Colégio Universitário
Rua Ana Morena de Melo Menezes, 250
Lima Azevedo CEP: 86060-020
Nome do Diretor(a) Raquel Calil Ruy
Fone: 3378-6600 E-mail direcao@cursouniversitario.com.br

Professor coordenador dos trabalhos
Flávia Adriane Sant’ Ana Cabral

Membros da comissão julgadora
Flávia Adriane Sant’ Ana Cabral Supervisora de Produção de Textos do Colégio Universitário
Renata Ruziska  Disciplina que leciona: Literatura   
Alessandra Paula Notário Leite Coordenadora Fundamental Anos Finais

Desenho Equipe
Maria Fernanda Pelegrini Santaella 13 anos série 8º ano
Ana Clara Vilas Boas Aleixo 13 anos série 8º ano
Lauren Sá de Souza 13 anos série 8º ano
Mariana Levorato Lucatto Baida 13 anos série 8º ano

Professor orientador: Wagner Mychael Pinto

Texto Equipe

Clara Akemi Iwakura Idade 13 anos série 9º ano
Pietra Levorato Lucatto Baida13 anos série 9º ano
Rafael Sperandio Romanelli 14 anos série 9º ano
Rafaella Rosa Conte 13 anos série 9º ano

Professor orientador: Rebeca Macedo 

Paz e suas virtudes

A fim de que possamos compreender e discorrer acerca da paz como tal, devemos examiná-la mais a fundo, com o intuito de esclarecermos, ao menos parcialmente, aspectos de sua natureza. Visando a esse fim, efetuamos a divisão da paz em três dimensões: Paz social, paz ambiental e paz interior.

Esses três ramos da paz estão – ou pelo menos deveriam estar – cada vez mais presentes em nosso dia a dia, uma vez que cada um desses ramos envolve certas áreas de nosso cotidiano. Por exemplo, a paz social, quando praticada, é uma importante ferramenta na solução de conflitos familiares e cotidianos, inclusive escolares. A paz ambiental e a paz interior são úteis de forma similar em nosso cotidiano, dizendo respeito ao espaço em que vivemos e à nossa consciência individual, respectivamente.

Ao longo do tempo, o conceito de paz foi aperfeiçoado e difundido através de iniciativas conjuntas visando à promoção da paz ao redor do mundo, contribuindo para a melhor manutenção da sociedade como tal. Esse processo de evolução da paz como um todo só foi possível por meio de iniciativas em prol da paz, realizadas na sociedade em seus mais diversos níveis.

Um desse níveis, talvez um dos mais importantes, é o meio escolar, no qual a manutenção da paz depende das iniciativas de professores, estudantes e funcionários através do respeito, da solidariedade e da empatia. A prática dessas virtudes em nosso cotidiano contribui imensamente para a formação de um ambiente em que a violência física e moral sejam reduzidas drasticamente.

Dito isso, a prática de tais virtudes, tanto em ambientes públicos quanto privados, contribui para a manutenção da paz de forma decisiva. Ações visando à paz, tais como a busca por soluções pacíficas sempre que possível, o respeito para com qualquer indivíduo e a aceitação das diferenças pessoais de cada um, contribuiriam imensamente para o bem-estar coletivo da sociedade, assim como para o bem-estar pessoal.

Em suma, a prática de virtudes que promovem a paz, juntamente com ações direcionadas à obtenção da mesma são os pilares de uma convivência pacífica e harmoniosa para consigo e para com a comunidade no geral.

Relato de Experiência

Professores Relatores:
Eunice Fernandes Azevedo Silva
Supervisora de Empreendedorismo do Colégio Universitário
Edilaine Rizzuto Nível de escolaridade: Superior
Ana Paula Gardemann Nível de escolaridade: Superior

Projeto – Paz no Trânsito 
A conscientização no trânsito é um tema de grande importância e que precisa ser discutido em diversos ambientes da sociedade. Devido à urgência em abordar a temática, o Colégio Universitário desenvolve, anualmente, o projeto Paz no Trânsito que objetiva discutir dois temas fundamentais: a segurança e a educação no trânsito. Apesar do foco do projeto consistir no tráfego de pessoas e veículos em frente ao colégio Universitário, ele também visa conscientizar toda a cidade sobre o tema.

O programa é realizado anualmente na instituição, sob a supervisão da professora Eunice Fernandes, na disciplina de Empreendedorismo. As atividades englobam os alunos dos 1os aos 9os, abrangendo construções teóricas, mas, fundamentalmente, ações práticas. Dentre estas propostas, destacam-se as visitas a escola de trânsito, palestras com profissionais do setor, distribuição de cartilhas educativas e manifestações pacíficas em frente ao colégio (todos portando cartazes confeccionados pelos próprios discentes).

O projeto apresenta resultados positivos nas atitudes dos alunos e dos pais do Colégio Universitário. Por meio da consciência e dos conhecimentos adquiridos pelos filhos durante todas as etapas desenvolvidas, os responsáveis, consequentemente, interagem fortemente com as ações que visam a Paz no trânsito. Isso reflete, diretamente, na mudança de comportamento dos mesmos. Além disso, o projeto também gera, nos alunos, um forte engajamento no empreendedorismo social, muito desenvolvido na instituição. Conforme relata a supervisora do projeto, “quando se fala em empreendedorismo, logo pensamos na questão de gestão e negócios. Porém, o empreendedorismo vai muito além disso e também tem uma forte relação com os aspectos sociais”.