.

.

COMPAZ e GDI Londrina defendem a Liberdade Religiosa na Assembleia Legislativa

Neusa Maria Rodrigues Napo Conselheira do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina e integrantes do GDI Grupo de Diálogo Inter Religioso de Londrina representará os dois grupos no evento de defesa a Liberdade Religiosa na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em Curitiba no dia 15 de agosto. 

Veja mais detalhes sobre o evento chamado pela Casa das Religiões Unidas Paraná, e que contará com mais de 45 líderes já confirmados. O evento será transmitido AO VIVO pelo site da Assembleia Legislativa.

Curitiba 11 de agosto de 2023

REUNIÃO COM AUTORIDADES CIVIS E RELIGIOSAS,
PELA DEFESA DA LIBERDADE DE CULTO E
PELA DEFESA DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA AS PRÁTICAS DAS RELIGIÕES.

Por proposição da CREUNI PR – Casa das Religiões Unidas do Paraná e com a aprovação e adesão do Deputado Estadual Ney Leprevost, ocorrerá no dia 15 (terça-feira) de agosto de 2023 uma reunião em Defesa da Liberdade de Culto e Defesa da Não Violência Contra as Práticas Religiosas, com início às 18 horas, no Auditório Legislativo (deputado delegado Rubens Recalcatti) da Assembleia Legislativa do Paraná.

A reunião contará também com a presença de Autoridades Políticas, Civis, Militares e Religiosas (dentre as quais mais de 45 líderes e ou coordenadores confirmados) ligadas à Defesa da Liberdade de Culto em nossa Cidade e Estado.

Note-se que já está aprovada e em vigor no Paraná a Lei Ordinária nº 21074, de 30 de maio de 2022, que dispõe sobre a Liberdade Religiosa e dá outras providências, proposta por Ney quando Secretário Estadual de Justiça, Família e Trabalho.

Em 19 de maio de 2023, o Deputado, “Preocupado em combater toda e qualquer forma de intolerância e discriminação religiosa que possa atingir, coletiva ou individualmente, a sociedade, protegendo e garantindo, assim, o direito constitucional à liberdade religiosa”, protocolou na Assembleia Legislativa “Projeto de Lei de Proteção à Liberdade Religiosa no Paraná” (coautores os deputados Delegado Tito Barrichello e o Delegado Jocovós).

De acordo com Leprevost, a ideia deste projeto é proteger as práticas religiosas e criar mecanismos contra grupos que propagam discurso de violência religiosa e racial aos afrodescendentes. Ele destacou também o perigo do surgimento de grupos neonazistas que tem difundido o discurso de ódio aos judeus e disse: “Todas as pessoas têm o direito exercer sua fé com tranquilidade e liberdade, isto está previsto na Constituição Federal e a intolerância religiosa é vedada pelo Código Penal Brasileiro”.

Luiz Omar Santos Saboia
Coordenador CREUNI PR
Casa das Religiões Unidas Paraná

VEJA COMO FOI EVENTO EM REPORTAGEM DA ASSEMBLEIA DO PARANÁ
NO FINAL DA MATERIA TEM AS FOTOS DO EVENTO
https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/autoridades-civis-e-religiosas-reuniram-se-na-assembleia-legislativa-para-debater