O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo_arma_compaz_pazeando_ods_2016-1-1024x173.jpg

.

HOJE 01 DE JUNHO DE 2022:
DEVIDO A VÁRIAS SOLICITAÇÕES AS  INSCRICÕES GRATUITAS FORAM PRORROGADAS  
ATÉ 30/JUNHO/2022

.

(Publicado 23/janeiro/2022)

20ª COLETÂNEA LONDRINA PAZEANDO 2022
22° Semana Municipal da Paz de Londrina.

“AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é caixa_de_ideias2.jpg

Significado do verbo Pazear: Estabelecer paz ou harmonia
*veja abaixo caixa de ideias (a mais importante é a sua) 

1-APRESENTAÇÃO

       Seguindo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a publicação do Livro Londrina Pazeando tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância da Construção de uma Cultura de Paz e promover ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim, uma nova geração de cidadãos pacifistas.

          O livro composto por uma coletânea de textos e desenhos é sistematizado anualmente e contempla alunos da Educação Básica da Rede Pública Municipal e Estadual e da Rede Privada de ensino, bem como, professores e pais ou responsáveis pelos educandos. Também aceitaremos um texto de um aluno e de um professor das Universidades e Faculdades que são membros do NEP – Núcleo de Estudos para Paz de Londrina.

           Pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2032 e na Lei Municipal nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016, que cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas no Município de Londrina, no ano de 2022 trabalharemos com o tema:

                “AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”

Nações Unidas Brasil fonte: https://brasil.un.org/pt-br/90275-covid-19-e-o-novo-coronavirus
Os desafios sem precedentes impostos pela pandemia de COVID-19 aos países têm impactos no desenvolvimento, na produção agrícola e industrial e na integridade dos ecossistemas. Os efeitos socioeconômicos da pandemia afetaram duramente as pessoas, principalmente as mais vulneráveis. A crise ocasionada pela COVID-19 exacerbou desigualdades pré-existentes e problemas estruturais, como falta de acesso a saneamento básico e a serviços de saúde. O Sistema ONU no Brasil vem trabalhando com governos, empresas e a sociedade civil para avaliar as necessidades de brasileiras e brasileiros e intervir de modo a apoiar o país durante a crise e em seus esforços de recuperação. Em linha com o marco de cooperação entre o Brasil e a ONU e com a Agenda 2030, o Marco de Resposta e Recuperação Socioeconômica do Sistema ONU no Brasil inclui atividades de resposta imediata à crise e de recuperação no longo prazo. O plano de resposta da ONU tem como foco as populações mais vulneráveis e está construído sobre cinco pilares: 1- Saúde, 2- Proteção às pessoas, 3- Resposta e recuperação econômica, 4- Resposta macroeconômica, 5- Coesão social e resiliência comunitária

*1 Muita inspiração no Blog da ONU na plataforma Trello veja o que está sendo realizado https://trello.com/b/klJmCvp5/onu-brasil

**2 Veja também o protagonismo jovem pelos ODS e a Cultura de Paz

***3 VEJA abaixo caixa de ideias (a mais importante é a sua)

2– REGULAMENTO DO LIVRO LONDRINA PAZEANDO

2.1.-Tema:“AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”
2.2.– Formatos dos Livros: LIVRO PAZEANDO VIRTUAL e LIVRO PAZEANDO IMPRESSO
2.3.–Composição do Livro Pazeando: O Livro Pazeando será composto por trabalhos, sendo dimensionada conforme a distribuição abaixo em número de trabalhos:
– 30 melhores TEXTOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)
– 30 melhores DESENHOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)
– 5 melhores DESENHOS DE ALUNOS Centros de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos Municipais
– 15 melhores TEXTOS DE PAIS (5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares),
– 15 melhores TEXTOS DE PROFESSORES (5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares)
– +10 melhores RELATOS DE EXPERIÊNCIA (de Escolas e Universidades)
– +16, sendo um texto de um aluno e um texto de professor das 8 Universidades e Faculdades que são membros do NEP-Núcleo de Estudos para Paz de Londrina. 
1-Unicesumar Londrina,
2-Faculdade Pitágoras Londrina,
3-PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina,
4-Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG) (um olhar de fora)
5-Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela (um olhar de fora)
6-Instituto de Ensino Superior de Londrina S/S Ltda – INESUL
7-UniFil
8-UFPR Universidade Federal do Paraná

