Fiscalização nas lojas para “Certificação 2019”.

Este ano, estamos na 9ª entrega do SELO “Arma não é Brinquedo.” Parabéns Londrina.


Nesta quarta dia 24 de abril de 2019 QUARTA membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, da ONG Londrina Pazeando, da Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura vão visitar lojas da cidade que vendem brinquedo. O grupo se reunirá às 13:30 horas na ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina que é parceira da campanha desde o início, e de lá seguirá um roteiro de visitas preestabelecido. 

O objetivo é constatar que as lojas não estão vendendo armas de brinquedo, e reafirmarem a sua parceria com a campanha “ARMA NÃO É BRIQUEDO”.

Temos na cidade mais de 80 lojas que trabalham com venda de brinquedos e participam da campanha através de SELO Lei Municipal 9.188/2003. O Selo foi instituído em 2011, e neste ano terá a sua 9º versão e entrega. As lojas tem que renovar a cada 2 anos o selo passando por novo processo de certificação. A entrega do 9º selo este ano acontecerá em uma solenidade na Câmara Municipal em 21/novembro/2019 que conhecide com a data – Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.

Veja no site da Câmara todos as lojas https://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml

A cidade é referência nacional em uma política pública de controle de venda de armas de brinquedo. A experiência Londrinense inspirou Lei semelhante no Distrito Federal e Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e o Projeto de Lei PL 2413/2015. Está tramitando no Paraná (iniciativa do Dep. Tercilio Turini) um projeto de Lei estadual. Temos também o apoio do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública que entende , além de aspecto EDUCACIONAL da iniciativa, uma contribuição para redução de violência no país e melhoria na segurança pública, uma vez que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz 44% das armas utilizada em crimes são de brinquedo.

VEJA REPORTAGEM DA RADIO CBN
https://cbnlondrina.com.br/materias/campanha-fiscaliza-venda-de-armas-de-brinquedo-no-comercio-de-londrina

ACIL em 24 de Abril de 2019