Colégio Londrinense
Diretor Luciano Ferreira Maia

Professor coordenador dos trabalhos:
Alida Laryssa Espozetti de Assis

Membros da comissão julgadora:
Murillo Bernardi Rodrigues
Katiucia Montalvão Emerick
Maíra Yelena Bernardes Malta  

Texto
Mariana de Almeida Piai
Idade: 14 anos Série: 9º ano
Professora Alida Laryssa Espozetti de Assis

Agenda 2030

          A Agenda 2030 consiste em 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Nem todos os objetivos podem ser cumpridos por apenas um cidadão, mas vale ressaltar que a Agenda foi criada para acabar com a pobreza e fazer com que todos tenham uma vida adequada. Mesmo que alguns cidadãos já tenham muitos privilégios, é importante agir com empatia e tentar contribuir para os objetivos.

          Nós, cidadãos, devemos entender sobre cada um dos objetivos, bem como as atitudes que prejudicam o nosso planeta e fazer com que isso melhore. Sendo assim, podemos criar campanhas de conscientização, ajudar financeiramente famílias que precisam, arrecadação de alimentos, doação de roupas, livros, eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Com tarefas simples, você pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e além disso, conscientizá-la a respeito das novas medidas que precisam ser tomadas.

          Em Londrina, por exemplo, existe uma lei municipal que trata de um Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas, que visa englobar atividades de pedagogia social promotoras da Cultura da Paz e do Diálogo, que foi criado em 6 de dezembro de 2016. Uma dessas práticas seria o programa V.I.D.A., que dentro das aulas procuram saber como os alunos se sentem em relação aos valores do próximo. Isso contribui para aumentar a Cultura de Paz e uma educação de qualidade na sociedade.

          Portanto, porque não fazer sua parte para uma nova comunidade? Com simples ações, podemos perceber que estamos ajudando a nossa sociedade para um desenvolvimento, um novo rumo, contribuindo socialmente, ambientalmente e economicamente, fazendo com que as próximas gerações tenham uma ótima qualidade de vida no planeta onde moramos e continuem com esse compromisso de seguir algumas medidas sustentáveis, tornando nosso mundo cada vez melhor.