Colégio Estadual Profa Maria José Balzanello Aguilera
Diretora: Karina Massa Furtado 

Texto
Arthur Mattos Nascimento
Idade 15 anos  ano1º Adm         
Professora orientadora: Renata Trentini
Clube Aventureiros do Amanhecer

Agenda 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz

Vivemos em um mundo com muita violência, desentendimentos entre pessoas e guerras, em que exemplo mais recente é a guerra da Ucrânia que tem deixado muitas vítimas, filhos sem pais e desabrigados. Tendo em vista que antes dessa, outras guerras já existiam, a ONU está divulgando os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com o objetivo de trazer a paz ao mundo inteiro e para isso é necessário que algumas ações concretas sejam feitas.

Para atingir os objetivos de forma mais organizada, foi necessária a criação de uma agenda para o ano de 2030, que inclui todos os objetivos os ODS, entre eles: ajudar os pobres, distribuir alimentos, melhorar o sistema de saúde, incentivar os estudos (com prêmios e eventos mais frequentes), conscientização do cuidado que devemos ter com a fauna e a flora, tanto terrestre quanto marinha e aumentar as penas e multas, logo, diminuindo o índice de penalidade, pois quanto mais você perde por fazer uma coisa, menos você faz.

Em Londrina, já temos o COMPAZ, um movimento pela paz e não-violência que serve de exemplo para a criação de outros grupos em outras cidades para promover os objetivos dos ODS. Eles fazem atividades como círculo de paz, abraço no lago, arma não é brinquedo, acampamentos entre outros.

Com isso, percebemos que temos as ferramentas para um mundo melhor e precisamos usá-las de forma mais eficiente. Precisamos olhar a nossa volta e ajudar com o que pudermos, seja auxiliando uma idosa atravessar a rua ou levando um mendigo a um abrigo. Você pode ajudar com trabalho voluntário, participando de grupos como o COMPAZ ou promovendo atividades para ajudar os mais necessitados para assim construir um mundo melhor.