Pazeando realiza Abraço pela Paz na Escola Ubedulha
ATIVIDADE PEDAGÓGICA FOI TRANSFERIDA de hoje 12/abril para
18/abril TERÇA-FEIRA ÀS 15 HORAS
VEJA REPORTAGENS ANTES DO EVENTO
RÁDIO CBN LONDRINA
https://cbnlondrina.com.br/materias/movimento-prepara-abraco-pela-paz-em-escola-estadual-na-zona-norte-de-londrina-
BLOG DA PREFEITURA
https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=153628
Pazeando realiza Abraço pela Paz e não-Violência na Escola Ubedulha
Neste dia 12 de abril de 2023 QUARTA, as 15 horas o Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando e membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, estarão na Escola Estadual Ubedulha Correia de Oliveira, C E Profa-Ef M P na Rua Julio Farinaceo, 110 – Cj Habitacional Luiz de Sá, para convidar a Escola e os Alunos a participarem da 21° Edição do Livro Londrina Pazeando
Com o tema “Como o Pensamento dos Pacifistas como Gandhi, Malala e outros, contribuem com a AGENDA 2030 e o ODS.” A proposta é que as crianças e adolescentes pesquisem sobre a Vida dos Pacifistas, pessoas que colocaram a não-violência-ativa como ideal de Vida, como um princípio importante para alavancar suas existências e das pessoas que com elas conviveram, e que ainda, através dos seus modos de pensar a agir, e ainda estão convivendo na imortalidade de suas ideias.
Gandhi grande líder indiano dizia … “seja a mudança que quer ver no Mundo”. Quando falamos de mudança climática, estamos falando mudança de hábitos, de consumo consciente, de atitudes novas em relação a preservação do Planeta. Não são só as ações de Governos e governantes e da ONU, são ações no dia a dia que vão fazem a diferença neste assunto. (AGENDA 2030)
Malala que desafiou o Regime do Taliban porque queria estudar, mesmo que o Taliban dizia que meninas “não tem, não precisam estudar”. Hoje, formada na Inglaterra é líder de uma organização não-governamental que incentiva, inspira e empodera meninas em todo Planeta na busca de seus sonhos e de poderem estudarem. (ODS 05 e 04)
Maria Montessori foi a primeira médica mulher e Italiana, em um tempo que esta era uma profissão só para homens. Não poderia estudar junta nas aulas de anatomia, pois seus colegas se recusavam mexer em corpos dos cadáveres nus na frente uma colega mulher. Seu pai queria que ela fosse professora. Conseguiu se formar em medicina, e trabalhando na área de saúde mental, acabou criando o Método Educacional Montessori, sendo considerada uma das maiores Educadoras do Mundo (ODS 04)
São estes heróis, que eram humanos e com fragilidades humanas como as nossas que precisamos mostrar para nossas crianças. Eles valorizam o Homem Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Os Vingadores, todos são muito violentos e sempre estão salvando o Planeta usando de Métodos muito violentos. Mas será que as “pessoas” violentas vão salvar o Planeta? Não serão elas, mas serão pessoas com valores humanos quem farão isto. Também entendemos que as crianças conheçam e fantasiem com estes heróis imaginários, mas queremos que elas conheçam também o verdadeiros “heróis”, as pessoas que fizeram e continuam a inspirar outras pessoas a coisas incríveis. (ODS 16 e 17)
Depois das pesquisas com o Pacifistas ela podem pesquisar sobre a AGENDA 2030 e os ODS e relacionar os pensamentos deles ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Lógico que também podem escolher um ODS primeiro e depois pesquisar um Pacifista.
Alinhados com os conceitos das Práticas e Justiça Restaurativa e a Pacificação Social, que é objetivo 16 dos ODS, e se utilizando do significado do verbo pazear, que é estabelecer paz ou harmonia, foi pedido aos autores, que se debruçassem, para escrever e desenhar.
Este conceito pautado na proposta da ONU – Organização das Nações Unidas, que de 2000 até 2015 trabalhou com os ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (os 8 jeitos de mudar o Mundo) e agora os ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que são 17, com 164 metas e 400 indicadores que vão de 2016 até 2030. Justiça e Paz o ODS 16, faz parte dos objetivos e metas da ONU, e é mais um dos objetivos que contribuirão para a Construção de uma Cultura de Paz Planetária.
Assim a Lei Municipal nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016, que cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas no município de Londrina, está localmente articulada com esta meta Mundial.
A Turma da Monica tem 17 Gibis Virtuais, uma para cada ODS, que explicam de uma forma bastante lúdica, facilitando o seu entendimento.
Veja mais sobre o Regulamento, Gibis da Turma da Monica, e sobre as inscrições que são realizadas pelas escolas https://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/
Abraço pela Paz e não-Violência na Escola Ubedulha
Após o convite pelos membros do Pazeando e do COMPAZ vamos fazer uma vivenciar com os alunos, professores e membros da comunidade escolar.
Um Abraço pela Paz, que ocorrerá com todas as turmas no pátio da Escola.
Fazemos os círculos de mãos dadas, simbolizando a união, acolhimento, e que estamos todos JUNTOS.
Fazemos o “grito de paz”, um contraponto à Cultura de Violência que sempre chama as pessoas para o “grito de guerra”. Queremos mostrar que podemos ir modificando a nossa Cultura fazendo de outra forma, fazendo de outro jeito.
Tem a musiquinha – a mesma dos abraços no Lago Igapó onde reunimos em média 3.000 pessoas nos setembros de cada ano. Este ano estaremos no 15° Abraço no Lago pela Paz em 24 de setembro. E falaremos disto para os alunos, e falaremos de de outros abraços que fazemos ao longo do ano.
Publicamos uma matéria (07/abril/203) sobre: – O que não fazer quando souber de um ataque a escola, e vamos deixar material com os professores para trabalharem também com seus alunos.