NEP Núcleo de Estudos para Paz de Ponta Grossa
CULTURA DE PAZ E A AGENDA 2030: SINÔNIMOS
Nei Alberto Salles Filho (UEPG)
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é um documento internacional que sintetiza décadas de pesquisas e experiências exitosas em vários campos do conhecimento e em diversos e diferentes países ao redor do mundo.
A agenda, pautada pelos “17 objetivos do desenvolvimento sustentável” e as 169 metas decorrentes deles tem, como pano de fundo, um mundo mais justo, igualitário, com dignidade humana e sustentabilidade de todas as formas de vida.
Portanto, a Agenda 2030 da ONU sinaliza uma sociedade pautada no avanço civilizatório entendido como Cultura de Paz, a partir de objetivos relacionados às questões sociais como redução de pobreza, qualidade na saúde e educação e, ao mesmo tempo, questões relacionadas às energias renováveis, cidades inteligentes, trabalho decente, cuidados urgentes com o meio ambiente e, fundamentalmente, a valorização das pessoas, da democracia e das parcerias globais.
Por tudo isso, percebemos que que os apontamentos da Agenda 2030 são intimamente relacionados às perspectivas da Cultura de Paz, dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade! É por isso que estudar, compreender, dar visibilidade e atuar na implementação da Agenda 2030 é, ao mesmo tempo, estar comprometido com a Paz!