Colégio Estadual Olympia Morais Tormenta
Diretor: Anderson Gomes Vieira

Texto
Guilherme Alves Vittorello
Idade: 16 anos Ano: 2º D            
Professora orientadora: Claudete de Oliveira
Clube Aventureiros do Amanhecer

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é a forma mais viável para o planeta, pois não polui e utiliza energia renovável, ao contrário das energias não renováveis, que prejudicam os mares, a atmosfera, os animais e a todos nós. Infelizmente, as energias não renováveis ainda são muito utilizadas para movimentar os carros e gerar energia elétrica.

As energias não sustentáveis já estão fazendo grandes estragos no meio ambiente, como o efeito estufa, o aquecimento global, a poluição do ar, a alteração do clima e as chuvas ácidas são algumas das consequências da utilização desse tipo de energia, que podem causar problemas respiratórios, inundações, secas, furacões, falta de alimentos, extinção de animais, etc.

Para se evitar tudo isso, devemos utilizar energias renováveis que não poluem e que não acabam, são eles: o Sol, o vento, os mares e os rios, são produzidos por painéis solares, cata-ventos, maremotriz e hidroelétricas, esses tipos de energias devem ser usadas para que haja um bom desenvolvimento sustentável e com mais frequência ganhar mais força.

Contudo, mesmo com a utilização de energias sustentáveis, não podemos desperdiçar, precisamos ter consciência e não deixar o chuveiro aberto e desligar as luzes quando não houver necessidade, entre outros. Também podemos reutilizar a água da chuva, que é uma forma de ajudar o meio ambiente, essas ações, apesar de parecerem simples, são de grande ajuda e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável com a utilização de recursos renováveis é a melhor escolha que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais que causamos no dia a dia.

Portanto, devemos agir conscientemente, adotar diariamente atitudes com os 3R’s, reduzir, reutilizar e reciclar, pois num futuro não muito distante, não teremos mais um planeta para viver, nós não podemos morar em um planeta tóxico e poluído, precisamos de sustentabilidade.