Lembrar dos Pioneiros Italianos e de suas contribuições na Construção de Cultura de Paz em Londrina

Londrina homenageia famílias italianas que ajudaram a construir a cidade. Ação foca nas famílias que chegaram na cidade até dezembro de 1960.

Entre os descendentes de famílias Italianas em Londrina está o Gestor da OSC Londrina Pazeando Luis Claudio Galhardi que vai receber em memória a homenagem ao seu papai Alcidio Galhardi e sua mamãe Irma Joana Amantea Galhardi.

Uma ação especial irá homenagear as famílias italianas que chegaram a Londrina até dezembro de 1960, em reconhecimento à sua contribuição na colonização e no desenvolvimento da cidade. A iniciativa celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e foi proposta pelo deputado estadual Tercílio Turini, descendente de italianos.

Os dados coletados servirão para a produção de um livro sobre a história da comunidade italiana em Londrina. Famílias que chegaram após 1960 também são convidadas a se cadastrar para futuras ações.

Famílias italianas que ajudaram a construir Londrina vão receber diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná numa iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini, Museu Histórico/UEL, Associação I Bravissimi, Biblioteca Pública/Secretaria Municipal de Cultura, Instituto UP e outras instituições. É um reconhecimento à contribuição de imigrantes e descendentes na história e no desenvolvimento do município. A homenagem marca também os 150 anos da imigração italiana ao Brasil.

Estão confirmadas mais de 170 famílias interessadas em participar do evento em gratidão à relevância dos italianos em Londrina e região. Integrantes das famílias italianas que chegaram até 1960, ou anos próximos, preencheram um formulário com informações simplificadas de sua história: sobrenome, quando e quem chegou, de qual região veio, qual era a atividade e quantas gerações estão na cidade. Os dados serão repassados ao Museu e a um projeto do curso de História da UEL para produção de livro sobre a imigração italiana em Londrina.

Os italianos representam a maior comunidade estrangeira entre os colonizadores de Londrina, os registros oficiais apontam mais de 600 famílias. “Pioneiros que chegaram sozinhos ou em famílias corajosas, batalharam e contribuíram muito para construir a Londrina de hoje. Atuaram nas mais diversas atividades, como em lavouras de café e nos ofícios manuais, e trouxeram a alegria do convívio, a cultura e os costumes, a comida, a força do trabalho e a vontade de vencer. Os italianos são patrimônio de Londrina” – ressalta Tercilio Turini, neto de italianos que chegaram ao Brasil no final dos anos 1870.

O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Deputado Alexandre Curi, tem a honra de convidar para solenidade em Homenagem às Famílias Italianas por proposição do deputado Tercilio Turini.

A entrega da Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná está marcada para 23 de janeiro de 2026, às 19 horas, no Auditório da OAB Londrina na Rua Governador Parigot de Souza 311- ao lado da Câmara Municipal

FONTES:

Blog do Zé Otávio https://blogdozeotavio.wordpress.com/2025/11/17/familias-italianas-pioneiras-em-londrina-serao-homenageadas-pelo-deputado-tercilio-turini/

Folha de Londrina https://www.folhadelondrina.com.br/colunistas/oswaldo-militao/homenagem-para-familias-italianas-em-londrina-3290500e.html

Assembleia Legislativa do Paraná https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/deputado-tercilio-turini-mdb-destaca-91-anos-de-londrina-e-homenageia-pioneiros-e-novas