2.4.– Quantidade de Trabalhos por Escola: cada escola poderá encaminhar, dentre os trabalhos realizados e selecionados, somente:
– 01 texto de aluno de Ensino Fundamental ou Médio
– 01 desenho de alunos de Ensino Fundamental ou Médio
– 01 texto de professor
– 01 texto de pai ou responsável
– 01 texto relato de desenvolvimento da proposta
– 01 texto de professor gestor da Secretaria Municipal de Educação, que não está na Escola
– 01 texto de professor gestor do Núcleo Regional de Educação, que não está na Escola
– 01 texto de aluno universitário
– 01 texto de professor universitário

2.4.1.– A escola NÃO poderá entregar um texto e um desenho do mesmo aluno.

2.5.– Produção do trabalho: como primeira etapa do trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema e posteriormente a produção de desenhos e de textos que apontem alternativas às três dimensões da Paz: Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior. É muito importante que os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Planeta Terra com metas até 2032 propostos pela ONU sejam apresentados aos alunos. Sugere-se trabalhar em sala de aula com a temática desde o início do ano, sistematizando as atividades de acordo com os critérios de cada escola. Para facilitar esta abordagem, segue texto de fundamentação com informações no final deste regulamento.

2.6.-Textos e Desenhos de Alunos: os textos e os desenhos dos alunos deverão ser desenvolvidos individualmente pelos alunos.  Para tanto, deverão pesquisar sobre a Lei Municipal nº 12.467 e os ODS da ONU e refletir sobre: “AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”   Em seguida, fazer uma ou mais propostas de ação, individuais e/ou coletivas, para serem implantadas na escola.

2.6.1.- Os desenhos deverão ser produzidos em tamanho A4 e construídos à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado do material e técnica empregada. Poderão ser coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta à óleo ou qualquer outra técnica. Deverão ser identificados na ficha de inscrição anexada a este regulamento contendo: escola, nome completo do aluno, idade, série e nome completo do professor orientador do trabalho. Os desenhos deverão ser digitalizados. Não serão aceitos desenhos produzidos por computadores.  

2.6.2.– Os textos, com título, deverão ser digitados no Word (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas, ou ainda, conter mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 3.800 caracteres.

2.6.3.– Os textos devem estar devidamente identificados na ficha de inscrição em anexo (escola, nome completo do aluno, idade do aluno, série e nome completo do professor orientador do trabalho).

2.7.-Textos de Professores, de Pais e/ou Responsáveis e de universitários: seguindo a mesma proposta apresentada aos alunos, os textos de professores e de pais e/ou responsáveis e universitários serão realizados individualmente. Os textos devem estar identificados na ficha de inscrição com os seguintes dados: nome da escola, nome completo do professor, pai e/ou responsável, e universitário nível de escolaridade e categoria.

 2.8.– Relato de Desenvolvimento: cada escola encaminhará somente um relato sobre a produção escolar em suas categorias.

2.9.– Comissão Julgadora: cada escola deverá nomear uma comissão julgadora, incluindo professores de Língua Portuguesa e de Arte, que apontarão os 04 melhores trabalhos e 01 relato sobre o desenvolvimento da atividade.  No caso das universidades e faculdades um trabalho de aluno e um de professor.

