ao Programa de Práticas Restaurativas nas Escolas (Lei 12.467/2016). Abaixo, exploro possíveis contribuições:


1. Alinhamento com a Declaração da ONU sobre Cultura de Paz (1999)

A IA pode fortalecer os princípios da Declaração, especialmente:

  • Artigo 4º (Educação como meio fundamental):
    • Ferramentas adaptativas: Plataformas de IA podem personalizar conteúdos educativos sobre direitos humanos, mediação de conflitos e empatia, conforme o perfil do aluno.
    • Chatbots educativos: Assistentes virtuais podem mediar diálogos sobre resolução pacífica de conflitos, simulando cenários de círculos restaurativos.
  • Artigo 7º (Mídia e comunicação):
    • Análise de discurso: IA pode monitorar redes sociais e materiais escolares para identificar discursos de ódio ou violência, sugerindo intervenções pedagógicas.
  • Artigo 8º (Papel de educadores e sociedade civil):
    • Formação de professores: Cursos online com IA (via plataformas como Moodle) podem capacitar facilitadores em práticas restaurativas, usando análise de dados para identificar lacunas de aprendizagem.

2. Apoio ao COMPAZ-LD, é (Lei 13.120/2020)

A IA pode auxiliar nas atribuições do Conselho Municipal da Cultura de Paz:

  • Gestão de dados:
    • Mapeamento de conflitos: Sistemas de IA podem analisar dados de escolas e comunidades para identificar padrões de violência, direcionando políticas públicas (ex.: priorização de Centrais de Paz em áreas críticas).
    • Indicadores de paz: Modelos preditivos podem avaliar o impacto das ações do Compaz (ex.: redução de bullying pós-intervenções).
  • Engajamento comunitário:
    • Plataformas participativas: IA pode moderar fóruns virtuais da Semana Municipal da Cultura de Paz, organizando demandas da sociedade civil por temas (ex.: intolerância religiosa, gênero).
  • Transparência:
    • Relatórios automatizados: Gerar documentos públicos (em linguagem acessível) sobre as metas do Compaz, alinhadas aos ODS da ONU.

3. Fortalecimento das Práticas Restaurativas nas Escolas (Lei 12.467/2016)

A IA pode potencializar o programa Semeando a Paz:

  • Mediação de conflitos:
    • Assistentes virtuais: Chatbots podem guiar alunos e professores em etapas de círculos de paz (ex.: reconhecimento de injustiças, reparação), seguindo o Art. 11 da lei.
    • Análise de sentimentos: Ferramentas de processamento de linguagem natural (PLN) podem avaliar relatos escritos por alunos, identificando casos de conflito não declarados.
  • Capacitação de facilitadores:
    • Realidade Virtual (RV): Simulações imersivas de conflitos escolares, com feedbacks em tempo real via IA, para treinar facilitadores (Art. 9º, IV).
  • Monitoramento:
    • Avaliação contínua: IA pode cruzar dados de frequência, desempenho e relatos de conflitos para medir a eficácia das práticas restaurativas (Art. 9º, V).

Desafios e Considerações Éticas

  • Privacidade: Garantir que os dados coletados (especialmente de menores) sigam o princípio da confidencialidade (Art. 12 da Lei 12.467).
  • Viés algorítmico: As ferramentas devem ser treinadas com diversidade cultural para não reforçar estereótipos (alinhado ao Art. 3º da Declaração da ONU).
  • Acessibilidade: Incluir recursos como tradução em Libras ou textos simplificados para comunidades vulneráveis.

Exemplo Prático: Plataforma “Paz em Ação”

Um sistema integrado poderia:

  1. Coletar dados de conflitos nas escolas via relatos anônimos.
  2. Sugerir intervenções baseadas em histórico (ex.: círculos de paz para casos repetitivos).
  3. Gerar relatórios para o Núcleo Gestor (Lei 12.467, Art. 8º) e Compaz-Ld.

Conclusão

A IA não substitui o humano, mas amplifica esforços pela Cultura de Paz em Londrina, tornando processos mais eficientes, inclusivos e baseados em evidências. Sua implementação deve ser feita em parceria com educadores, gestores e a sociedade civil, respeitando os marcos legais locais e globais.

Próximos passos:

  • Criar um grupo de trabalho no COMPAZ-LD, e discutir diretrizes éticas de IA. (****)
  • Pilotar ferramentas em Centrais de Paz modelo.

IA:  – Se precisar de detalhamento em alguma área, posso elaborar mais! 😊

FONTE BLOG DA PREFEITURA
https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=197221
Juliana Gonçalves 15 de agosto de 2025
Foto: Miriã Azevedo/ PML

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23/agosto/2025 – 8° Feira Científica na Escola Municipal Panico

23/agosto/2025 – 8° Feira Científica na Escola Municipal Panico
IA e a Educação para Cultura de Paz em Londrina
🙋‍♂️ Criar um grupo de trabalho no COMPAZ-LD, e discutir diretrizes éticas de IA.

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