Colégio Marista de Londrina
Diretor: Adriano Brollo

Professor coordenador dos trabalhos:
Nilson Douglas Castilho

Membros da comissão julgadora:
Nilson Douglas Castilho
Laís Marina Souza Sorace
Larissa Sigulo Freire

Texto
Luara Fritzen Pauluk
Idade: 16 série: 2ª série do Ensino Médio
Professora orientadora Laís Marina Souza Sorace

Um futuro mais sensato

Com o surgimento de diversos prejuízos ao meio ambiente, acompanhados pelo agravamento de situações de violência, diversas nações sentiram a necessidade da intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas), a qual por meio da agenda de 2030, estabeleceu os ODS (Objetivos de desenvolvimento Sustentável). Tal iniciativa reúne 17 objetivos, os quais visam resolver problemáticas nas esferas econômicas, sociais, educacionais e políticas atuais. Dessa maneira, ações como essa são de suma importância para a construção de um mundo mais pacífico e que preza pelo bem-estar de todos.

          Primeiramente, convém analisar a citação do filósofo chinês Confúcio, a qual diz: “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. Sendo assim, tal citação encaixa-se perfeitamente no contexto discutido, uma vez que a ONU foi criada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o propósito de estabelecer relações harmoniosas entre as nações. Desse modo, nota-se que organizações como essa são imprescindíveis para que conflitos passados, como as Guerras Mundiais, não ocupem espaço no cenário atual e muito menos no futuro.

          Além disso, iniciativas como a criação dos ODS, acabam por influenciar na criação de outras leis e medidas. A exemplo disso, em 2016, a Câmara Municipal de Londrina aprovou a lei nº 12.467, a qual ao prezar pela justiça restaurativa, resolvendo conflitos nas escolas municipais por meio do diálogo e da escuta tal medida vai ao encontro do objetivo 16, o qual defende a paz, justiça e instituições fortes. Sendo assim, essa lei contribui para a melhora das relações sociais escolares, do aprendizado e na construção de consenso, desenvolvendo assim, uma educação de qualidade, seguindo o objetivo 4.

          Portanto, a fim de desenvolver um mundo mais humanitário e amistoso, as escolas, como instituições responsáveis pelo ensino de diversos jovens, devem abrir espaço para que assuntos como os ODS sejam abordados com mais frequência. Essa ação ocorrerá por meio de projetos interdisciplinares, englobando assim diversas perspectivas sobre o assunto. Só assim o mundo caminhará para um futuro disciplinado para as próximas gerações.