3–INSCRIÇÃO

Os trabalhos deverão ser inscritos pelo professor coordenador do trabalho na escola através da FICHA DE INSCRIÇÃO que, juntamente com os trabalhos, deverá ser encaminhada à diagramação do livro para identificação dos respectivos autores até 30/MAIO/2022 através do e-mail londrinapazeando@gmail.com

3.1– As escolas que se inscreverem antes desta data, terão seus trabalhos (textos e desenho) publicados no site do Londrina Pazeando  www.londrinapazeando.org.br, o que permitirá compartilhar nas Redes Sociais.

3.2– Para maiores esclarecimentos ou dúvidas, entrar em contato com a Comissão Organizadora responsável pela seleção dos textos e desenhos que comporão o LIVRO PAZEANDO IMPRESSO.

-Escolas Públicas da Rede Estadual – NRE de Londrina – fone 3371-1300
-Escolas Públicas da Rede Municipal – Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Pedagógica/Gerência de Ensino Fundamental – fone 3375-0113
-Escolas da Rede Particular – SINEPE – fone 3342-1990
-Londrina Pazeando – Luis Claudio (43) 99996-1283

3.3– Os textos e desenhos produzidos que não forem selecionados pela respectiva comissão na escola, deverão ser guardados, pois se constituem em material para exposição durante a 22ª Semana da Paz em setembro/2022, na própria escola ou em outras instituições.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.1.- A Comissão julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atende os objetivos ou requisitos desta seleção.
4.2.- A Comissão Organizadora poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte, através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
4.3.- Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para a OSC Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.
4.4.- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

5-SOLENIDADES

5.1.- ENTREGA DO LIVRO IMPRESSO: cada autor, membro da equipe, (no caso de alunos) será presenteado com o seu livro em Ato Cívico realizado no dia 14 de novembro de 2022 (segunda-feira) das 10 às 12 horas, dentro da programação de 5° Semana Municipal da Justiça Restaurativa, em local AINDA A SER DIVULGADO posteriormente. (*também podemos mudar até lá a data e horário)

5.2.- NOITE DE AUTÓGRAFOS: de posse do seu livro impresso, os autores irão participar da Noite de Autógrafos que acontecerá na Livraria Curitiba, no Shopping Catuai, no dia xx de xxxxx de 2021 (uma quarta-feira), das 19 às 21 horas.

FICHA DE INSCRIÇÃO
COLETÂNEA 2022 LONDRINA PAZEANDO
“AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”  
Escola:____________________________________________________________________
Endereço:__________________________________________________________________
Bairro: _______________________________   CEP: ________________________________
Fone:________________________ WhatsApp: _________________________________
Nome do Diretor(a): __________________________________________________________
E-mail da Escola: ____________________________________________________________

Professor coordenador dos trabalhos:
Nome:____________________________________________________________________
Fone WhatsApp:_________________   E-mail: ____________________________________

Membros da comissão julgadora:

1- Nome: ___________________________________Disciplina que leciona:_______________
Fone WhatsApp:_______________  E-mail: ________________________________________
2-Nome:_________________________________ Disciplina que leciona:_________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________
3-Nome:_________________________________ Disciplina que leciona:_________________                                                   
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

1-Desenho
Nome do aluno:______________________________________________________________
Idade:____ Série:___ Professor orientador da equipe:________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

2-Texto
Nome do aluno:______________________________________________________________
Idade:____ Série:___ Professor orientador da equipe:________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

3-Texto de Professor
Nome do Professor:__________________________________________________________
Disciplina que leciona:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

4-Texto de Pai (ou responsável)
Nome:____________________________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

5-Texto de relato de experiência
Nome do professor relator:_____________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

6-Texto de professor gestor da Secretaria Municipal de Educação, que não está na Escola
Nome do professor relator:_____________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

7-Texto de professor gestor do Núcleo Regional de Educação, que não está na Escola
Nome do professor relator:_____________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

8-Texto de professor Universitário
Nome do professor relator:_____________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

9-Texto de aluno Universitário
Nome do professor relator:_____________________________________________________
Nível de escolaridade:_________________________________________________________
Fone WhatsApp:_______________   E-mail: _______________________________________

