Eliane Aparecida Candoti
Apoio Pedagógico de História
Secretaria Municipal de Educação de Londrina

Caminhos trilhados pelo Projeto Conhecer Londrina

Foto: Acervo E.M. Dalva Fahl Boaventura

Diante do convite do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz para participarmos do Livro Londrina Pazeando 2021,  estabeleceu-se o desafio de pensar sobre Londrina no futuro. Que cidade espero encontrar em 2040 e de que forma posso contribuir para que ela seja uma cidade de paz?

Para isso, busquei em minhas ações junto ao Projeto Conhecer Londrina, a potencialidade educativa e transformadora da cidade e das interações que ocorrem em meio a ela. É nesse sentido que apresento um pouco da trajetória do Projeto Conhecer Londrina e das ações que desenvolvo junto ao mesmo desde que assumi a sua coordenação juntamente com a equipe do Apoio Pedagógico de História e Geografia da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) desde 1984, o Projeto Conhecer Londrina realiza trajetos urbanos e rurais com professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental para contato, interação e aprendizado sobre a cidade, tendo como objetivo, a construção de uma identidade participativa dos mesmos para com a cidade e promover estudos sobre a História e a Geografia local. Utilizando-se de metodologias dinâmicas e participativas, o projeto procura despertar nos professores e estudantes a potencialidade educativa da cidade numa proposta de educação patrimonial e fortalecimento dos laços de pertença.

O Projeto Conhecer Londrina foi implementado em caráter experimental pela Prefeitura Municipal de Londrina em 1981, contemplando inicialmente uma visita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a alguns pontos da cidade, como a Praça do Aeroporto. Foi no início dos anos de 1980 que tive meu primeiro contato com o projeto, participando enquanto estudante do ensino primário em uma das unidades escolares da rede municipal.


Foto: Vivian Honorato

Mais tarde, como professora e Apoio Pedagógico de História da Secretaria Municipal de Educação de Londrina em 2012, assumi o desafio de compor a equipe de coordenadores responsáveis pelo projeto, o qual ganhou novos ares a partir das solicitações dos gestores e professores das escolas municipais que, durante reuniões de formação continuada, evidenciaram elementos importantes sobre os estudos da cidade e que de algum modo deveriam alcançar as diferentes realidades escolares do município.

Unindo esforços pela equipe Apoio Pedagógico da SME e pelo Museu Histórico de Londrina (UEL), o Projeto Conhecer Londrina publicou em 2016 o livro didático para estudo da cidade, denominado “Londrina: olhares sobre o tempo e o espaço – Geografia e História”, de autoria de Eliane Aparecida Candoti e Eliane Teixeira França, o qual se destinou inicialmente às turmas de 4º ano da rede municipal de ensino, mas que hoje transita em diferentes turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme as demandas das turmas.

Posteriormente, com registro em pesquisa, apresentamos novos sete roteiros para além do que já ocorre no recorte da cidade, visto por muitos, como um dos roteiros que maior reserva elementos do início da formação da cidade. Estes roteiros contemplaram particularidades do entorno das unidades escolares do município nas regiões norte, sul, leste e oeste de Londrina, além de um novo roteiro entre o Museu Histórico e o Calçadão – antiga Avenida Paraná – e dois roteiros rurais entre as regiões norte e sul da cidade. Tais roteiros foram testados com professores e estudantes das escolas municipais, aproximando ainda mais este público da história da cidade, na qual, perceberam diferentes vozes e protagonistas, inserindo-se entre eles.


Foto: Eliane Aparecida Candoti
 

Como exemplo, cito o Roteiro da Região Sul, cujo percurso envolve, especialmente, parques e lagos, além dos bairros e do centro cívico. Neste trajeto, marcado pela ludicidade e pela interação dos participantes com o meio ambiente, encontra-se o Totem da Paz e  do Dado de Cultura de Paz e sua Trilha da Paz, situado às margens do Lago Igapó. O monumento, carregado de simbolismo, oportuniza discussões e reflexões a partir de um tema contemporâneo e extremamente importante para os nossos dias.

Com isso, percebe-se que, experienciar a cidade também promove novas leituras por meio das reflexões e discussões desencadeadas a partir do que se observa e vivencia. As narrativas históricas suscitadas pelos roteiros promoveram a imagem de uma cidade diversa, ou seja, da diversidade materializada por meio de pessoas e culturas que marcam a paisagem e o modo de ser londrinense.


Arte Up Motion Animações e Designer Gráfico

A realização dos roteiros resultou em uma parceria com a empresa Up Motion Animações e Design Gráfico, que nos presenteou com um desenho animado que relaciona conhecimentos sobre um dos roteiros do Projeto Conhecer Londrina, o qual foi destaque no evento Londrina Mais em 2018 e No Fórum Desenvolve Londrina do ano de 2019.

Em nova parceria com o Museu Histórico de Londrina e unidades escolares da rede municipal de ensino que se dispuseram a participar da formação “Contação de Histórias do Norte do Paraná”, participaram de oficinas com professores e turmas dos anos iniciais, as quais resultaram em processo de coleta e entrevistas e acervos fotográficos familiares e publicação de três livros: “Contação de Histórias do Norte do Paraná”, com relatos de experiências de professores; “Causos da Terra Roxa”, com textos reunidos a partir dos depoimentos coletados; “Narrativas da Terra Indígena do Apucaraninha”, com textos coletados a partir dos depoimentos coletados na Terra Indígena do Apucaraninha – Povo Kaingang, no município de Tamarana, os quais foram lançados no evento Londrina Mais- 2019.


