Série Londrina Pazeando Pacifistas

O Londrina Pazeando – Movimento pela Paz e Não-Violência, que trabalha com a Educação para Cultura de Paz, proposta da ONU/UNESCO de 1999.

Com objetivo lúdico e pedagógico visa inspirar pessoas (crianças e adultos) no exemplo de vivências de personalidades da humanidade, que contribuíram e continuam a contribuir com a Construção de uma Cultura de Paz.

Produzido por artesãos londrinenses ligados à Economia Solidária o produto pedagógico gera renda para os trabalhadores e para a OSC Londrina Pazeando e conta com o apoio do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz

Sobre os Pacifistas

Você vai se encontrar com Mahatma Gandhi, Dalai-Lama, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns, Maria Montessori, Malala Yousafzai, Chico Xavier, Nelson Mandela e Seo Pacífico (personagem da OSC Pazeando)

Seo Pacífico: é um homem sábio que já viveu muito, culto e estudioso, ele traz os princípios para trabalhar uma Educação para a Cultura de Paz. Apesar de sua idade é conectado à tecnologia da informação e, através das redes sociais, está sempre se atualizando, propondo novas iniciativas que nos leve a uma sociedade cada vez mais pacifista e democrática.

Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, Geórgia/USA, filho e neto de pastores batistas negros. Em 1963, quando a campanha anti-racista reuniu mais de 200.000 pessoas em uma concentração diante do monumento de Lincoln, em Washington, pronunciou o famoso discurso “Eu tenho um sonho”, manifestando a esperança na fraternidade universal. Influenciado pela filosofia de não-violência de Gandhi, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

O 14.º Dalai Lama Tenzin Gyatso nasceu com o nome de Lhamo Thondup em uma família de agricultores na aldeia de Takster, leste do Tibet. Já aos 2 anos é reconhecido como a reencarnação de Sua Santidade Dalai Lama, e começa seus rigorosos estudos do budismo, de história e filosofia. Assume o poder político em 1950, quando o Tibet foi ocupado pela China. Exilado em Dharamsala, Índia, desde 1960, recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989. Costuma dizer, “Eu sou um simples monge budista — não mais, não menos”.

“Mahatma” Gandhi: Mohandas Karanshand Gandhi, nasceu em Cathiawar, província de Bombaim na Índia, em 2 de outubro de 1869. Líder de 250 milhões de hindus, que viam nele a encarnação dos ideais do povo e dignidade nacional na maior concentração de tantos adeptos dispostos a darem a vida pelo guia espiritual. Depois de lutar durante 50 anos, em 1946 dedicou-se à pacificação dos dois grupos religiosos – o Muçulmano e o Hindu. O falecimento de Gandhi foi mais do que uma tragédia nacional: para indianos é a morte de um “Deus”.

Madre Teresa de Calcutá: Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 27 de agosto de 1910 em Skopje, na Macedônia. Na Índia, adotou a cidadania indiana e mudou-se para as favelas. Em 1948, ela fundou a Ordem das Missionárias da Caridade, organizando dispensários e escolas ao ar livre. Fundou inúmeros centros para cegos, idosos, leprosos, aleijados e moribundos. O governo indiano concedeu-lhe, em 1963, a medalha “Senhor do Lótus” e em 1971, o Papa Paulo VI concedeu à madre Teresa o primeiro Prêmio João XXIII da Paz.

Zilda Arns. Nascida em Forquilhinha (SC), em 25 de agosto de 1934, a Dra.Zilda Ars, médica pediatra e sanitarista, trabalhou incansavelmente por melhor saúde, nutrição, educação e cidadania nas comunidades mais pobres. Ao falecer, em desabamento no terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010, estava em plena atividade na sua solidariedade à vida.  Pelo trabalho na área social em inovadores programas ajudando milhares de bebês e crianças em famílias carentes, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

Maria Tecla Artemisia Montessori, educadora que nasceu na Itália em 31 de agosto de 1870, pedagoga e também médica, criou com a união dos saberes, o Método Montessori onde a criança observa e trabalha fazendo as conexões com estímulos físicos e mentais. Faleceu em 6 de maio de 1952, ficando na história como a grande representante da educação em sua forma mais abrangente, ao considerar a criança em seu ambiente como base da educação intelectual que temos até hoje.

Malala Yousafzai, nascida no Paquistão, é conhecida pela defesa dos direitos civis e educação das mulheres em seu país, onde o Taliban proibiu a frequência as escolas. Meses depois do atentado, voltando da escola, pode discursar nas Nações Unidas dizendo: “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução”. Foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014.

Chico Xavier – Francisco Cândido Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo (RS) em 2 de abril de 1910 foi o médium mais conhecido no Brasil, no incansável trabalho de atendimento aos necessitados, física e espiritualmente. Em 1980, já eram mais de 2.000 instituições de caridade amparadas pelos direitos autorais dos seus livros e campanhas beneficentes Foi Indicado por duas vezes (1981 e 1982) ao Prêmio Nobel da Paz, reconhecendo-se internacionalmente a sua humildade, bondade e dedicação.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu na África do Sul em 18 de julho de 1918, advogado, como rebelde e ativista contra o regime de segregação racial passou 27 anos em prisões, se tornando um modelo mundial de persistência e resistência. Ao sair da prisão, por pressão internacional, foi Presidente da África do Sul, de 1994 a 1999, notável pacificador entre as pessoas e inspirador de muitos movimentos nos países da chamada “África Negra”, sendo o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Lançamento foi neste dia 05 de maio de 2022 durante a Feira na Praça Dia da Mães no calçadão. O Núcleo Rede do 3° Setor do Programa Empreender da ACIL, foi convidado a participar. Nesta foto a OSC Londrina Pazeando está em um Stand compartilhado com Epesmel e o Clube da Mães

Os AVATARES PACIFISTAS estão sendo vendidos por R$ 25,00
VOCE QUER UM OU TODOS?
Entre em contato no whatsapp 43.9.9996-1283 que te falamos onde encontrar.

Espaço CoopConecta SICREDI
Avenida Ayrton Senna número 555
Fone: 43.9.9627-4645

Conselheiros do COMPAZ

Esta é a Marina, ela o chama de Sr Martin Luther King, e diz que precisamos ser gentis, como ele, uma gracinha! Descrição da mamãe dela a Nandi que trabalha no SICREDI, e comprou de presente este AVATAR Pacifista do Londrina Pazeando.

A proposta do Pazeando é resgatar com as crianças a biografia dos pacifistas. Atualmente as crianças conhecem o Homem de Ferro, o Homem Aranha, o Thor, o Hulk etc.

“Heróis” muito violentos e muitas vezes polêmicos, que não são de muito diálogo, mas sim de força bruta (pois eles têm poderes sobre humanos). Atualmente fazem parte do imaginário infantil, filmes, desenhos, bonecos, brinquedos … estão aí e compõem o mundo da fantasia infanto juvenil, e até de adultos que já cresceram vendo-os. Queremos que as crianças, se interessem e vejam pessoas sem poderes sobre naturais, humanas, mas que fizerem coisas maravilhosas, coisas incríveis, que mudaram a sociedade e influenciaram e continuam a influenciar ainda, como Mahatma Gandhi, Dalai-Lama, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá. Depois teremos outros (as)

15h00 – Contação de história os Super Heróis PACIFISTAS Conselho Tutelar e Professoras mediadoras, foi no evento 11/agosto/2022 ROLÊ NA JUSTIÇA veja mais sobre o evento http://londrinapazeando.org.br/role-da-justica-regiao-sul/