ROTEIRO PARA O RELATO DA EXPERIÊNCIA
COLETÂNEA 2021 LONDRINA PAZEANDO
 “AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”


A comissão organizadora selecionará os 10 MELHORES RELATOS que serão publicados na versão impressa do livro de 2022.
Cada relato deverá conter 20 linhas (no máximo) e/ou entre 1.500 (mínimo) e 3.800 caracteres  (máximo)  descrevendo como o trabalho foi realizado. Para tanto, seguem abaixo algumas perguntas que devem auxiliar/orientar a descrição do relato. Não precisa respondê-las. Somente as utilize para relatar o desenvolvimento do trabalho realizado na escola.

  • Como os alunos, pais e professores foram convidados para participarem das produções?
  • Como trabalhou o tema para desenvolverem o texto e o desenho (aula, oficina, orientando pesquisa bibliográfica, reunião de pais, reunião de professores etc.)?
  • Como foi a participação e o envolvimento dos alunos, pais e professores?
  • Como foi realizada a seleção dos trabalhos?
  • Que critérios utilizou para a seleção dos trabalhos?
  • Quais os resultados imediatos e a longo prazo desta ação?
  • Já participou desta atividade em outros anos?
  • O que você acha deste projeto? Tem contribuído?
  • Você já participou da entrega do livro na Prefeitura? Foi só o autor ou toda a turma? O que você achou? O que poderia melhorar neste evento?
  • Você participou da Noite de Autógrafos no Shopping Catuai? Foi só o autor ou toda a turma? O que achou? O que poderia melhorar neste evento?
  • Qual sua sugestão para o aprimoramento geral do projeto?
  • Outros comentários. 
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é caixa_de_ideias2.jpg

*VEJA CAIXA DE IDEIAS (A MAIS IMPORTANTE É A SUA) 

“AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.”

1-) Pesquise o Estatuto do Londrina Pazeando  http://londrinapazeando.org.br/estatuto/

Capítulo X
Dos Comitês Pela Cultura de Paz

Artigo 61. Os Comitês pela Cultura de Paz são órgãos propositivos e consultivos da Diretoria, formados em órgãos ou entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
Artigo 62. Os Comitês têm por finalidade:
I – fomentar a discussão sobre os objetivos da entidade Movimento pela Paz e Não-Violência (artigo 5º),
II – encaminhar e propor sugestões e projetos para a Diretoria da entidade com intuito de potencializar as ações da mesma e trazer novas iniciativas a serem implementadas por essa.
Artigo 63. O comitê deve ser constituído no mínimo por três (3) pessoas. Sendo nomeado um coordenador em cada comitê.
Artigo 64. Os comitês possuem autonomia político pedagógica.
Seu comitê pode ser de alunos, de professores e ou de pais e ou “um comitê” com alunos, professores e pais. O que pode fazer? – Criar uma Roda de Diálogo e Construção de Paz, Grupo de Teatro, Grupo de Meditação, Grupo de Estudo, Grupo de Música, Criar uma Gincana, Criar Jogos Pedagógicos, Criar uma Banda, são tantas possibilidades. Criar um Instagram, Facebook e registrar as ações, encontros, atividades e se conectar com Rede de Paz de Londrina.  Se a sua for uma Escola Municipal conecte-se com Programa VIDA. Os comitês são abertos para Universidades, Escolas Particulares e Estaduais. Mas pode ser Empresas e ou Associações também, falem com seus pais.

