Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior
Diretora Luciane Lopes de C. Martins
Professor coordenador dos trabalhos
Eva Marcondes da Silva
Texto
Pedro Daniel Marques de Souza
Idade: 10 Série: 5º ano
Professora orientadora Eva Marcondes da Silva
Os (ODM) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e os (ODS) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Entre 2000 e 2015 os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com seus objetivos de erradicar a pobreza, melhorar a Educação e tentar garantir água de qualidade, trabalharam muito juntamente com planos governamentais, com o compromisso de ter um mundo melhor. Ao perceberem que obteve uma pequena melhora, resolveram criar os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dentre eles possuem dezessete objetivos, dos quais eu priorizo três: “Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, e em todos os lugares;”, “Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, “Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;”, e mais outros quatorze objetivos.
Há também os pacifistas que com seus pensamentos colaboram para a melhora do mundo.
Venho citar dois Pacifistas como: Gandhi, com seu pensamento: “A não-violência e o primeiro artigo da minha fé e é também o último artigo do meu credo.”, com isso quer nos dizer que a violência só gera violência, e que precisamos de um mundo de paz.
A Pacifista Malala diz: “O importante não é a cor da pele, a língua que se fala, a religião que se pratica, o importante é considerar que todos somos seres vivos.”, compreendemos que não devemos ser racistas, aceitando as pessoas como elas são. E tudo isso vem colaborar com a Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável procurando trilhar um caminho que possa ajudar: pessoas, planeta prosperar e alcançar a paz.
Contando com a ajuda dos “Parceiros como setores públicos e privados, sociedade civil e cada cidadão, todos fazendo sua parte”, para garantir um futuro melhor.
Texto de Professora
Eva Marcondes da Silva
Como o pensamento dos pacifistas como Gandhi, Malala e outros contribuem com a agenda 2030 e o “ODS”
Os pacifistas são filósofos, os quais trabalham por uma vida melhor evitando a violência e caminhando para um mundo de paz. Para compreendermos melhor o que é o pacifismo devemos lembrar de sua origem: o pacifismo é uma filosofia originária dos Estados Unidos baseada na oposição ao uso da força para combater o terrorismo. O pacifismo condena altivamente conflitos de qualquer origem, independentemente de seus motivos e objetivos, defendendo assim acordos entre nações para suscitar a paz.
Malala ao escrever em um dos seus pensamentos “O importante não é a cor da pele, a língua que se fala, a religião que se pratica. O importante é respeitarmos uns aos outros e considerar que todos somos seres vivos” (Malala, 2019). Malala demonstrou em seu pensamento que devemos aceitar e respeitar as pessoas como elas são, trazendo paz entre os seres humanos, com isso, teremos um mundo com menos violência. Gandhi afirma que “não-violência é o primeiro artigo da minha fé e é também o último artigo do meu credo”, com esse pensamento refletimos sobre a paz, onde ela deve ser colocada em prática constantemente e é nosso dever a pregar aonde formos. Ambos os pacifistas trabalham com o mesmo pensamento.
A agenda 2030, um plano de ação global elaborado pela ONU e líderes de vários países, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para debelar a mendicância e suscitar uma vida digna a todos nas condições que o planeta oferece, sem implicar o bem-estar das gerações furas. Os Objetivos e metas são integrados e abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – e podem ser colocados em prática por governos, sociedade civil, setor privado e todos os cidadãos comprometidos com as gerações futuras.
Texto de Professora
Rafaela Caroline Ragazzi
Os (ODM) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e os (ODS) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Oi, tudo bem? Eu me chamo Catarina, nasci em 09 de junho de 2023. Hoje estou no quinto ano do ensino fundamental, ou seja, estamos no ano de 2034, e minha professora trouxe o texto que uma pacifista Malala Yousafzai, que dizia “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo.”
Essa frase chamou muito minha atenção, nunca imaginei que para as crianças estudarem era necessário que alguém lutasse por esse direito. Achei interessante quando a professora citou a ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para nós crianças de nascidas em 2023 não sabemos como foi a vida no passado, que havia a necessidade de mobilizar o mundo inteiro para que tivesse um futuro.
Hoje vivemos uma era em que todas as crianças estudam e nossos representantes valorizam essa cultura. Nossos lixos são devidamente separados e não aceitamos que haja desmatamento, nossas florestas são limpas e preservadas, a professora disse que nosso oxigênio é o mais puro que já existiu, não existem mais fábricas que poluem o ar.
Também aprendi uma palavra nova “desigualdade”, fiquei chateada ao saber que antigamente as pessoas eram tratadas com diferenças, hoje somos todos iguais, somos humanos, pessoas responsáveis pelos nossos sentimentos, pelo ambiente que vivemos e pelo futuro das novas gerações.
