Escola Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Cambé
Rua Pará nº 854 CEP 86 181 240
Diretora Lúcia Jacinta Finassi Fone: 3254 3062
Texto da Professora: Viviani Ap. S. Thomazzetti.
Londrina, cidade da paz!
Diante do momento que estamos vivendo, com tanta violência, racismo, desvalorização da cultura e a pandemia atual, torna-se ainda mais imprescindível trabalhar os valores com as crianças, desde o início da vida escolar. Com esse propósito venho todos os dias desenvolvendo propostas de interações que propiciam a estruturação da identidade da criança, valores como: o respeito com o próximo, empatia, interesse por distintas culturas e modos de vida, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos e diferenças.
As crianças são encorajadas por meio da roda da escuta, a expressarem os seus sentimentos. A comunicação não violenta passou a fazer parte da nossa rotina, a abordagem da comunicação, que compreende as habilidades de falar e escutar, nos leva a entrega de coração, possibilitando a conexão consigo e com os outros, permitindo assim que a compaixão se desenvolva. Quanto à expressão Não Violenta, o psicólogo Marshall Rosemberg faz uso da definição de Gandhi, se referindo a uma condição compassiva natural que aparece quando a violência é afastada do coração. Por meio da roda da escuta, usando algumas estratégias, as crianças são convidadas a expressarem os sentimentos e desejos. As estratégias usadas são a respiração, o respeito da fala, uma criança de cada vez expressa o seu sentimento (quem está com o poder da fala, sempre usando um objeto), ouvir músicas calmas com sons de pássaros, água e instrumental, brincar de imaginar, viajar e a acolhida dos sentimentos expressados.
Todos os dias as crianças brincam e vivenciam propostas no espaço verde investigando o próprio corpo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os seus barulhos, conhecendo as suas funções e formas de funcionamento, em contato com a natureza. Participam das propostas que envolvem a consciência ecológica, vem sendo incentivadas desde cedo a cuidarem do meio ambiente, preservar plantas, não matar pequenos insetos, reciclar objetos e economizar água. São convidadas a observarem o céu e fenômenos encontrados. Participam de histórias e culinárias, brincando, assumindo diferentes papéis, criando cenários. Enfim construindo mini histórias e narrativas a partir das suas vivências, experiências e oportunidades de se relacionarem com seus pares.
Entendo que não seria possível pensar no futuro de Londrina sem pensar nas crianças, que são potentes e enxergam além. Acredito que as propostas que as crianças estão vivenciando vão instigá-las a se tornarem jovens confiantes e empáticos capazes de resolver conflitos por meio da fala e atitudes, com valores éticos e morais, que conseguem manifestar expressões de respeito com o próximo.
A paz é a prática do diálogo entre as pessoas, a tão sonhada paz para a Londrina será possível sim, no entanto, desde cedo as crianças precisam ser instigadas a falarem o que estão sentindo e o que desejam, vivenciando momentos com o meio ambiente e contextos verdes que expressam a liberdade, assim tornando-se jovens adultos empáticos. Londrina, cidade da paz é o que desejo e estou trabalhando com as crianças da Educação Infantil para que possamos esperançar e aprender uma cultura de paz.
REFERÊNCIAS: ROSENBERG, MARSHALL B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.