  • Algumas das Políticas Públicas e realizações do Movimento Pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando, onde o COMPAZ Conselho Municipal de Cultua de Paz é o grande parceiro com todas as instituições que o compõe. São de 40 ações até 2020.
    VEJA  http://londrinapazeando.org.br/acoes-de-nao-violencia-anuais/
  • Curso Virtual Aprender a Educar para a Paz Instrumental para Capacitação de Educadores em Educação para a Paz. Este Curso Virtual está adaptado para internet, partindo do material de um Curso com 52 horas em formato de Oficinas circulares e presenciais de estudo e construção de uma compreensão do que é Educar para Paz. O Curso tem 15 aulas de 1 hora e 30minutos cada o que corresponde a 22 horas e 30 minutos de carga horária. http://londrinapazeando.org.br/curso-virtual-aprender-a-educar-para-a-paz/

    Dentro do Curso os alunos produziram Ideias para a Construção de uma Cultura de Paz Estão na Plataforma PADLET: https://padlet.com/danielasikorski/Bookmarks

FUNDAMENTAÇÃO – Cultura de Paz/ONU

O que é Cultura de Paz e qual sua relação com os ODM- Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e agora, a partir de 2016, com os ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

               O ano de 1999 foi proposto pela ONU como Ano Internacional da Cultura de Paz e 2000-2010 foi proposto pela UNESCO como a década para a superação da violência para as crianças do mundo. A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira:

            “Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:

  • No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
  • No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;
  • No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
  • No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
  • Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futura;
  • No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;
  • No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
  • No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
  • Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”  

EDUCAÇAO PARA PAZ (*Nei Salles)

  • 1- Pedagogia de Valores Humanos – ressignificar valores exemplo pandemia (valores individualistas) X valores coletivistas (solidário)
  • 2- Pedagogia dos Direitos Humanos – Os bens materiais e imateriais da dignidade humana
  • 3- Pedagogia da Conflitologia – mediação, diálogo, comunicação não-violenta – o conflito como elemento pedagógico
  • 4- Pedagogia da Ecoformação – meio ambiente, ambiente inteiro, ODS sustentabilidade, agenda 2030.
  • 5- Pedagogia da Vivência e Convivência – dinâmicas de grupo com ênfase na ludicidade, corporeidade, sensibilidade, reflexões.

ANO DE 2000

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é nos_podemos_londrina_com_ODM-1.jpg
logo dos ODM

Também em 2000 propõe-se então um documento histórico para o novo século que reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países -os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são:

1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome
2 – Educação Básica de qualidade para todos
3 – Promover igualdade de gênero e dar poder às mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças
7 – Assegurar sustentabilidade ambiental
8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sustentável (menos armas e mais investimentos nos ODM)

ANO DE 2016 vem os ODS

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ods_onu.jpg

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio mostram que metas funcionam. Eles ajudaram a acabar com a pobreza, mas não completamente.
As Nações Unidas estão agora em um progresso de definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos ODMs e não deixar ninguém para trás.
Essa agenda, que foi lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições, com uma agenda para 2030.O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil. A agenda refletiu sobre os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ods_todas004-1024x214.jpg

Bibliografia Justiça Restaurativa

Material disponível sobre Movimento pela Paz e Não-Violência em Londrina
Internet site  www.londrinapazeando.org.br
Palestras no You Tube https://www.youtube.com/channel/UCdqbjLL7EN8opar4rp1EuVA/videos?view=0
-Palestra Profª Lia Diskin “Redes de Convivência” (2010)
-Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina
(UNOPAR 2009/2010/2011/2012 UEL 2013 e SENAI 2014 e 2015/2016)
– Palestra com Sociólogo Rangel Bandeira da Rede Desarma Brasil e ONG Viva Rio (2011)
– Palestra com Prof. Nei Salles do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências – NEP/UEPG durante a Conferência Municipal (2012 e 2014).
– Programa Cidades e Soluções da Globo News 2011 – Documentário de 22 minutos
– Documentário de entrega do 1ª Selo para as Lojas de Londrina que não vendem armas de brinquedo
– Inúmeras Reportagens sobre a campanha “Está provado por A+B arma não é brinquedo.”

