NEP LONDRINA PESQUISA 2022 – AGENDA 2030/ODS (CLIQUE AQUI)

História de criação do Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina

Nos 20 anos do Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando em 2020, nós nos deparamos com a Pandemia. Como forma de dar continuidade ao trabalho de Educação para Cultua de Paz e estarmos alinhados aos protocolos de segurança que a Pandemia nos impôs , iniciamos uma programação de em todas as quartas trazendo um convidado de fora de Londrina, convidado este de Movimentos de Cultura de Paz, de Educação para Cultura de Paz, bem trabalhos relacionados a ações em prol da AGENDA 2030 e os ODS. Estes convidados vieram a Londrina via Google Meet para conversar com o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e o Londrina Pazeando. Todos as conversas foram registradas e postadas no You Tube neste link https://www.youtube.com/channel/UCdqbjLL7EN8opar4rp1EuVA/videos

Com estas reflexões, de todas as quartas, amadureçamos as ideias, e pensamos em criar na cidade de Londrina um Núcleo de Estudos para a Paz.
Como há muitos anos temos parceria e contato com o NEP Núcleo de Estudos para a Paz de Ponta Grossa criamos uma série de encontros já para outubro que chamamos de:   

SÉRIE NEP – NÚCELO DE ESTUDOS PARA PAZ – continuando todas às quarta das 9 às 10:30 horas, trazendo novos convidados, e assim organizamos convite a pessoas, que alguma forma já estavam envolvidas e atuantes nesta linha de pensamentos de Núcleos de Estudos para Paz. Assim iniciamos, a série de encontros com o Professor Neis Salles, e que por uma hora e trinta minutos fez uma palestra onde contextualizou o que é um NEP e a experiencia dele na Universidade de Ponta Grossa. Também contextualizou isto no Mundo e no Brasil, que está registrada neste link https://www.youtube.com/watch?v=Xxyie-B6Y2w&t=19s

21/outubro/20 Nei Alberto Salles
28/outubro/20 Jéssica Parisotto
04/novembro/20 Regina Camargo, Samuel Pereira e Vanessa Moreira
11/novembro/20 Vinicius Lima Louzada
18/novembro/20 Kelma Socorro de Matos

Assim planejamos na última palestra em 18 de novembro de 2020, após a Kelma falar, todos os outros pensadores voltarem em Londrina, via Google Meet, e junto com as pessoas representando as Universidades de Londrina formalizarmos o NEP Londrina. Quisemos, e não por acaso, fazer conhecidirá o nascimento forma do NEP Londrina durante a 3° Semana da Justiça Restaurativa de Londrina. Veja programação do 3° semana – http://londrinapazeando.org.br/3-semana-da-justica-restaurativa-de-londrina/ registrada aqui.

Desta Reunião com Nei Salles tiramos os seguintes princípios para o NEP Londrina

EDUCAÇAO PARA PAZ (*Nei Salles)

1- Pedagogia de Valores Humanos – ressignificar valores exemplo pandemia (valores individualista) X valores coletivistas (solidário)
2- Pedagogia dos Direitos Humanos – Os bens materiais e imateriais da dignidade humana
3- Pedagogia da Conflitologia – mediação, diálogo, comunicação não-violenta – o conflito como elemento pedagógico
4- Pedagogia da Ecoformação – meio ambiente, ambiente inteiro, ODS sustentabilidade, agenda 2030.
5- Pedagogia da Vivencia e Convivência – dinâmicas de grupo com ênfase na ludicidade, corporeidade, sensibilidade, reflexões.

DOCUMENTO DE FORMALIZAÇAO DO NEP – Londrina

Londrina, 28 de outubro de 2020

Conselho Municipal da Cultura de Paz de Londrina – COMPAZ
A/c Maria Aparecida Prandini Pereira
Presidente do COMPAZ

Manifestamos através deste protocolo a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina.

Sabemos que paz não pode ser apenas uma garantia constitucional, deve ser um movimento consciente de ressignificação de paradigma. A paz não deve ser entendida apenas como atos não-violentos, mas a busca pacífica para a resolução de conflitos sociais.

