UFPR Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba – Pr, CEP 80.060-000
Aluna de Londrina

Texto de aluna
Michelle Popenga Geraim Monteiro

A Londrina que queremos
2040..

          Pensar neste ano parece tão distante. Mas não é. Vivemos tão cheios de tarefas e envoltos em nossas atividades que o tempo passa depressa e quando vemos, já foi. A vida acontece e não percebemos as mudanças, as diferenças, as belezas que estão ao nosso redor. Viver aqui é acreditar em dias melhores. Dias de paz. Paz esta que está nos pequenos detalhes. Paz que garante que todos tenham os mesmos direitos e possuam as mesmas condições de vida, de moradia, de saúde, de educação e lazer.

A educação faz parte dessa compreensão e não se restringe a conceitos científicos e técnicos, pois vai além dessas considerações. Quem está nessa área, precisa obter a clareza de que se relacionando com pessoas, o trabalho será muito mais complexo, em que não atuará com máquinas e sim, com seres pensantes e ativos. Assim, exige-se um envolvimento comprometido e afetivo, onde é preciso estar disposto a lidar com o desconhecido. Tratando-se de seres humanos, todos são capazes de discutir, refletir, produzir novos valores, habilidades, sabendo das diferenças, necessidades e das formas diversas de caminhar ao crescimento do grupo social. Com a educação e a Cultura de Paz unidos, nos espaços escolares e não escolares, há a oportunidade de estimular a interação social, o diálogo e a reflexão sobre demandas individuais e coletivas, na intenção da superação de vulnerabilidades e riscos sociais. É um andar coletivo, de antecipar que problemas ocorram, de prevenir violências e injustiças sociais.

Nesse cenário, podemos imaginar uma Londrina ainda melhor. Onde impere a harmonia, a cooperação, os valores e direitos humanos, enraizados em todos aqueles que vivem nesta cidade. É buscar momentos de serenidade, viver a alegria dos bons momentos, enfrentar os problemas de forma pacífica.

Paz também é cuidar da nossa cidade, garantindo a boa qualidade dos nossos verdes e da nossa água, é despoluir o ar e aproveitar a terra.

É viver.