Foto: Folha de Londrina

Com o advento da pandemia, otimizou-se o acesso aos estudos da cidade por meio do site “Conhecer Londrina Digital”, o qual foi desenvolvido pela equipe de Apoio Pedagógico de Geografia, História e TDICs da SME e parceria com a artista plástica Mariana Galera, com a Up Motion Animações e Design Gráfico, com o Museu Histórico de Londrina e Jornal Folha de Londrina, oportunizando interações por meio de jogos, visitas virtuais, imagens de 360º, imagens de drone, percursos de street view e materiais para impressão com textos e atividades para professores e estudantes. A proposta do site é promover estudos e interações com a cidade pelo ambiente virtual, além de atender professores e estudantes que necessitam de material impresso.


Arte de Mariana Galera

Arte de Mariana Galera (https://sites.google.com/edu.londrina.pr.gov.br/conhecerlondrina )

Em andamento existem mais dois projetos ligados ao Conhecer Londrina: “A periferia conta sua história” e “Museu Escolar Londrinense – MEL”, ambos em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“A periferia conta sua história” tem como propósito interagir com professores e estudantes por meio de oficinas de entrevista, contação de histórias, fotografia, educação patrimonial e ensino de História, a fim de coletar materiais junto à comunidade escolar e produzir textos, entre outros materiais didáticos, reunindo por meio dos professores, acervo para publicação que evidencie novos sujeitos e narrativas históricas em Londrina. Este projeto também conta com o apoio do PROMIC.


Foto: Acervo MEL/UEL – SME/PML

          Quanto ao “Museu Escolar Londrinense – MEL”, este possui dois segmentos: um deles reúne dados sobre a história da educação em Londrina compondo um acervo de pesquisa físico e digital por meio de documentos cedidos pela SME em sistema de comodato; o outro constitui-se pela edificação da Escola Rural Municipal Urandy Andrade Correia – sala multisseriada – a ser construída no espaço ao lado da réplica da igreja matriz de Londrina que fica no campus da UEL, com o objetivo de promover visitas e interações com ambiente de época, seja de modo presencial ou virtual. Além de todo campo de pesquisa sobre a história da cidade e da educação do município, agregará mais um elemento no roteiro de visitação do Projeto Conhecer Londrina, de modo que os estudantes possam considerar outros formatos e narrativas presentes na rotina escolar em realidades distintas.

A expectativa do Projeto Conhecer Londrina até 2040 é concluir o que se propõe sobre o MEL e ampliar suas possibilidades educativas por meio de novas produções impressas e digitais envolvendo aspectos históricos e geográficos da cidade e educação patrimonial, principalmente no que se refere aos bairros, publicizando novos roteiros, dar visibilidade às histórias e às vozes das comunidades que constituem nosso município.

Considerando que Londrina é uma cidade a caminho do centenário, o Projeto Conhecer Londrina espera contribuir para que práticas de cidadania e de uma cultura de paz, unam-se por meio de uma proposta de educação patrimonial, a qual educa o olhar para si, para o outro e para o entorno por meio de ações que valorizam e preservam os mesmos. É nesse sentido que os estudos culturais e sobre a cidade prosseguem e consolidam uma Educação para os Direitos Humanos e para as Relações Étnico-Raciais, os quais corroboram para que Londrina seja uma cidade capaz

de educar por meio de diferentes espaços e realidades.

Com esse intuito, é preciso considerar as possibilidades educativas da cidade para além dos muros escolares, de modo que todas as pessoas no município tenham acesso a informações sobre a cidade e que, a partir delas, possam elaborar as próprias narrativas e desencadear ações que impactem positivamente a sociedade. Como sugestão, apresenta-se a construção de totens informativos como o Totem da Paz às margens do Lago Igapó ou placas em acrílico ou alumínio com QR Code contendo informações específicas sobre o local em questão. Em alguns casos, a própria instituição pode envolver-se na elaboração de textos e linhas temporais que possam compor o informativo disposto naquele código ou totem. Isso fará com que todos se envolvam numa grande rede que educa, responsabilizando-se por educar, ao mesmo tempo em que é educado por outros agentes sociais. As trilhas educativas já não serão um privilégio exclusivo para alguns grupos, mas toda cidade estará envolvida na produção de saberes que deem visibilidade à comunidade de origem e sentindo-se instigada em saber sobre as demais produções registradas, o conhecimento será acessível. Trata-se de priorizar saberes e aprendizagens que agregam valor e que interferem positivamente no meio em que vivemos.


Acervo E.M. Dalva Fahl Boaventura

O que se propõe aqui, atende aos desafios propostos aos municípios que assumem o selo de “Cidade Educadora”, pois o município atua como um grande espaço educador, onde se aprende na cidade e com a cidade, envolvendo e unindo diferentes sujeitos e segmentos sociais com o propósito de educar e valorizar a diversidade que configura a nossa identidade. De acordo com Bonafé  (2017) “a rua é uma aula, uma lousa, um lugar onde se escreve. […]. Se nos ensinassem a ler a rua de outra maneira, muito provavelmente, seríamos cidadãos diferentes, saberíamos valorizar as praças, as cidades, a partir de um outro olhar”.

          Assim, o Projeto Conhecer Londrina contribuirá para que o município se aproprie e divulgue sua história e, reconhecida por sua capacidade de educar pela paz e cidadania, Londrina possa receber o selo de cidade educadora! Eis que nos próximos anos, nossa cidade possa ser referência como espaço que educa!  

[1] BONAFÉ, Jaume Martinez. O currículo da cidade é a capacidade de aprender a ler o que acontece nela. [Entrevista concedida a] Pedro Ribeiro Nogueira. Cidades educadoras, online, 21 mar. 2017. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/o-curriculo-da-cidade-e-capacidade-de-aprender-ler-o-que-acontece-nela/