O ensino é a ferramenta capaz de abrir novas possibilidades a fim de formar uma geração de pacifistas, que saibam dialogar, cooperar, argumentar e promover a cultura de paz. Cultura esta que exige a dinâmica da cooperação planejada e o movimento constante de acesso à justiça.

Pelos argumentos e intenções aqui expostos, gostaríamos de registrar e contar com apoio e presença deste Conselho na implantação do NEP Londrina, que se assim for aceito, nasce hoje, aos 18 dias de novembro de 2020, dentro da 3° Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina.

Assinam este protocolo, com a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina, as seguintes instituições:

  1. Conselho Municipal da Cultura de Paz de Londrina – COMPAZ
  2. Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando,
  3. Unicesumar Londrina,
  4. Secretaria Municipal de Educação,
  5. Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 2a.Região – SP/PR,
  6. Associação Portal da Luz de Londrina,
  7. Nós do Poder Rosa,
  8. Faculdade Pitágoras Londrina,
  9. PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina,
  10. Núcleo de Educação para a Paz – Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG)
  11. Clube Aventureiros do Amanhecer
  12. BPW Londrina Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais.
  13. Mitra Arquidiocesana de Londrina
  14. Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela
  15. Instituto de Ensino Superior de Londrina S/S Ltda – INESUL
  16. UniFil
  17. UFPR Universidade Federal do Paraná

CARTA DE ADESÃO
Entre neste link para fazer a adesão (*CLIQUE AQUI)
*Por enquanto estão suspensas as adesões nesta fase de estruturação

Este é o Vídeo onde registramos o nascimento do NEP
https://www.youtube.com/watch?v=iqrYQrTwMUs&t=31s

PROPOSTA PARA O NEP EM 2021 E 2022

EM 2021 O NEP LONDRINA REALIZA CURSO DE EDUCAÇAO PARA PAZ
http://londrinapazeando.org.br/curso-virtual-aprender-a-educar-para-a-paz-ao-vivo/
EM 2022 O NEP LONDRINA REALIZA PESQUISA SOBRE A ADESÃO ODS EM LONDRINA.
http://londrinapazeando.org.br/nep-londrina-pesquisa-ods/
EM 2022 DESDOBRAMENTO DA PESQUISA E CONEXÃO COM O SELO SOCAIL ACIL via Rede Núcleo do 3° Setor do Programa Empreender da ACIL onde o Pazeando é membro fundador e leva e ideia da Pesquisa fazendo sinergia com a ideia do SELO  do Núcleo
http://londrinapazeando.org.br/londrina-pazeando-envolvido-com-criacao-do-selo-social-acil/
EM 2022 LIVRO LONDRINA PAZEANDO: “AGENDA 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz.” O livro composto por uma coletânea de textos e desenhos com alunos da Educação Básica da Rede Pública Municipal e Estadual e da Rede Privada de ensino, bem como, professores e pais ou responsáveis pelos educandos. Também com um texto de um aluno e de um professor das Universidades e Faculdades que são membros do NEP – Núcleo de Estudos para Paz de Londrina. http://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/

HISTORIA PRE-NEP LONDRINA ( JÁ NOS PREOCUPAMOS COM ESTUDO)

CURSOS DE EDUCAÇAO PARA PAZ realizados pelo Londrina Pazeando
https://www.siteantigolondrinapazeando.org.br/index.php/cursos

ARTIGOS CIENTÍFICOS

10/dezembro/2015 Título – Londrina Pazeando: atores proeminentes como possíveis facilitadores de mobilizações na rede social. Membro do UEL/REOS – Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade
https://www.siteantigolondrinapazeando.org.br/index.php/noticias/906

20/ maio/2017 Título – Relações de Paz – Dissertação de Mestrado de Jessica Takano Membro do UEL/REOS – Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade
https://www.siteantigolondrinapazeando.org.br/index.php/noticias/1053