Colégio Maxi Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Diretora Débora Janaína Durães

Professor coordenador dos trabalhos:
Ilemar Christina Lansoni Wey Berti
Rosângela Luíza da Silva

Desenho
Hugo Akira Tanouye
Idade 10 anos Série 5º ano
Professora orientadora Soraya Lopes

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Texto de Professor
Ana Carolina Bernardino

Transformando a realidade através da educação: uma luta por paz e igualdade

A busca por condições dignas a todos os seres humanos, pela paz e pelo desenvolvimento sustentável tem sido uma prioridade global na atualidade. Nesse sentido, foram estabelecidos, pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030, 17 objetivos que visam alcançar a proteção ambiental, assegurando prosperidade e bem-estar, tanto físico quanto mental, para todas as pessoas. No entanto, para que isso seja, de fato, uma realidade, é preciso considerar pensamentos como da pacifista Malala Yousafzai, ativista paquistanesa, e Greta Thunberg, ativista sueca, que lutam, através das suas ações e ideias, pela paz, pela justiça social e, principalmente, pela educação, elementos primordiais para o bom convívio.

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que promoção da paz está diretamente ligada à sustentabilidade, uma vez que as guerras, ou os conflitos armados, e a instabilidade social têm um impacto devastador no desenvolvimento econômico, no meio ambiente e, também, nos recursos naturais. Sendo assim, é necessário um olhar pacífico e cuidadoso para a sociedade e para os indivíduos que nela habitam, com o objetivo de mobilizar todos na busca por um mundo de conversas e ações seguras. Nesse viés, Greta representa uma voz poderosa na luta pela justiça climática, destacando a importância da responsabilidade de todos os indivíduos na preservação do planeta.

Paralelo a isso, Malala, ao defender que a discriminação seja extinta, sobretudo contra as mulheres, por meio da educação, está inspirando também a luta em defesa da melhora global, no que tange, por exemplo, a mudança climática, a desigualdade social e a degradação ambiental. Nesse sentido, Malala, com sua luta pela igualdade de acesso à educação, destaca a importância do ensino como um direito humano fundamental e, obviamente, o único caminho para catalisar o desenvolvimento da atual e das próximas gerações de forma sustentável, ou seja, estabelecendo um justo equilíbrio entre as necessidades humanas e o que o meio ambiente tem para fornecer.

Além disso, a promoção da educação de qualidade para todos é central no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ONU), já que visa assegurar uma educação de qualidade, com equidade e de forma inclusiva ao longo da vida de cada sujeito. Ademais, para as transformações almejadas pela ONU, torna-se essencial que ocorra, realmente, a promoção do diálogo, pois é a principal, se não a única, forma de construir uma sociedade mais justa e longe dos preconceitos e da desigualdade, alcançando a paz e justiça, isto é, pensamentos pacíficos como de Malala e Greta asseguram construções efetivas, porque as decisões são moldadas e não apenas impostas.

Ao seguir, portanto, os princípios de igualdade, será possível construir um mundo mais harmônico, ou seja, pacífico e sustentável para as presentes e futuras gerações, inspirando a busca pela paz e pela justiça social. Também, é importante reconhecer e valorizar a educação como ferramenta primordial na construção de um novo corpo social. Logo, a Agenda da ONU, por meio de seus 17 ODS, estabelecem uma visão abrangente para um futuro justo e livre de preconceitos, uma vez que os objetivos propostos buscam abordar as questões globais mais urgente, por exemplo, pobreza e abuso ambiental. Assim, ao promover a erradicação de tais desafios, a sociedade estará apta a prosperar, respeitando os limites do planeta.