Bibliografias Sobre Cultura de Paz

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. SP: Saraiva, 2002. Palestra (2004) https://www.youtube.com/watch?v=P9eKvzhwvPA&t=11s
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um Novo Mundo é possível. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2004.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a Paz – sentidos e dilemas. Caxias do Sul RS: Ed. da Universidade de Caixas do Sul, 2005.
MAGALHÃES, Dulce (org). A Paz como Caminho, São Cristóvão: RJ, Editora Qualitymark, 2006.
VON, Cristina. Cultura de Paz – o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. Ed. Fundação Peiropólis, 2006.

Sites

www.londrinapazeando.org.br – ONG Londrina Pazeando. Muitas as reportagens das televisões de Londrina, que tratam de assuntos do movimento pela paz e não-violência desde 2002 estão publicadas.

http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/programa-embaixadores/1128  PESQUISAR DOSSIÊ DO EMBAIXADOR DA PAZ: É um documento de compromisso do ALUNO e da ESCOLA em que está inserido, de participarem das atividades distribuídas ao longo do ano, propostas pelo Movimento Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz.

http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/gibis GIBI em PDF história da J.R. em Londrina
www.midiadepazparana.org.br– Mídia de Paz – banco de release de boas práticas
www.nospodemoslondrina.org.br – Nós Podemos Londrina/  Nós Podemos Paraná
www.comitepaz.org.br – Comitê Paulista para a Década da Cultura da Paz muitas palestras em áudio e vídeo sobre cultura de paz publicadas.
www.educapaz.org.br – ONG Educadores para a Paz
www.unesco.org.br – UNESCO
www.unipaz.org.br – UNIPAZ
www.soudapaz.org.br– SOU DA PAZ
www.vivario.org.br – Viva Rio
www.agenciaculturadepaz.com.br – Agência Cultura de Paz
www.gentequefazapaz.org.br – Gente que faz Paz
www.ive.org.br  IVE imagens e vozes de esperança
www.ipaz.org – Mídia para a Paz
www.jovemdapaz.com.br – Prêmio Jovem da Paz
www.participacaopolitica.ning.com   Rede Desenvolvimento Local SESI/FIEP
www.deolhonoestatuto.org.br Rede
Desarma Brasil
http://g1.globo.com/platb/globo-news-cidades-e-solucoes  Programa Cidades e Soluções (out/2011)
http://nacoesunidas.org/pos2015/ site da ONU no Brasil
https://www.youtube.com/user/unicrio vídeos da ONU no You Tube
https://www.facebook.com/ONUBrasil/videos facebook da ONU

Comissão Organizadora para publicação do Livro
Londrina Pazeando 2022:

Londrina Pazeando – Gestor da OSC – Luis Claudio Galhardi – paz@londrinapazeando.org.br

COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz – Presidente Maria Aparecida Prandini Pereira cidinhaprandinipereira@gmail.com

Secretaria Municipal de Educação – Maria Tereza Paschoal de Moraes
Representante Carla Fernanda Paiva Cordeiro  edu.projetos@londrina.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura – Bernardo Pelegrini
Representante Charleston Luiz da Silva mestrediz@hotmail.com

Núcleo Regional de Educação de Londrina – Chefia: Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri
Representante Marcia Cacilda Ribeiro marcikassy@seed.pr.gov.br

SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina – Presidente Alderi Luiz Ferraresi Representante Marcia Montanelli Miranda
E-mail sinepe.documentos@sercomtel.com.br

A ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ desde já enviam saudações a todos aqueles que estarão inscrevendo seus trabalhos para a Coletânea Londrina Pazeando 2022.

Significado de Pazear
Verbo transitivo direto
Estabelecer paz ou harmonia: Pazear os Espíritos
Etimologia (origem da palavra pazear) Paz + ear

Definição de Pazear
Classe gramatical: verbo intransitivo
Tipo do verbo pazear: regular
Separação silábica: pa-ze-ar

CONJUGAÇÃO DO VERBO PAZEAR
Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: pazear
Gerúndio: pazeando
Particípio Passado: pazeado

Presente do Indicativo
eu pazeio
tu pazeias
ele pazeia
nós pazeamos
vós pazeais
eles pazeiam