Escola Municipal Mercedes Martins Madureira
Diretora Soraya Cristina Cachone D’Aquino

Texto de Professor
Wagner Breganholi

“Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” – Mahatma Gandhi

Como o Pensamento dos Pacifistas como Gandhi, Malala e outros, contribuem com a AGENDA 2030 e o ODS?

Nos Estados Unidos, por volta do ano de 1815, surgiu um movimento pacifista por meio de iniciativas individuais e associações pela paz, sem o apoio do Estado. Em 1865, o pacifismo ganhou apoio de grupos democráticos, nacionalistas e socialistas, que promoveram movimentos importantes em prol da paz. A ideologia pacifista defende o acordo entre os países como meio de promover a paz e condena todas as formas de conflito, independentemente de suas causas (CABRAL, s.d.).

O pensamento pacifista é baseado em dois princípios básicos: condenar a guerra como meio de resolução de conflitos e defender a paz no âmbito das relações internacionais. O pacifismo se opõe à guerra como meio de alcançar o avanço tecnológico, também é contra a ideia de se alcançar a paz pelo uso da força. O movimento pacifista busca lutar por objetivos em defesa da paz, da resistência não violenta e da diplomacia entre as nações. Esse movimento social busca lutar por ideais como o fim das guerras e a minimização da violência entre as pessoas em uma região ou determinada situação (CANCIAN, s.d.).

Alguns líderes pacifistas inspiraram multidões através de suas atitudes. Mahatma Gandhi e Malala, por exemplo, contribuíram para o bem comum através de suas ações pelo mundo. Seus exemplos demonstram determinação e empatia. Através de seus discursos e atividades, eles foram capazes de mobilizar as multidões e provocar mudanças significativas em suas comunidades e na sociedade como um todo.

Pensando em um mundo melhor, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Agenda 2030. Um plano com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o propósito de desenvolver o crescimento econômico, social e ambiental em todas as nações do mundo com sustentabilidade. Esse plano também inclui a erradicação da pobreza, o combate à desigualdade, à injustiça e às mudanças climáticas. A Agenda 2030 também tem como proposta melhorar a educação, a saúde, a infraestrutura, a alimentação adequada, a água potável, o saneamento básico, a proteção dos recursos naturais e promover a paz mundial para a construção de um mundo justo e sustentável (IDIS, 2023).

Dessa forma, o pensamento dos pacifistas pode contribuir com a Agenda 2030 e os ODS através da promoção da paz, da defesa dos direitos humanos, do respeito à igualdade de gênero, da educação e da sustentabilidade ambiental. A luta desses pacifistas contribuiu para a inspiração de um mundo mais igualitário e sustentável.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. “O que são ODS e o que eles têm a ver com impacto social?” https://www.idis.org.br/o-que-sao-ods-e-o-que-eles-tem-a-ver-com-impacto-social/?gclid=Cj0KCQjw7PCjBhDwARIsANo7CgmXo93nTLBl3F-f4opgqlIsapwEjSEaUe793mrUkS7wppgLCBXchiMaAihoEALw_wcB “>. Acesso 27 mai de 2023

CABRAL, Gabriela. (s.d.). Pacifismo. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/pacifismo.htm. Acesso em 4 jun. 2023.

CANCIAN, Renato. (s.d.). Pacifismo – Ideologia defende paz permanente entre nações. Especial Pedagogia & Comunicação.  Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/pacifismo-ideologia-defende-paz-permanente-entre-nacoes.htm. Acesso em 27 mai. 2023.