COMPAZ de Londrina, presente em São José dos Campos/SP

Londrina esteve no 10° Seminário Regional de Promoção as Saúde e Cultura de Paz para falar de Cultura de Paz em Políticas Públicas, no dia 24 de setembro em São José dos Campos/São Paulo.

O convite partiu do Núcleo Viva a Paz, dentro do tema Integralidade do Ser Humano – Um Caminho para a Cultura de Paz.
Foram Oficinas temáticas direcionadas aos vários tipos de interesse dos “trabalhadores da paz” ali reunidos, e a nossa Oficina foi Cultura de Paz e Políticas Públicas, onde fizemos a apresentação de nossas principais ações em andamento e os caminhos para sua realização sempre com o apoio e envolvimento da sociedade civil, em um breve resumo do caminho de quase 20 anos, atendendo à maior solicitação feita: “O que se pode fazer como Cultura de Paz?”.
A surpresa foi seguida pela pergunta: “Como conseguem tanto?”, e a resposta foi: com o envolvimento de pessoas e organizações da sociedade civil que, voluntariamente, apoiam e compartilham esforços dentro de suas possibilidades e competências.
Com o trabalho contínuo em troca de informações, de busca de oportunidades – criadas em Londrina ou inspiradas em outras ações aqui replicadas de forma direta ou adaptadas à realidade local.
O Abraço no Lago, nossa ação de maior visibilidade já será levado para o planejamento de outras 2 cidades, e nossa Trilha da Paz já será utilizado em pelo menos 2 Postos de Saúde em São José dos Campos mesmo.
Não serão apenas tais os resultados de nossa participação, pois as várias conversas além do horário do evento mostraram que o COMPAZ/Londrina inspira e dissemina a Cultura de Paz que todos desejamos.
Parabéns Voluntários!
Parabéns Instituições Públicas e Privadas!
Parabéns à todos que realizam, a cada dia, o sonho de uma Cultura de Paz!!!
Por: Silvia Liberatore
Representante do COMPAZ neste evento