FONTE:  Revista Linha
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/1040

ARTIGO CIENTÍFICO
Palavras-chave: cinco pedagogias da paz;  dignidade;  Joaquín  Herrera Flores; Nei Alberto Salles Filho; teoria crítica dos direitos humanos
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https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26416/18898

Articulações entre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos e a proposta teórico-metodológica das Cinco Pedagogias da Paz: possíveis caminhos para a dignidade humana a partir da educação

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Articulações entre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos e a proposta teórico-metodológica das Cinco Pedagogias da Paz: possíveis caminhos para a dignidade humana a partir da educação

Resumo
Este estudo objetivou tecer articulações entre a perspectiva crítica dos direitos  humanos  elaborada  por  Joaquín  Herrera  Flores  (2009)  e  a proposta    teórico-metodológica    das    Cinco    Pedagogias     da    Paz sistematizada  por  Nei  Alberto  Salles  Filho  (2016)  como  ferramenta pedagógica   voltada   ao   (re)conhecimento   dos   direitos   humanos,   à promoção  da  dignidade  humana  e  à  construção  da  paz  no  campo educacional. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica metodológica de pesquisa bibliográfica com base nas obras de Herrera   Flores   (2005,   2009),   Salles   Filho   (2016,2019)   e   outras produções    científicas,    sem    recorte    temporal,    considerando    a convergência  entre  as  abordagens  teóricas.A  concepção  crítica  dos direitos humanos proposta por Herrera Flores (2009) concebe que tais direitos são produtos culturais resultantes de processos de lutas sociais diante   das   desigualdades   decorrentes   do   modelo   de   sociedade vigente.  A  efetividade  desses  direitos  acontece  quando  ações  sociais são   empreendidas   para   materializar   a   dignidade   humana   (Herrera Flores,  2009). As  Cinco  Pedagogias da  Paz  formuladas  por  Salles  Filho (2016)    constituem   uma   proposta   teórico-metodológica   que   visa promover  reflexões  e  problematizações  sobre  as  múltiplas  formas  de desumanização e violências presentes na sociedade, contribuindo para a  construção  de  uma  cultura  de  paz.  O  compilado  proposto  por  este estudo  evidencia  que,  apesar  de  partirem  de  campos  distintos  (o jurídico e o educacional), de epistemologias e abrangências diferentes, ambas as ideias se coadunam ao apontar a importância e a necessidade da    conscientização    e    do    engajamento    crítico    dos    sujeitos    e movimentos  sociais  na  luta  pela  dignidade,  justiça  e  transformação social, através do uso dos direitos humanos como instrumento político.

Palavras-chave: cinco  pedagogias  da  paz;  dignidade;  Joaquín  Herrera Flores; Nei Alberto Salles Filho; teoria crítica dos direitos humanos

Cintia Daiane da Silva Eurides Universidade Estadual de Ponta Grossa –UEPG –Ponta Grossa/PR –Brasil cintia.uepg@gmail.com

Nei Alberto Salles Filh0Universidade Estadual de Ponta Grossa –UEPG –Ponta Grossa/PR –Brasil nsalles@uepg.br

Para citar este artigo: EURIDES, Cintia Daiane da Silva; SALLES FILHO,Nei Alberto.Articulações entre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos  e  aproposta  teórico-metodológica  das  Cinco  Pedagogias  da  Paz:  possíveis  caminhos  para  a dignidade  humana  a  partir  da  educação. Revista  Linhas,Florianópolis,  v.  26,  n.  61,  p. 227-256, maio/ago. 2025.
DOI: 10.5965/1984723826612025227http://dx.doi.org/10.5965/1984723826612025227

O Professor *Dr. Nei Alberto Salles Filho* da Universidade Estadual de Ponta Grossa Pr, é o coordenador do NEP/UEPG, e proferirá a palestra dentro da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Paz de Londrina em *08/MAIO/2024*, apresentando a experiência de Ponta Grossa.
VER MAIS https://www.youtube.com/watch?v=7y-NUV0cym8

É bem provável que ele venha a Londrina na 8° Semana Municipal da Justiça Restaurativa em 17/nov/2025 no CEAL/SINDUSCON

Veja sobre a 8° Semana JR
https://londrinapazeando.org.br/programacao-da-8-semana-municipal-da-justica-restaurativa-2025/