Centro Universitário Filadélfia – Unifil
Diretor: Dr. Eleazar Ferreira
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Professor coordenador dos trabalhos:
João Ricardo Anastácio da Silva
Texto de aluno Universitário
Nicolas de Siqueira Mendes
O sonho dele é a paz
“Todo mundo está falando sobre revolução, evolução, inflação […] Tudo o que nós estamos dizendo é: Dê uma chance à paz!”. Extraído da música “Give Peace a Chance”, de John Lennon, o verso reflete a preocupação do artista sobre a necessidade de se viver o pacifismo. No cenário hodierno, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, visam sanar tal demanda e promover as sustentabilidades. À vista disto, e à luz dos pensamentos de pacifistas da história mundial, discorre o texto a seguir.
De início, memora-se a atuação histórica do pastor e ativista norte-americano Martin Luther King Jr., um dos mais notáveis pacifistas. Há décadas atrás, suas manifestações pacíficas e repúdio ao uso da violência lutavam contra a segregação racial e conquistavam direitos em seu país. Hoje, sua forma de pensar e conduta servem de exemplo para alcançar os ODS 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Os recentes ataques discriminatórios ao jogador de futebol Vinícius Júnior, é um dos exemplos que comprovam o escopo.
Ademais, aproveitando o adentramento no contexto brasileiro, vale ressaltar, também, o papel prestigiado que o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire teve no Brasil (e no mundo). Em suas obras, o professor buscou enaltecer a imagem do aprendiz e dar aos alunos um papel mais ativo na própria educação. Freire via o estudo como um poderoso meio de transformação social, e são tais ideais que, atualmente, podem o correlacionar com o progresso do ODS 4 (Educação de Qualidade), um ponto substancial no desenvolvimento nacional.
Depreende-se, portanto, o quão importante é a inspiração e a continuação do legado dos pacifistas ao se tratar da construção de uma Terra sustentável. A lei Municipal de Londrina nº 12.467, quando diz: “[providenciar] atividades de pedagogia social promotoras da Cultura de Paz e do Diálogo”, serve de tal alento.
As instituições de ensino devem, com o influxo da massa popular, providenciar espaços de diálogo civilizados, organizando reuniões, a fim de que, através do aprendizado e prática restaurativa, possa-se promover a paz e, finalmente, se efetivar o combate a um violento retrocesso social.