Escola Municipal Jadir Dutra de Souza
Diretora: Célia Márcia Rossi de Faria

Professora coordenadora dos trabalhos:
Lucélia Gouveia

Membros da comissão julgadora:
Célia Márcia Rossi de Faria
Ângela Rosa Benis Garcia
Claudia Leopoldina Gardini    

Desenho
Luiza Sola Oliva
Idade: 7 anos    Série:1º ano     
Professora Orientadora : Rosana Maria Ferreira Fontes

Texto
Rafaela Eloyse de Oliveira Focht
Idade: 10 anos  Série: 4º ano
Professora orientadora: Lucélia Gouveia

Pacifistas do futuro

Sou uma criança da Paz, sou pacifista e tenho o dever de construir a Paz onde eu estiver. E esta Paz se faz necessária, por conta da pandemia, guerras e conflitos de poder pelo mundo. Esses problemas, geraram  uma crise mundial, com a qual as pessoas tiveram suas vidas afetadas pelas doenças, fome, desemprego, falta de dinheiro, abalo emocional, além do crescimento da desigualdade social, devido ao desequilíbrio econômico.

O meu dever enquanto pacifista é ajudar as pessoas a construírem a Paz, por meio do diálogo, da empatia, do respeito e do amor. Devo começar dentro da minha casa e depois ir para a escola, pois é no ambiente escolar que passo o maior tempo; preciso transmitir para meus colegas e amigos que temos que respeitar os mais velhos, ensinar que devemos ser responsáveis pelo cuidado da natureza, pois é com ela que nossos filhos irão sobreviver no futuro, ajudar aqueles que precisam de uma palavra de carinho e amor, porque nesse momento elas necessitam de apoio e atenção; realizando essas atitudes com certeza estarei incentivando que a Paz seja firmada e fortalecida.

Se todas as crianças pacifistas se unirem em favor de construir a Paz pelo mundo, de fato ela será reconstruída e restaurada, dessa forma as pessoas serão felizes com suas famílias, onde terão a oportunidade de serem tratadas com igualdade e respeito e, principalmente, viverão em Paz e em harmonia como todos no planeta.

Texto de Relato de Experiência
Lucélia Gouveia

          Foi com grande alegria que mais um ano tive a oportunidade de trabalhar com meus alunos o Projeto Londrina Pazeando. Este ano foi especial, pois pude realizar o projeto 100% presencial; diferentemente dos últimos dois anos devido a Pandemia da Covid-19.Recebi o projeto pelo aplicativo Whatsapp e logo quis saber qual seria o tema para este ano. Percebi que o assunto abordado, como sempre, era de suma importância para trabalhar com os alunos, principalmente, neste momento que estamos nos reestruturando psicologicamente e socialmente pós pandemia.

          Para trabalhar o projeto, de início, realizei uma pesquisa rápida pela internet sobre os principais pontos que achei importante, pontos esses, que foram os balizadores dos textos escritos pela turma do 4º ano. Expliquei e explorei a Agenda 2030, os ODS e a Cultura de Paz da ONU; eles tiveram que estudar cada ODS e dar suas opiniões sobres eles, fizeram uma pequena agenda diária para poder entender sobre a Agenda 2030. Outro ponto muito importante foi saberem que eram pacifistas do futuro e quais eram os seus papéis na construção da Paz.

          Após uma semana explorando textos, imagens e vídeos, foram realizados os textos escritos, que por sinal ficaram ricos em informações e práticas em prol da Paz. Com o final do projeto, pude analisar que este ano as crianças capricharam e se empenharam muito em realizar seus papéis de pacifistas, deixando bem claro que todos podem ser construtores e colaboradores da Paz, basta ter vontade, determinação e resiliência.