México lançou um programa de Desarmamento Voluntário, Sim à Paz!
México lançou um programa de Desarmamento Voluntário, Sim à Paz!
O México lançou um programa de desarmamento voluntário em janeiro de 2025, que oferece dinheiro em troca de armas de fogo entregues. O programa é liderado pela presidente Claudia Sheinbaum e tem como objetivo reduzir a violência no país.
VEJA VÍDEO NO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/reel/DFIUGz7qCTv/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
O programa de desarmamento do México é chamado de “Sim ao Desarmamento, Sim à Paz”. Ele incentiva a população a entregar as armas de forma anônima em igrejas.
O valor da compensação financeira depende do tipo de arma entregue:
- Arma artesanal: 1.045 pesos (cerca de R$ 300)
- Metralhadora: 26.450 pesos (aproximadamente R$ 8 mil)
O programa conta com a colaboração das igrejas e é coordenado pelos ministérios da Defesa, Governança (Interior) e Segurança Pública
Com 70% dos homicídios ligados a armas de fogo, o programa busca reduzir a violência sem investigações.
Na Campanha, eles também estão recebendo “Armas de Brinquedo” e dando em troca para crianças “Brinquedos de Educativos”.
Em Londrina temos a Campanha Municipal Permanente “Arma não é brinquedo… dê abraços!” Lei municipal nº 9.188/2003.
A Câmara Municipal promoveu, pelo 13º ano (2024) consecutivo, a entrega do Selo Arma Não é Brinquedo às Lojas da Cidade que fazem questão de participar da Campanha.
A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Londrina, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), e fez parte da 7ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, realizada entre 18 a 23 de novembro/2024.
VEJA mais em https://www.cml.pr.gov.br/imprensa/noticias/0/1/2024/5098