.

DOCUMENTO PRODUZIDO POR
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA FORO REGIONAL DE CAMBÉ CEJUSC.
Avenida Roberto Conceição, 532 – Cambé/PR – CEP: 86.192-550 – Fone: (43) 3302-4446

.

Círculos de Construção de Paz na Escola Profº Helena Kolody 28/junho/2023

Diante da tragédia ocorrida na Escola Estadual Profª Helena Kolody no dia 19/06/2023, houve a necessidade da criação do Comitê de Crise dirigido pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná – SEED/PR. A Magistrada Luciene Vizzotto Zanetti e a Psicóloga do TJPR Joana Segantin Esteves (CRP 08/14435), ambas facilitadoras em Justiça Restaurativa e atuantes na comarca de Cambé, integram o comitê, que em suas reuniões realizadas tem como objetivo a construção de estratégias de enfrentamento e apoio aos estudantes, professores, funcionários e demais membros da comunidade escolar. Em reunião de acolhida aos funcionários e equipe pedagógica, houve a presença do Desembargador Roberto Bacellar e sua equipe do TJPR Curitiba, ofertando apoio a comunidade escolar.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e a Vara da Infância e Juventude de Cambé, com apoio da assessoria da juíza da Vara da Infância e Juventude – Infracional de Londrina, foram responsáveis por sensibilizar Facilitadores de Justiça Restaurativa, oriundos de Cambé, Londrina e Maringá. No dia 28/06/2023 contou-se com a presença de 22 voluntários que realizaram simultaneamente os Círculos de Construção de Paz com as 10 turmas do período da manhã na Escola Profª Helena Kolody. A ação visou ofertar espaço de escuta e acolhimento aos alunos após a situação trágica ocorrida, possibilitando o fortalecimento de vínculos entre alunos e equipe escolar. Posteriormente às práticas, encaminhou-se aos estudantes o formulário online contendo questões objetivas e dissertativas acerca dos círculos, a fim de levantar devolutivas sobre o trabalho desenvolvido.

Por meio da participação de 71 estudantes, os quais responderam voluntariamente o questionário aplicado, foi possível identificar que 59,2% disseram que se sentiram satisfeitos com os círculos, 28,2% muito satisfeitos após a realização do círculo e apenas 12% se sentindo pouco satisfeitos. Dentre os estudantes, 67,1% consideram que as práticas contribuíram nos relacionamentos escolares e 55,7% no desenvolvimento emocional, enquanto 69% deles acreditam que os Círculos de Construção de Paz deveriam ser incentivados nas escolas.

.

                    Visando manter as ações de promoção de paz, o CEJUSC coordenado pelo Dr. Élberti Mattos Bernardineli e apoiado pelas Estagiárias de Pós-Graduação Ariadne Rodrigues Paes, Luana Mariana Castro Rolin e Vanessa Xavier convidou a comunidade de Cambé e região para participar do evento Abraço pela Paz em Cambé no dia 29/07/2023 às 9h ao redor da Praça Getúlio Vargas. A ação tem como símbolo o comprometimento de paz e harmonia entre todos, incentivando a cooperação e tolerância. Em parceria com Londrina Pazeando, Município de Cambé através das Secretarias de Educação, Cultura e Comunicação, Escola Estadual Profª Helena Kolody, ONG Refúgio, Londrina Official e Polícia Militar do Paraná. O evento também contará com apresentações artísticas, pessoas de todas as idades poderão participar do abraço coletivo, assim como escolas, empresas, organizações, associações e outros segmentos.

Cambé, 24 de julho de 2023

ANEXO I

.

.

.

.