Escola Estrelinha Mágica Máxima
Diretora: Clauseli Gava Cavalari e Roselene Medeiros Ferro
Professor coordenador dos trabalhos: Roselene Medeiros Ferro

Membros da comissão julgadora:
Direna Pereira Urata
Fernanda Gava Cavalari
Janaína Gema Pinetti Cavalcante

Desenho
Rafaela Souza Bueno
Idade: 6 anos – Série: 1º ano
Professora orientadora Sandra Cristina Tesser

Texto
Ana Clara Cecilio Castelo
Idade: 8 anos – Série: 3º ano
Professora orientadora: Elisângela de Souza Feitosa

O Meio Ambiente
Não podemos jogar o lixo nas ruas porque faz muito mal à saúde e temos que também cuidar do meio ambiente, sem jogar lixo na rua, no chão ou nos rios.

Quando fazemos mal uso prejudicamos nosso meio ambiente e nossa saúde, temos que pensar em ter um mundo melhor para deixar para outras crianças que estão nascendo e que irão nascer. Então temos que preservar o meio ambiente

Texto de Professor
Sandra Cristina Tesser

Sustentabilidade do Mundo.
O conceito sustentabilidade engloba muitas coisas, por exemplo como utilizamos nossos bens e recursos naturais. É sustentável utilizar e cuidar para que não falte para o próximo, entendemos que sem o meio ambiente não podemos viver e o quanto é importante para a vida.

O grande desafio do nosso mundo é criar métodos para crescermos e sermos sustentável ao mesmo tempo, essa convivência e harmonia sem prejuízo para ninguém, para isso precisamos criar responsabilidade social para o nosso planeta, proteger os nossos recursos naturais, a qualidade do ar, do solo, das águas e de todos os seres vivos, que o desenvolvimento de hoje não comprometa as gerações futuras.

Precisamos investir na educação, é um ponto importantíssimo, pois a educação gera informações capaz de estimular as pessoas mudarem suas atitudes e comportamentos, pois juntos somos mais fortes.

O aquecimento global desencadeia uma série de desequilíbrios na natureza, e na vida do planeta como um todo. Por isso temos que ter consciência para reduzir os danos causados pelas ações do homem, diminuir o desmatamento, incentivando o uso de energias renováveis, reaproveitar e reciclar materiais, diminuindo o consumo de materiais, dar preferência para produtos naturais, cuidando da água do nosso planeta, para tentarmos diminuir o efeito estufa e o aquecimento global.

A construção da paz e harmonia do mundo, começa pela atitude pessoal, capaz de refletir na sociedade e na saúde coletiva entre todos, para a construção de um mundo mais justo e melhor para se viver. Então a proposta é começarmos por nós a construção desse mundo sustentável, pensando nas gerações futuras

Texto de Pai (ou responsável)
Karina Pasqualinotto da Silva Veronezi

Paz Mundial
Vivemos em um mundo que está em constante busca pela paz, porém vivemos tantos fatos, conflitos e experiências catastróficas, que a humanidade está cada vez mais com o outro destruindo. Para que a paz possa se tornar possível e necessário buscá-la dentro de cada lar, juntamente com sua família, sendo mais tolerante, menos preconceituosos, ou seja proporcionar condições de uma convivência digna, para que a nova geração cresça menos egoísta, que vejam as diferenças entre religião, raça, opção sexual e diferenças financeiras, apenas enriqueçam seu conhecimento e sabedoria sem que haja discriminação. Para que isso seja possível a educação é fundamental.

Portanto os direitos humanos e a educação desde a infância se fazem tão importante, para que a infância de cada indivíduo seja vista com aspecto de crescimento e compaixão pelo próximo.

Só assim será possível conquistar a tão sonhada paz.

Texto de relato de experiência
Relatora Janice Gesuatto

Paz, respeito e amor.
Após dois anos de pandemia, de isolamento familiar, escolar, social, cultural e emocional começamos a sentir os efeitos que afetaram profundamente as pessoas, este tempo em que quem conseguiu sobreviver ficará com sequelas por mais alguns anos até que a vida nos faça enxergar o que antes era tão insignificante nos olhos daqueles que só enxergam a si próprios e o que lhes fazia bem, o quanto foi difícil aceitar que não podíamos sair de casa para trabalhar, passear, apreciar a natureza, interagir com outras pessoas, nosso sorriso foi tapado por máscaras de todas as cores e tamanhos das crianças aos idosos, os órgãos mais bonitos usados por seres humanos nesse tempo de isolamento foram nossos olhos através deles aprendemos a sorrir, demonstrar sentimentos e enxergar de forma diferente tudo que nos rodeia, também foi um tempo de trégua para aqueles que não promoviam a Paz matando, roubando, aterrorizando a vida de pessoas inocentes, neste isolamento forçado pudemos perceber o quanto somos importantes e necessários uns para os outros o quão é valioso o trabalho de cada um, que a natureza e o meio ambiente nos faz muito bem e que devemos cuidar e preservar este bem tão precioso, aprendemos a valorizar mais o “outro” e a importância dele em nossas vidas nos momentos mais difíceis dessa pandemia. Retomando aos poucos, agora cada minuto de vida está valendo a pena, tudo tem mais significado, cuidado e amor…

Para nós Escola que trabalhamos com crianças também não foi fácil este tempo sem contato físico, mas a tecnologia permitiu que o contato virtual ganha se força para que somente assim pudéssemos nos ver, nos comunicar, aprender e ensinar o “Novo” um para o outro. Que esse novo tempo pós pandemia nos fortaleça dia após dia para que juntos promovamos a nossa paz interior, a paz em nossa família, com nossos vizinhos, na comunidade, na sociedade de modo geral, que o nosso planeta possa ser melhor cuidado para as futuras gerações. E que acima de tudo realmente praticar o respeito, o amor e a paz.