Universidade Estadual de Londrina
Profa. Dra. Elisa Emi Tanaka Carloto
Diretora de Avaliação e Informação Institucional
Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)
Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil
Universidade Estadual De Londrina

Educando e Construindo para a PAZ

A Universidade Estadual de Londrina tem como missão o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado do Paraná e do Brasil. Tendo como finalidade a produção e a disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, orientada por valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social.

A Instituição entende que todos estes itens apontados em sua missão são essenciais para que a PAZ seja alcançada!!

Estimular o desenvolvimento de valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social por meio dos conteúdos, atividades e produtos que cada Curso de Graduação e Pós-Graduação gera faz com que o profissional formado na Instituição compreenda como sua atuação pode transformar a sociedade. Além disso todos os serviços prestados à sociedade desde a saúde, assistência jurídica, cultura, ciência humana e animal, agrícola, biotecnologia dentre muitos outros, promovem a assistência, bem-estar e igualdade de acesso, fatores fundamentais para a Paz da Sociedade.

A UEL constantemente propõe e promove ações voltadas a Agenda 2030 e os 17 ODS consequentemente buscando a PAZ. E como isso acontece na prática? Por exemplo, em ações envolvendo professores, alunos e funcionários de vários Cursos de Graduação e de Pós para a “Geração de Electricidade por Metanização e Gaseificação a Partir de Resíduos Sólidos Orgânicos”, que visa produzir subsídios que contribuam para o conhecimento, tecnologia e recursos humanos com base na valorização energética e agronómica de resíduos do campus universitário com divisão global do processo de tratamento (biodigestão com produção de biogás, purificação e compostagem), levando à melhoria do desempenho energético, aproveitamento de resíduos e preservando o meio ambiente.

A UEL participa das 10 governanças existentes no Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina, iniciativa de várias entidades civis, que mapeiam as principais vocações econômicas da região. O objetivo é buscar o crescimento integrado, a partir do potencial existente no município inclusive inserindo conteúdo diretamente em seus cursos.

A Formação de Mais de 70 conselheiras e conselheiros municipais de Londrina e de diversas parte do país para exercício de controle social em políticas públicas para mulheres é realizado pelo projeto Mulheres Construindo Democracia (MCD), do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, em parceria com o Conselho Municipal de Direito das Mulheres e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, da Prefeitura Municipal de Londrina.

No meio ambiente, o Projeto da Bacia do Rio Tibagi, por 13 anos beneficiou 54 municípios com caracterização e diagnóstico dos ambientes aquáticos e terrestres, resultando em proposição e monitoramento de ações.

O Programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Biodiversidade ligado ao projeto transnacional RESTORE (natuRe-basEd-SoluTions for imprOving REforestation), liderado por pesquisadores do Paraná juntamente com um consórcio de pesquisadores brasileiros e europeus para o desenvolvimento de modelos preditivos de eventos climáticos extremos sobre os ecossistemas florestais bem como o desenvolvimento de soluções.

Na Biotecnologia, iniciativas inovadoras na área agrícola por meio do uso de nanopartículas como ferramenta de fertilização e geração de tolerância em plantas.

Resultados de ações como estas são multiplicados e aperfeiçoados na busca de uma sociedade desenvolvida e justa, resultando na PAZ!