Fiquei tão interessada sobre o assunto que assim que cheguei em casa, fui conversar com minha avó, que me contou que realmente em 2012, os representantes dos países se reuniram para criar 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, e que nas escolas as professoras falam sobre esse tema para que houvesse uma conscientização dessas necessidades, quando Malala Yousafzai disse: “Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas.” Lá em 2020, ela acreditava que somente na educação das crianças seria possível salvar nosso Mundo. Fico feliz que ela e muitos outros acreditaram nas crianças, porque hoje em 2034 nosso planeta Terra está cada dia mais lindo.
Texto de Pai (ou responsável)
Diego Rodrigo da Rocha Fernandes Guilhen
Estamos inseridos em um mundo de mudanças e transformações. Somos pessoas de diferentes cores, raças, gêneros e classes sociais. Temos diferentes sonhos e ideais. Contudo, vivemos em um mesmo espaço de onde retiramos as condições necessárias à nossa sobre vivência e que, portanto, necessita de cuidados.
O desenvolvimento e as transformações que se fazem tão pertinentes à nossa evolução, embora permitam uma vida melhor e mais acessível, tem cobrado em preço alto da sociedade. Emissão de gases, desmatamentos, uso demasiado de recursos naturais, desigualdades sociais, são frutos dessas transformações e são objetos de estudos por aqueles que sonham com uma sociedade mais justa e igualitária.
Com base nesse cenário é que a ONU – Organização das Nações Unidas, trabalha com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visam melhorar a vida das pessoas tornando as cidades cada vez mais inclusivas e sustentáveis.
Atualmente, o mundo se recupera de um dos períodos mais marcantes e tristes dos últimos tempos, onde milhares de pessoas perderam suas vidas após a pandemia de COVID-19. Neste contexto, os ODS possuem um papel importante frente às necessidades do mundo. Dentre seus objetivos possuem maior destaque às questões sociais, como erradicação da fome, saúde, emprego e desigualdade sociais, além das questões de clima e saneamento.
É inaceitável pensar em uma sociedade que é ao mesmo tempo tão evoluída e tão desigual. A centralização do poder faz com que muitas pessoas tenham que se sujeitar a condições sub-humanas, além disso a preocupação de grandes potências em aumentar cada vez mais seus recursos financeiros, tem feito com que deixem de lado o cuidado com o ambiente e os impactos que causam.
Cada dia estamos mais carentes de humanidade, Mahatma Gandhi dizia que “O Mundo exterior reflete o universo interior”, é preciso pensar nas pessoas como um todo e ensinar e educar, pois a educação é o único meio que temos para mudar. Malala Yousafazi afirma que “Uma criança, tem um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo” que possamos acreditar e buscar junto aos ODS alcançar esta realidade que não é utópica, basta acreditar!
Texto de relato de experiência
Professora relatora Eva Marcondes da Silva
Ao receber a proposta do projeto de produção de texto com o tema: “Como o pensamento dos pacifistas como Gandhi, Malala e outros contribuíram com a agenda 2030 e os ODS”, não achei que seria tão desafiador.
Confesso que antes de me aprofundar nos temas propostos, não acreditava em soluções para o mundo mais pacífico. Porém, ao mergulhar no pensamento dos pacifistas, passei a refutar a minha ideia inicial.
Munida de material teórico, os apresentei aos alunos, primeiro fomos compreender os ODM e suas metas alcançadas, os ODS com seus 17 objetivos, em seguida pesquisamos sobre os pacifistas o que faziam. Lemos, também, os gibis dos 17 objetivos. Após explanarmos o tema para os alunos, pude perceber opiniões distintas e em certo ponto conflitantes, estimulamos diálogos, embates de ideias.
Cada texto lido era realizado uma roda de discussões e produções textuais. A cada discussões pude observar o crescimento do pensamento crítico de meus alunos, a ponto de me surpreender com a maturidade e esperança de um mundo melhor para eles e futuras gerações. Todavia, em meio a tantos textos tão maduros e bem escritos, precisávamos selecionar alguns, independentemente dos que foram selecionados e os que não, todos apresentaram evoluções de pensamento crítico de forma substancial.
A estimulação de criatividade e pensamento crítico dos alunos tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente porque vivemos na era da tecnologia, a qual muitas vezes os deixam despreparados no sentido de elaborarem respostas complexas e construírem opiniões próprias sobre os mais diversos assuntos da sociedade.
Reforçamos valores éticos e morais, realizando debates e criando problematizações para encontrar resolução dos conflitos juntos às metas da ODS e os pacifistas. Com a produção de texto criativa, desencadeou ideias e sugestões para Um Mundo Melhor. Enfim, houve mudanças nos pensamentos dos alunos, acreditando que até 2030, haverá mudanças com ajuda dos ODS e da humanidade, com apoio do setor privado e da sociedade civil.