Colégio Marista Londrina
Diretor: Adriano Brollo

Professor coordenador dos trabalhos:
Nilson Douglas Castilho

Membros da comissão julgadora:
Laís Marina Souza Sorace
Larissa Sigulo Freire
Nilson Douglas Castilho

Desenho
Heloísa Lot Dias
Idade:16 Série; 2ª série EM
Professor orientador: Nilson Douglas Castilho

Texto
Mariana Canizella Terluk
Idade: 17 Série: 3ª série
Professora orientadora: Laís Marina Souza Sorace


Educação, mola propulsora da mudança.

Como resultado da reunião Rio+20, em 2015 a ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que focalizam na implementação e reestruturação de políticas públicas que apelam ao aprimoramento social até 2030. Outrossim, atentando-se para a complexidade de atingir uma sociedade mais equitativa, muitos pensadores utilizam de sua influência para promover uma realidade pacífica, inclusiva e justa, trazendo atenção e relevância para iniciativas como Agenda 2030 e as ODS.

Em primeiro plano, cabe analisar a citação do educador Paulo Freire, “de exploradas gentes aprendi sobretudo que a paz é fundamental e indispensável, mas que a paz implica lutar por ela”.  A paz não será encontrada em discussões trazidas à tona no tilintar de xícaras e colheres, muito menos em discursos pautados em meias palavras, mas sim em histórias trágicas e catárticas que ganham Nobel da Paz, lutas contra a violência e planos de reestruturação de povos marginalizados. Todo o caos instaurado em uma era reinada pela violência servirá como ensinamento para a lapidagem e aperfeiçoamento de nossa sociedade.

Ademais, a incessável busca pela paz mundial representa a eminência de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, intrinsicamente ligados a pensadores contemporâneos de suma importância, tal como o filósofo Mario Sergio Cortella, que se destaca em suas análises acerca da educação inclusiva e progressista, desenvolvendo habilidades emocionais, éticas e críticas, tópico também abordado no ODS 4, “Educação de Qualidade”. Isso posto, somente analisando as causas e consequências da desigualdade social e erradicando seus percursores que a instalação da prosperidade e do bem-estar social será concretizada.

Em suma, a almejada paz soberana, condições de sobrevivência dignas e extermínio da violência estão inerentemente ligadas ao desempenho dos ODS e os conhecimentos por ele instaurados. Utilizando dos ODS que o extremismo, preconceito e a intolerância serão erradicados, fomentando a cultura de paz e prestando respeito ao legado deixado pelos pacifistas.