Escola Municipal Luiz Marques Castelo
Diretora Débora Vicente Henrique Monteiro Canhada

Professor coordenador dos trabalhos:
Carina Aparecida Burque Lelles

Membros da comissão julgadora:
Débora V. H. Monteiro Canhada
Inderlinda Iêda Machado de Souza Graciano Maria   
Diva Maria Trevisan Parmagnani  

Desenho
Miguel Viana de Miranda
Idade: 8 Série: 2º A
Professora orientadora Cecília Costetti Artoni

Texto
Victor Katsushi Kono
Idade: 9 Série: 3º A
Professora orientadora Andreia Cristina Polo Salviato

Cuidar e preservar

Vamos cuidar da natureza
Você sabia que em 2021 na floresta do Brasil foi queimado 20 milhões de metros quarados da floresta de Mata Atlântica? Entre o Mato Grosso e o Paraná.
Se queimar, os humanos ficam sem oxigênio e isso não faz bem par a saúde e tira a nossa paz.
Precisamos cuidar do nosso meio ambiente, plantando mais árvores, cuidando dos nossos animais e não desmatando a floresta.
Sem tudo isso teremos o planeta mais sustentável.

Fazendo isso, vamos ter oxigênio, terá mais pássaros, mais onças e mais outros animais, isso vai trazer a paz.
Não vai derreter o polo sul e Polo o Norte, vai trazer mais rios e peixes, mais sustentabilidade e comida aos mais vulneráveis, que necessitam de amor, carinho e cuidados.

Texto de Professor
Carina Aparecida Burque Lelles

Pequenas mudanças para transformar

Estamos diante de uma nova era, onde as pessoas estão mais conscientes e preocupadas da importância do meio ambiente para a vida na terra, mas também vivem em constante mudança, devido sua rotina de trabalho intenso, estudo e vida familiar, a pessoa que ontem era de um jeito, hoje já não é possível ser mais, não sendo possível realizar coisas simples como sua vida espiritual, visitar o familiar idoso, passar mais tempo com a família, realizando algo que te traga a paz interior.

É possível observar como o tempo passa em instantes, a falta de tempo para a realização das tarefas primordiais já não é possível, mesmo com a preocupação da importância do meio ambiente, as vezes acaba sendo impossível a preservação e cuidado do mesmo, notando a necessidade de realizar mais propostas de projetos nesse segmento.

É indispensável que possamos enxergar a importância do amor, da empatia, da atenção com o próximo, começando com as nossas crianças, para que tenham um futuro diferente com crenças e valores, hoje o mundo já está cheio de desunião e guerras, precisamos mudar nossas práticas e exercer o bem para conquistar a paz.

Concluindo, vamos ter a sensibilidade de olhar a necessidade do próximo, mas respeitando seu tempo e espaço, visando também não sobrecarregar a si mesmo. Ter sempre em mente possibilidades sobre o que vai ou não dar certo, sabendo que as dificuldades vão ser encontradas no caminho, mas que o objetivo seja procurar a melhor forma de resolvê-las.