CEEBJA Professor Manoel Machado
Rua Maria da Glória Barroso Casarin, nº 100
Jardim Del Rey CEP:  86045 130
Telefone: (43) 3315 7676
Diretora: Ivoneide Aparecida Parra
E-mail ldaceebjamanoelmachado@seed.pr.gov.br    

Professor coordenador dos trabalhos
Anísia Vieira de Oliveira

Lembrança da infância

Eu me senti bem jogando, pois, o jogo ensina que devemos respeitar as diferenças e dialogar em qualquer circunstância. Entendi que pazear é um verbo e pazeando nós podemos chegar ao caminho da paz. 
Na trilha da paz, joguei o tempo todo rindo e me divertindo com meus amigos. Esse jogo pôde me fazer sentir uma criança novamente e ao jogar, me fez voltar ao tempo de escola.
O jogo mostra também que devemos respeitar as diferenças em qualquer que seja as circunstâncias e que pazeando podemos encontrar o caminho da paz e a paz nos alegra.  Pazear nesses 20 anos na cidade de Londrina faz nos refletir sobre a não-violência.
Adriano Rodrigues dos Santos
31 anos Série: EJA ensino fundamental

Paz é o caminho

Eu fiquei muito contente, me transmitiu paz e um incentivo educacional, pois mostra bom exemplo para um bem viver. Aprendi que não existe um caminho para a paz e sim que a paz é o caminho.  Desta forma, o jogo ensina que no diálogo tudo se resolve.
Foi uma ótima experiência, pude aprender sobre o que o jogo quer nos passar sobre a paz. Assim, é muito importante esse pazear que eu mesmo não conhecia e fiquei sabendo que existe há 20 anos.
Aprendi jogando a Trilha da Paz que é muito importante entre as pessoas serem mais generosas, redescobri a solidariedade. Devemos ouvir para compreender, respeitar a vida. O jogo também nos passa sobre a importância do diálogo. Em uma simples atividade nos ensina a ver o mundo de uma forma diferente, ao mesmo tempo, ter uma imensa alegria e prazer jogando a Trilha da Paz e aproveitando ao máximo tudo o que o jogo nos oferece.
Claudio Fagner Pedroso
39 anos Série: EJA ensino fundamental

O meio ambiente precisa de paz

Eu tive uma sensação boa. Aprendi mais sobre como proteger o meio ambiente e também a não praticar a violência. O jogo nos ensina a ter um futuro melhor por meio da paz.  Pazear significa harmonia, significa estar bem consigo e com a vida.
O jogo também nos faz pensar sobre o meio ambiente. O nosso dia a dia está sendo muito afetado por grandes destruições ambientais, seja pelas queimadas em nosso Pantanal e na Amazônia, desmatamento na mata Atlântica e outras áreas de preservação que existem em nosso Brasil.
Os dias estão cada vez mais quentes, animais, símbolos do nosso país estão sumindo da fauna e muitas árvores desaparecendo. Tudo isso irá refletir daqui uns anos se não fizermos nossa parte, assim como nossos políticos e autoridades precisam olhar a realidade. Todos irão sentir o desequilíbrio ambiental.
Além disso, os povos indígenas estão perdendo seu lugar na natureza, os garimpeiros cada vez mais, ganhando espaço, usando de violência e desmatando sem limites.
Está na hora de nos unirmos por um futuro melhor para nosso meio ambiente. Todos os juntos por um só objetivo: Um planeta sustentável.  
Leandro de Moraes
30 anos Série: EJA ensino médio

Jogar e respeitar

O jogo é muito legal e me senti muito bem. Passa conhecimento das leis e ensina que não devemos praticar a violência. É muito bom um jogo em que podemos nos divertir e principalmente aprender.
Aprendi que temos uma lei municipal que dá selos para as lojas não venderem armas de brinquedo, são mais de 80 lojas. Aprendi também que a proposta dos jogos cooperativos é jogar com o outro e não contra o outro.
Aprendi que a ONG Pazeando Londrina tem um jogo pela internet podendo ser jogado também no celular. Por meio do jogo aprende- se que a Justiça Restaurativa ensina que devemos dialogar para resolver nossos conflitos, aceitar e respeitar nossas diferenças. Cada um pode ser do jeito que deseja desde que respeite as leis e as pessoas.
O jogo ensina, é bom e podemos aprender várias situações importantes com leis e principalmente respeitar um ao outro. Além disso, é importante porque aprender é cultura.
Foi importante nesses vinte anos pazear, no sentido de conversar, dialogar, aprender novas leis, respeitar o crescimento de Londrina, assim como acreditar que temos regras para seguir e assim valorizar ainda mais nossa Londrina.
Rogério Maurício de Moraes
40 anos Série: EJA ensino médio